sábado, 31 de maio de 2014

CRISTÃOS BRASILEIROS "DESTINO PROFÉTICO" COM ISRAEL

Chris Mitchell
Comentário de Julio Severo: Anos atrás, estive com o Dr. Chuck Pierce e ele disse que Deus havia lhe mostrado que em 2008 Deus havia removido aunção que Ele tinha sobre a nação americana desde que os peregrinos americanos haviam feito uma aliança com Ele. De acordo com Pierce, Deus daria essa unção para outra nação, que se tornaria entãoa maior potência mundial. Ele disse que o Brasil poderia ser o escolhido, contanto que se aproximasse muito de Israel. Deus pode estar então usando lideranças cristãs brasileiras, inclusive a cantora Ana Paula Valadão, para essa aproximação, conforme a reportagem abaixo da CBN News, que tem o vídeo que está em inglês. Mas quando Deus tem um grande propósito, o diabo tenta também infiltrar seu veneno. A Teologia da Missão Integral(TMI), que há seis décadas infecta a IPB e outras igrejas protestantes históricas do Brasil, começou recentemente sua infecção na Igreja Batista da Lagoinha. Se essa infecção vai se alastrar ou não para atrapalhar o mover profético de Deus não sabemos. Mas os intercessores precisam vigiar e orar. Quer saber o que uma igreja “madura” na TMI pensa sobre Israel? Veja um alerta que mostra que a TMI tem feito com que os cristãos se distanciem do apoio a Israel: “Mensageiros palestinos: Como Cristo e os cristãos são usados para promover a causa palestina”
Eis agora a reportagem da CBN News:

JERUSALÉM, Israel — A Bíblia diz que muitas nações irão à cidade de Jerusalém para adorar ao Senhor.
Isso ocorreu recentemente quando um grupo de brasileiros foi à Torre de Davi na Velha Cidade de Jerusalém para adorar.
Desde a tarde até a noite, os brasileiros se reuniram para celebrar o Deus de Israel.
Ana Paula Valadão conduziu a adoração. No Brasil, ela tem conduzido concertos com o comparecimento de um milhão de pessoas. Ela crê que o Brasil tem um destino especial com Israel.
“Creio que a nação brasileira está se levantando para orar pela paz de Jerusalém,” Ana Paula disse a CBN News.
Seu marido, Gustavo, disse que muitos brasileiros estão indo a Israel para esse próprio propósito.
“Muitos brasileiros de todo o Brasil, estão estão indo para Israel a fim de orar — orar por Israel e orar pelo Brasil neste lugar, nesta nação,” disse ele.

Hoje, o Espírito Santo está levantando guerreiros de oração.
“Temos um grande papel nisso pois o Brasil está em reavivamento,” disse Ana Paula. “E o Espírito Santo está levantando intercessão em favor dos tempos finais.”
Ela acredita que o reavivamento está mudando o Brasil.
“Hoje temos quase 40 por cento da população declarando que são cristãos que nasceram de novo, e as igrejas estão cheias,” disse ela. “As pessoas estão abertas para receber Jesus até mesmo nas ruas.”
Os brasileiros trazem exuberância para sua adoração.
O dom redentivo do Brasil, essa alegria, essa celebração para Jesus — e é por isso que o trazemos para Israel, pois é nosso dom redentivo,” disse Gustavo.
Cremos que temos um destino, um destino profético de abençoar e trazer a Segunda Vinda do Senhor,” Ana Paula disse.
Traduzido por Julio Severo da reportagem da CBN News: Brazilian Christians: “Prophetic Destiny” with Israel
Leitura recomendada:


PARA QUE SERVE A BANCADA EVANGÉLICA?

Thiago Cortês
“O governo ideal de qualquer homem dado à reflexão, de Aristóteles em diante, é aquele que deixe o indivíduo em paz — um governo que passe quase desapercebido” – H.L. Mecken.
A Lei da Palmada pouca ou nada tem a ver com palmadas. Ou com os direitos das crianças. Ou com educar pais estúpidos. Ou com a paquita velha Xuxa. Ou com o menino Bernardo.
Ela tem mais a ver com a heresia dos que pretendem substituir Deus pelo Estado, nossa consciência pela legislação, nossas referências morais por burocratas arrogantes.
Somos humilhados, subestimados, roubados, vilipendiados, reduzidos a pagadores de impostos, tratados como bestas de cargas e idiotizados, dia após dia, por um Estado que pretende ser nosso pai, nossa mãe, nossa religião e, no limite, “nosso” deus.
A Lei da Palmada é mais um instrumento nas mãos daqueles que desejam bisbilhotar nossa privacidade, controlar nossas famílias, “corrigir” nossos hábitos e destruir a confiança que temos na nossa bússola moral interior que nos foi concedida pelo próprio Deus.
Querem substituir nossa bússola moral pelas leis dos homenzinhos que sonham com um Estado babélico que atinja as esferas divinas, impondo-se como Guia Moral Absoluto.
Aliados
Os babélicos de Brasília estão construindo, lei após lei, mentira depois de mentira, tragédia em cima de tragédia, o seu gigantesco Estado babélico. Uma vez que ele esteja erguido, qual um Guia Moral Absoluto, nenhum reles mortal aqui embaixo achará errado ou contraditório que a proibição das palmadas venha acompanhada da legalização do aborto.
Mas que ninguém se engane! O Estado babélico é obra feita em parceria. Nos momentos em que alguns cristãos, aqui embaixo, ameaçam derrubar o ídolo dos babélicos, ocorre uma rápida e engenhosa operação de apaziguamento por parte da Bancada Evangélica.
Os membros da Bancada Evangélica passam o tempo inteiro esbravejando contra o ídolo em construção, ganhando apoio da multidão aqui embaixo, mas nos momentos cruciais, quando há uma fagulha de resistência, reagem como exemplares agentes de pacificação.
Quando um deputado resolveu questionar no Congresso a hipocrisia dos defensores do Estado babélico, em sua maioria defensores do assassinato de bebês, e o marketing vulgar da paquita chorosa, os demais membros da Bancada Evangélica o repreenderam, cassaram sua voz e expulsaram do recinto sua moralidade cristã “incorreta” em favor decoro dos imorais.
Radical expulso, os babélicos rodearam a alma pornográfica que desfilou lágrimas televisivas, em puro êxtase demagógico. É sempre um espetáculo, a hipocrisia líquida.
Os membros da Bancada Evangélica passam quatro anos esperneando contra a idolatria do Estado. Mas no ano em que tudo pode mudar eles resolvem fechar acordos com os babélicos.
Tiram fotos com líderes babélicos, discursam e choram em favor deles e sua idolatria.
Os deputados evangélicos anestesiam a multidão de cristãos com garantias de que os idolatras em Brasília são sensíveis à lei moral de Deus e que eles até oram, lá de cima, como os cristãos aqui embaixo, o que seria uma prova de que no fundo também são cristãos.
Fomos derrotados pelos idolatras — mais uma vez. Mas eles tiveram a ajuda fundamental de deputados evangélicos — mais uma vez. Os idolatras não poderiam ter aliados melhores.
Da próxima você que você olhar para o horizonte tente imaginar o tamanho que o abominável ídolo já ganhou. A sua herética altura agora só poderá ser contida pelo próprio Deus.
Pense nos idólatras invadindo nossos lares para educar nossos filhos sobre a superioridade da ideologia babélica. Imagine isso e reflita: pra que serve a Bancada Evangélica?
Leitura recomendada:
Sobre a Lei da Palmada:
Sobre a bancada evangélica:

DENZEL WASHINGNTON FALA SOBRE ORAÇÃO E DÁ DICA PARA SE MOTIVAR A ORAR TODOS OS DIAS


Ator já premiado com o Oscar, Denzel Washington acredita que uma boa maneira de ter certeza de orar todas as manhãs é colocar o seu tênis "embaixo da cama à noite". Fazendo isso, ele assegura que "você terá que se ajoelhar pela manhã”.
Em um discurso inspirador para um grupo de jovens atores, mostrado em um vídeo postado no Facebook pelo cantor de R&B e também ator Tyrese Gibson, no último domingo (25), Washington encorajou o grupo de que parecia ser de estudantes de teatro para usar seu talento para o bem e nunca se esquecer de orar.
"Eu oro para que todos vocês coloquem seus sapatos embaixo da cama, à noite, de modo que precisem ficar de joelhos na parte da manhã para encontrá-los. E enquanto vocês estiverem assim, agradeçam a Deus pela graça e misericórdia e entendimento. Todos nós estamos aquém da glória, mas nós a temos em abundância", ele disse aos atores.
"Se você começar a pensar em todas as coisas que você pelas quais pode agradecer, isso é já início de um bom um dia. Certamente", disse ele.
Washington está atualmente atuando em uma adaptação da Broadway, região de Nova York famosa por espetáculos de teatro, com a peça A Raisin in the Sun, da escritora Lorraine Hansberry. O ator destacou que, antes de cada show, ele e todo o elenco se reúnem para a oração, conduzida por um menino (Bryce Clyde Jenkins, que interpreta o personagem Travis Younger).
"Temos um menino em nosso show, estamos trabalhamos com Raisin in the Sun, e nós fazemos um círculo, e oramos todos os dias", disse Washington.
"E a sua oração, ele apenas reza para que nós possamos tocar alguém nessa noite. Ele diz 'Deus, alguém lá fora precisa de nós esta noite'", explicou Washington.
Ele também exortou os atores a entender que seus dons não devem ser abusados e apesar de ser bom ter dinheiro, ele os advertiu para não abusar de seu dom para obter riqueza material.
"E todos nós temos esse dom único para sair e tocar as pessoas, impactar as pessoas. Entendam esse dom, protejam ele, apreciem ele, utilizem esse dom, e não abusem dele”, disse Washington.
"Você nunca vai ver um caminhão de mudanças atrás de um carro funerário... agora que eu fui abençoado em fazer centenas de milhões de dólares na minha vida. Eu não posso levá-lo comigo[o dinheiro] e nem você pode. Não é o quanto você tem mas o que você faz com o que você tem", disse ele.

FONTE: http://portugues.christianpost.com/news/denzel-washington-fala-sobre-oracao-e-da-dica-para-se-motivar-a-orar-todos-os-dias-19552/

quarta-feira, 28 de maio de 2014

GABARITO EXTRAOFICIAL DA PROVA DA PRF 2014 By APROVA CONCURSOS


PROVA MODELO Q
Questão 1
Com relação ao fragmento da crônica de João do Rio, é correto afirmar que:
A) esse novo artefato, mais do que injunções de natureza econômica, impõe uma reestruturação da forma de viver.

B) nos centros urbanos, cresce o desejo de “ser moderno”, estimulado pelas novas aspira es, pela busca de elementos de status e distinção.
C) há valorização do espaço público como locus privilegiado de vivências sociais, de estética e de prazer.
D) o carro é um poderoso libelo a denunciar os parâmetros artificiais da rua a que o homem estava submetido anteriormente.
E) a chegada do automóvel ilustra a trajetória da mobilidade e da motorização da sociedade.
RESPOSTA A
Questão 2
A época em que a crônica foi escrita, o flâneur transitava pelas ruas e flanava.
“FLANAR, v. int. Passear ociosamente; vagabundear”. Charles Baudelaire desenvolveu um significado para flâneur de “uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la”.
Portanto, flanar peia cidade significava transitar prestando atenção em detalhes, minúcias, que só um verdadeiro flâneur consegue perceber.
Uma passagem do texto que contraria esse conceito é:

A) “Em compensação temos palácios, altos palácios nascidos do fumo de gasolina dos primeiros automóveis e a febre do grande devora-nos.” (§ 4)
B) “Ruas arrasaram-se, avenidas surgiram, os impostos aduaneiros caíram, e triunfal e desabrido o automóvel entrou, arrastando desvairadamente uma catadupa de automóveis.” (§ 2)
C) Passamos como um raio, de óculos enfumaçados por causa da poeira. Não vemos as árvores. São as árvores que olham para nós com inveja.” (§4)
D) “O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mágicas e na 05. natureza, aspérrima educadora, tudo transformou com aparências novas° novas aspirações.” (§ 1)
E) “Agora, nós vivemos positivamente nos momentos do automóvel, em que o chauffeur é rei, é soberano, é tirano.” (§2)’
RESPOSTA C
Questão 3
O desenvolvimento do tema da narrativa é atravessado pela experiência tanto coletiva quanto particular do autor. Essa característica, no texto de João do Rio, é irrefutável em:
A) “Assim o Automóvel acabou com aquela modesta felicidade: nossa de bater palmas aos trechos de floresta.” (§ 4)
B) “Febre insopitável e benfazeja! Não se lhe pode resistir.” (§ 4)
C) “A natureza recolhe-se humilhada.” (§4)
D) “Ruas arrasaram-se, avenidas surgiram, os impostos aduaneiros caíram, e triunfai e desabrido o automóvel entrou, arrastando desvairadamente uma catadupa de automóveis.” (§ 2)
E) “e como nas mágicas e na natureza, aspérrima educadora, tudo transformou com aparências novas e novas aspirações.” (§ 1)
RESPOSTA A
Questão 4
Uma nova pontuação de trechos, retirados dos textos 1 e 2, foi 1 deforma correta e sem alterar o sentido em:

A) Outro dia, observei, na televisão, um motorista, apanhado a quase 200 por hora, sendo entrevistado ainda dentro do carro. (texto 2 — § 2)
B) Passamos como um raio de óculos, enfumaçados por causa da poeira. (texto 1— § 4)
C) E os fatigados anjos, da morte poderão, se não entrar em férias, ao menos relaxar um pouco. (texto 2— § 5)
D) Não, se lhe pode resistir. (texto 1— §4)
E) Ruas, arrasaram-se avenidas, surgiram os impostos aduaneiros, caíram, e triunfal e desabrido o automóvel entrou, arrastando desvairadamente uma catadupa de automóveis. (texto 1 — § 2)
RESPOSTA A
Questão 5
Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado do texto 2 funciona como objeto direto da oração a qual pertence. Assinale-o.
A) “cansados” (§ 1)
B) “Todo o seu ar” (§ 2)
C) “de autoridade e respeito” (§ -4)
D) “restos de vidas” (§ 1)
E) “por todo esse desperdício” (§ -1)
RESPOSTA D
Questão 6
Que efeito de sentido a repetição do sujeito “Os anjos da morte” cria no primeiro parágrafo?
A) Promove a ideia de que, diante da dor cotidiana, para que se promova a vida, os motoristas devem ser punidos
B) Reitera a imagem negativa da morte provocada pela responsabilidade no trânsito e dá ideia de uma ação interminavelmente trágica.
C) Amplia a expectativa sobre a ideia a ser desenvolvida, mas, ao mesmo tempo, provoca repetição desnecessária.
D) Pretende indicar a relação de dependência sintática e semântica entre os elementos da oração, além de reforçar a ideia do trágico e da dor.
E) Estabelece relação de bem-estar social que esses anjos causam para as pessoas que necessitam de ajuda em momentos de acidente.
RESPOSTA B
Questão 7
O termo destacado está corretamente analisado em:
A) “Mas há um número impressionante DE ADULTOS” / objeto direto preposicionado.
B) “Os anjos da morte estão cansados DE NOS RECOLHER”! objeto indireto. (C) “Os anjos da morte suspiram POR TODO ESSE DESPERDÍCIO.”/ agente da passiva.
D) “Os motoristas americanos e europeus impressionam PELA EDUCAÇÃO.” /complemento nominal.
E) “E os fatigados anjos DA MORTE poderão, se não entrar em férias, ao menos relaxar um pouco.” / adjunto adnominal.
RESPOSTA E
Questão 8
Palavras, sintagmas, orações associam-se, no discurso, em virtude de variadas relações semânticas, umas vezes intuídas pelo locutor/receptor graças a fatores extralinguisticos, outras explicitadas por uma numerosa gama de elementos de ligação. <br>
À luz dessa diversidade de possibilidades, assinale a alternativa correta.
A) Em “A natureza recolhe-se humilhada.”, o SE é índice de indeterminação do sujeito. (texto 1— § 4)
B) No trecho: “Os anjos da morte suspiram por todo esse desperdício.”, a palavra ESSE é um pronome substantivo. (texto 2 – §1)
C) No título do texto 2, “DE EDUCAÇÃO E VELOCIDADE” funcionam como complemento do substantivo a que se relacionam.
D) No trecho: “Não por serem bonzinhos ou melhores do que nós, mas porque temem a lei, a punição, a cassação cia carteira, a prisão, por coisas que aqui entre nós são consideradas apenas ‘normais”, tanto o primeiro quanto segundo QUE são pronomes relativos. (texto 2— § 4)
E) Em “mas porque temem a lei” (§ 4) e em “mas muito rigorosa” (§ 5), o conectivo MAS pode ser substituído, sem prejuízo do sentido do enunciado por “senão”. (texto 2)
RESPOSTA C
Questão 9
Observe as frases:
I. “todo mundo faz assim”.
II. “Todo o mundo faz assim”.
Sobre elas, pode-se afirmar que:
A) exige-se o uso do artigo apenas em “todo o mundo”, pois refere-se às pessoas todas (tomadas definidamente).
B) “todo o mundo” é mais frequentemente usada para expressar a ideia de inteireza, ou seja, para significar o mundo inteiro e “todo mundo” significa todas as pessoas.
C) se for necessário o artigo, o uso deve ser: “todo o mundo” particularizando as pessoas e lodo mundo” as generalizando.
D) ambas as formas, “todo o mundo” e “todo mundo”, têm o significado de qualquer.
E) o pronome indefinido todo exige o uso diferenciado: “todo o mundo” refere-se a todas as pessoas e ‘todo mundo” significa o mundo inteiro.
RESPOSTA B
Questão 10
Sobre a oração destacada em “Seu rosto era jovem,  QUE ME COMOVI.”, é correto afirmar que:
A) modaliza o conteúdo da oração principal.
B) é introduzida por um “que”, o qual exerce duplo papel: além de subsistir um sintagma nominal, converte a oração em adjetivo.
C) desempenha função própria do advérbio e assinala o efeito lógico ou natural da oração principal.
D) desempenha a mesma função sintática de TÃO JOVEM.
E) exerce a mesma função que o sintagma nominal é capaz de exercer, por isso é subordinada substantiva.
Resposta C
Questão 11
Ao perguntar “A gente realmente pensa NISSO?”, a autora, por meio da forma pronominal destacada, refere-se:
A) ao fato de um terceiro policial que estava bem junto da janela, de costas portar uma arma grande.
B) à tensão consciente, provocada pela missão dos jovens policiais.
C) à ideia de que aquele jovem poderia ser seu neto.
D) a dois policiais que falavam com alguém do posto.
E) ao fato de que os jovens policiais morrem por nós e tentam proteger o cidadão.
Resposta E
Questão 12
Tendo em vista o enunciado “Estava tão concentrado no seu dever, tão alerta na sua posição, que fiquei imaginando se, ou quando,  ele poderia levar um tiro de algum bandido.” analise as afirmativas a seguir.
I. Se a frase fosse passada para o plural, a concordância da palavra ALERTA deveria ser feita, também, no plural.
II. A palavra CONCENTRADO está no masculino, pois concorda com ELE (elíptico na oração a que pertence).
III. A palavra QUE introduz uma oração subordinada substantiva direta.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
A) II e III
B) I e III
C) I
D) I e II
E) III.
Resposta A
Questão 13
Os conceitos de ética e moral, embora próximos, não são idênticos. Uma das distinções possíveis entre tais concepções está fundada na constatação de que:
A) a ética é o estudo geral do que é bom ou mau, sendo seu objetivo maior o estabelecimento de regras. A moral, ao contrário, não se vincula a costumes e hábitos porque não guarda correlação com aspectos prescritivos ou impositivos.
B) a moral é um conjunto de normas apreendidas no processo de socialização e que regula a conduta dos indivíduos em sua convivência. A ética é uma ponderação teórica sobre a moral cujo objetivo é discutir e fundamentar reflexivamente as normas morais.
C) a moral incorpora as regras adquiridas para a vida em sociedade, enquanto a ética reflete sobre as regras morais vigentes sem, contudo, contestar a conveniência ou a exigibilidade de tais normas.
D) a ética se caracteriza como conjunto de costumes e hábitos de um grupo social, atuando sobre o comportamento do indivíduo que interage socialmente. A moral é um conjunto de valores sociais universais que não se materializam em padrões de conduta.
E) quando um determinado sujeito reflete sobre uma norma moral e a considera equivocada ou ultrapassada, faz exercício de sua consciência moral, inexistindo na hipótese qualquer consideração que se possa vincular ao conceito de ética.
Resposta B
Questão 14
O servidor público do Poder Executivo Federal deve guardar conduta condizente com o cargo e os princípios ressaltados pelo Código de Ética Profissional (Decreto n° 1.171/1994). Pautado pela razoabilidade, o servidor deve orientar-se analisando a adequação e a necessidade de sua conduta, de modo que:
A) as prerrogativas funcionais são conferidas ao servidor público de modo a proteger sua individualidade. Em razão disso, o exercício das prerrogativas pode ser evocado em favor dos legítimos interesses do servidor.
B) sendo pessoal a responsabilidade cada servidor, a denúncia de condutas ilícitas incumbe aos interessados. Quanto ao servidor, pode abster-se de apresentar provas que conheça sobre ilícitos praticados por seus superiores em razão do princípio da inocência.
C) é dever do servidor comunicar aos superiores fato contrário ao interesse público. A comunicação, porém, não o exime de responsabilidade, haja vista que é dado ao servidor exigir providências de quem, hierarquicamente, possui posição superior.
D) o critério do respeito à legalidade prevalece em relação à finalidade do ato praticado. Assim, sendo legalmente proibido abandonar o serviço ou ausentar-se do posto sem autorização do superior imediato, não será dado ao servidor ausentar-se dele para socorrer vítima de acidente grave sem prévia autorização, sob pena de censura.
E) guardado o respeito ao princípio constitucional da privacidade, a embriaguez em ambientes privados, ainda que notória e habitual, é insuficiente para motivar censura, desde que o profissional não se apresente embriagado em seu ambiente de trabalho.
Resposta C
Questão 15
A ética, como instrumento de gestão pública, visa à implementação da racionalidade dos procedimentos sem ignorar que o ambiente público é marcado pelos limites administrativos e morais dos agentes públicos. Assim sendo, é correto afirmarque:
A) a coordenação, avaliação e supervisão do sistema de gestão da ética pública do Poder Executivo Federal competem à Comissão de Ética Pública — CEP, que atuará padronizando rotinas de gerenciamento capazes de tomar irrelevantes ponderações da consciência individual dos agentes públicos no ambiente administrativo.
B) eventual processo de apuração da prática de ato em desrespeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal poderá ser instaurado de ofício ou em razão de denúncia, devendo a identidade do denunciante ser divulgada em razão de vedação ao anonimato.
C) a ética como instrumento da gestão pública está voltada à transformação do Estado e de suas estruturas, impondo. a necessidade de desconsideração das relações pessoais dos agentes, gestores e administrados em favor do princípio da eficiência.
D) a Comissão de Ética Pública (CEP) atua como instância consultiva do Presidente da República, sendo possível, contudo, a qualquer cidadão provocar diretamente sua atuação, visando à apuração de infração ética imputada a agente público ou órgão de ente estatal.
E) o que se pretende com a gestão da ética na administração pública é a compatibilização e integração de normas e procedimentos. Em razão disso, a questão central é a promoção da mudança estrutural do Estado, independentemente da avaliação das condutas pessoais dos agentes públicos.
Resposta D
Questão 16 
Sobre o exercício do poder disciplinar estatal e a imposição da correspondente responsabilidade ao servidor público da União, das autarquias e fundações públicas federais é correto afirmar que:
A) os servidores que tenham formado o conselho processante em sindicância investigativa que conclua pela culpabilidade do servidor devem ser designados para atuar no processo administrativo disciplinar instaurado posteriormente para puni-lo em razão do mesmo fato.
B) a abertura de sindicância investigativa que se destine apenas à averiguação e não à punição do servidor investigado não interrompe o fluxo do prazo prescricional para sanção futura do servidor em razão do mesmo fato anteriormente averiguado.
C) concluída a etapa de produção de provas, a indiciação já não requer exposição dos fatos e de provas existentes, bastando a adequada tipificação da infração disciplinar para a validade do termo de indiciação.
D) a instauração de sindicância punitiva supre o respeito ao devido e prévio processo legal, viabilizando a aplicação de qualquer das penalidades elencadas na Lei nº 8.112/1990.
E) a ausência de elemento subjetivo ou a existência de elemento subjetivo diverso daquele suscitado pelo tipo transgressional não impedem a imposição de sanção disciplinar em razão da existência de hipóteses de responsabilidade disciplinar objetiva.
Resposta C
Questão 17
O servidor público está sujeito a um complexo sistema de responsabilização. Aanáiise de tal sistema torna possível concluir que:
A) a responsabilidade por improbidade administrativa exemplifica e comprova o modelo tríplice de responsabilidade dos agentes públicos, limitado, em razão das garantias constitucionais, às esferas cível penal e administrativa.
B) em razão da independência das esferas de responsabilidade, a sentença que absolva o agente público por reconhecer, a inexistência do fato ou a negativa de sua autoria não impede o reconhecimento de responsabilidade civil ou administrativa.
C) as sanções civis, administrativa e penais são cumulativas. Havendo condenação criminal de responsabilidade administrativa estará afastada em razão de sanção penal configurar punição mais severa.
D) no âmbito da responsabilidade civil, não se admite que o agente público seja diretamente acionado pela vítima em ação indenizatória se o dano foi causado durante o exercício da função pública.
E) as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, desde que a responsabilidade penal seja previamente apurada em processo que garanta contraditório e ampla defesa ao autor do ilícito.
Resposta D

Questão 18
O policial rodoviário federal que receba valor em dinheiro em troca do oferecimento de notícias sobre operações de fiscalização e facilitação da impunidade de pessoas que praticam o transporte ilegal de mercadorias poderá ser responsabilizado por improbidade administrativa e:
A) A sentença que a decretar poderá determinar a perda dos valores acrescidos ilegalmente, a perda da função pública, multa civil e prisão.
B) Não podendo haver cumulação de sanções, a sentença condenatória deverá impor ao agente público multa civil e prisão ou decretara perda da função pública.
C) Poderá também ser responsabilizada por improbidade administrativa a pessoa natural ou jurídica que se beneficiou da conduta do policial.
D) A ação judicial que vise sua responsabilização poderá ser proposta pelo Ministério Pública ou por qualquer pessoa (natural ou jurídica) interessada.
E) Sua responsabilização caracterizará situação de improbidade imprópria, podendo a responsabilização patrimonial atingir até mesmo seus sucessores, no limite do valor da herança.
RESPOSTA C
RACIOCÍNIO LÓGICO - Correção feita pelo professor Saymon
Questão 19
João vai jogar o jogo das argolas. O jogo contém cinco argolas idênticas, que devem ser lançadas em um dos cinco pinos de madeira, conforme figura abaixo.
_l__l__l__l__l_
Considerando que João sempre acertará cada argola lançada em um dos pinos, determine de quantas formas distintas as argolas poderão ficar alocadas nos pinos após os cinco lançamentos feitos por João: Tome, por exemplo, todas em um único pino, ou três em um pino e duas em outro, ou, ainda, uma argola em cada pino e assim por diante.
A) 126
B) 114
C) 55
D) 84
E) 120
RESPOSTA A
Questão 20
No dia 12 de abril de 2014, Paula e Ana comemoraram seus aniversários. Nessa data, a idade que Paula tem equivale ao triplo da idade que Ana tinha no dia 12 de abril de 1994. Sabendo que a idade que Paula tinha no dia 12 de abril de 1994 equivale à idade que Ana tem no dia 12 de abril de 2014, calcule a soma das idades que Ana e Paula têm no dia 12 de abril de 2014.
A) 40
B) 20
C) 100
D) 60
E) 80
RESPOSTA C
Questão 21
Se André vai de ônibus, então Marcelo não vai de ônibus.’ Se Patrick não vai de carro, então Marcelo vai de ônibus. Nem Otávio foi de ônibus, nem Patrick foi de carro. De acordo com o argumento determinado pelas premissas acima, assinale a alternativa correta.
A) André vai de ônibus; Marcelo vai de carro; Patrick não vai de carro; Otávio não vai de ônibus.
B)André vai de ônibus; Marcelo não vai de ônibus; Patrick não vai de carro; Otávio não vai de ônibus.
C) André não vai de ônibus; Marcelo vai de carro; Patrick não vai de carro; Otávio não vai de ônibus.
D) André não vai de ônibus; Marcelo vai de ônibus; Patrick vai de carro; Otávio vai de ônibus.
E) André não vai de ônibus; Marcelo vai de ônibus; Patrick não vai de carro; Otávio não vai de ônibus.
RESPOSTA E
Questão 22
Determine o número de linhas da tabela-verdade da proposição: “Se trabalho e estudo matemática, então canso, mas não desisto ou não estudo matemática”.
A) 4
B) 16
C) 8
D) 64
E) 32
RESPOSTA B
Questão 23
Devido a um problema no computador usado para criação dos números de inscrição dos candidatos de um concurso, só foram criados números múltiplos de seis, com três algarismos distintos, utilizando apenas os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Determine quantos números de inscrição foram criados com essas características.
A) 36
B) 18
C) 24
D) 30
E) 12
RESPOSTA C
Questão 24
Em uma sala estão 60 candidatos de um concurso público, aguardando a distribuição do caderno de questões da prova. ?os 60 candidatos, 24 usam óculos, 33 usam óculos ou são canhotos e, 48 são destros. Um candidato será escolhido ao acaso para verificar que o pacote contendo as provas está lacrado. Considerando que nenhum dos 60 candidatos é ambidestro, determine a probabilidade de ser escolhido um candidato que use óculos e seja canhoto.
A) 3%
B) 10%
C) 5%
D) 8%
E) 2%
RESPOSTA C
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL – Correção feita pelo professor Antônio Kosikoski
Questão 25
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 pode ser classificada como:
A) Sintética, democrática, cesarista.
B) Substancial, nominalista, popular.
C) Instrumental, dualista, histórica.
D) Nominalista, pactuada, semântica.
E) Dogmática, promulgada, analítica.
RESPOSTA E
Questão 26
A partir do texto expresso da Constituição Brasileira, assinale a alternativa que prevê direito ou garantia fundamental explicitamente conferida aos presos.
A) Direito de permanecer calado.
B) Direito à gratuidade de justiça.
C) Comunicação imediata de sua prisão e do local onde se encontre a Ordem dos Advogados do Brasil ou a Defensoria Pública.
D) Garantia de ser mantido em local separado daqueles que estão presos em razão de sentença penal condenatória transitada em julgado.
E) Direito a ser custodiado no Município em que reside.
RESPOSTA A
Questão 27
Quanto à delegação de competência constitucional, pode-se afirmar:
A) A União pode delegar assuntos de sua competência legislativa privativa aos Estados, desde que seja por lei ordinária, devidamente aprovada pelo Congresso Nacional, por maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
B) A União, apesar de possuir algumas competências descrita explicitamente na Constituição da República Federativa do Brasil, são reservadas as competências que não lhe sem vedadas pela Constituição.
C) Compete aos Estados-membros a organização e a restação do transporte de interesse local ou municipal por delegação da União.
D) O Município, ao instituir retribuição pecuniária pela ocupação do solo para a prestação de serviço público de telecomunicações, invade a competência legislativa privativa da União.
E) Pode ser delegada pela União aos Estados integralidade dos assuntos dentro das matérias delegáveis, vestindo-se, nesse caso, de generalidade do elenco das matérias incluídas na privatividade legislativa da União.
RESPOSTA D
Questão 28
Sabe-se que a administração pública deve pautar suas ações em estrita observância aos princípios constitucionais da Administração Pública elencados na Magna Carta de 1988. Dentre esses, no âmbito dos concursos públicos, da exigibilidade de licitação e das regras de distribuição de precatórios é correto afirmar que:
(A) O administrador público é um executor do ato que sere e de veículo de manifestação da vontade estatal e, portanto, as realizações administrativo-governamentais não são do agente político, mas sim da entidade pública em nome da qual atuou, devendo atender a finalidade administrativa.
(B) Impõe ao agente público um modo de atuar que produz resultados favoráveis à consecução do desejo dos chefes dos Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, sendo esses ditames divorciados dos demais princípios impostos à administração pública, inclusive podendo sobrepor-se ao da legalidade.
C) A publicidade dos atos da administração pública nunca poderá ser excepcionada, para evitar os dissabores existentes em processos arbitrariamente sigilosos, permitindo-se os competentes recursos administrativos e as ações judiciais próprias.
(D) O administrador público somente poderá fazer o que não estiver expressamente proibido em lei e nas demais espécies normativas, existindo, pois, incidência de sua vontade subjetiva, pois sem ela não poderia praticar o ato.
(E) O administrador público deve observar a moral comum, entendida como o conjunto de regras tiradas do senso comum, através dos costumes da sociedade.
RESPOSTA A
Questão 29
O Estado brasileiro assume a forma federal, com características peculiares que definem seu modelo, Assim, pode-se afirmar que o pacto federativo brasileiro é:
A) Tratado no texto Constitucional como cláusula pétrea.
B) formado em quatro níveis.
C) constituído pela união dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
D) dissolúvel, pois se admite o direito de secessão.
E) historicamente formado de “fora para dentro”.
RESPOSTA A
Questão 30
Analise as proposições que tratam do Poder Legislativo com base no texto da Constituição Brasileira e, após, assinale a alternativa correta.
(A) O Poder Legislativo Federal é unicomeral e exercido pelo Congresso Nacional.
(B) O Poder Legislativo Estadual é bicameral e exercido pela Assembleia Legislativa e pelo Tribunal de Contas Estadual.
(C) O Poder Legislativo Estadual é unicameral e exercido pela Câmara de Deputados.
(D) O Poder Legislativo Distrital é unicameral e exercido pela Câmara Legislativa.
(E) O Poder Legislativo Municipal é unicameral e exercido pela Assembleia dos Vereadores.
RESPOSTA D
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO – Correção feita pelo professor André Barbieri
Questão 31
A respeito da teoria dos atos administrativos, assinale a resposta correta.
A) A motivação de um ato administrativo deve contemplar a exposição dos motivos de fato, ou seja, a regra de direito habilitante em que o agente se estribou para decidir.
B) Todos os atos administrativos são dotados de autoexecutoriedade, independente de previsão expressa em lei.
C) Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, dependendo de sua concordância.
D) A presunção de legitimidade dos atos do Poder Legislativo impede que o cidadão possa opor-se aos mesmos, por ser absoluta.
E) Os atos administrativos são dotados de presunção de legitimidade e veracidade, o que significa que há presunção relativa de que foram emitidos com observância da lei e de que os fatos alegados pela Administração são verdadeiros.
RESPOSTA E
32. A responsabilidade Civil Objetiva do Estado tem como fundamento:
A) A teoria da causalidade, nos casos em que houver relação de causa e efeito entre a atuação do agente público e o dano.
B) A teoria do risco integral. decorrente do papel de garantidor exercido pela administração pública.
C) A teoria do órgão, que informa que o agente público não tem personalidade jurídica para responder pelos prejuízos que causar ao administrado, devendo este propor ação em face do ente e não do agente que compõe o órgão.
D) A macroestrutura da administração pública, que impede o administrado de encontrar o verdadeiro causador do dano e, mesmo que pudesse, estaria em situação de hipossuficiência em relação ao ente público.
E) a teoria do risco administrativo, relacionada com os riscos inerentes à própria atividade da administra ão pública.
RESPOSTA E
 Questão 33
Os princípios constitucionais considerados expressos, que se refletem em toda a administração pública direta e indireta e sobre todos aqueles que, de alguma forma, mantêm vínculo com a administração pública, são:
(A) juridicidade, probidade, modicidade, eficiência e legalidade.
(B) legalidade, impessoalidade, motivação, eficiência, moralidade e publicidade.
(C) interesse público, razoabilidade, proporcionalidade, eficiência e continuidade do serviço público.
(D) publicidade, moralidade administrativa, impessoalidade, indisponibilidade do interesse público e legalidade.
(E) eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade e legalidade.
RESPOSTA E
Questão 34
Quanto à anulação e/ou revogação de atos administrativos cujos efeitos reflitam em interesses individuais, é correto afirmar:
A) A revogação do ato administrativo somente abrange os atos discricionários, enquanto a anulação do ato administrativo abrange somente os atos vinculados.
B) O ato administrativo precário, quando revogado, depende de processo administrativo para garantir ampla defesa e contraditório.
C) A jurisprudência do STF assentou que a alteração de ato administrativo cuja edição reflita em interesses individuais deve ser precedida de oitiva do interessado, em respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa.
D) O ato administrativo somente pode ser revogado por autoridade que tenha competência prevista em lei para tal, sob pena de nulidade da revogação por vício de finalidade.
E) Ao Estado é facultada a revogação de atos que repute ilegalmente praticados, e mesmo que de tais atos já tenham decorrido efeitos concretos, seu desfazimento não deve ser precedido de regular processo administrativo.
RESPOSTA C
Questão 35
Leonardo, empregado celetista contratado pelo Município “X”, fora demitido sem justa causa, sem o pagamento integral das verbas rescisórias. Insatisfeito com tal medida e não podendo mais esperar, promove medida trabalhista pleiteando o reconhecimento da responsabilidade do primeiro réu, o prefeito, e, subsidiariamente, do citado Município pelos pedidos formulados. Quanto à questão apresentada, pode-se afirmar:
A) Não está correto o reclamante, visto que, por ser a teoria do órgão a única existente em nosso sistema jurídico, ele deveria propor a demanda em face do agente público que integra o órgão e que teria praticado o ato de demissão.
B) Está correto o reclamante, tendo em vista que por questões de ordem trabalhista, o prefeito deve ser responsabilizado pessoalmente, face à natureza da verba ser salarial.
C) Está correto o reclamante, pois a responsabilidade do prefeito, por ser agente público para todos os fins, é direta e objetiva, enquanto que a responsabilidade do Município é apenas subsidiária.
D) Não está correto o reclamante, visto que o Município responde solidariamente com o prefeito e não, subsidiariamente, face à vigência da teoria do órgão no âmbito do direito administrativo brasileiro.
E) Não está correto o reclamante, uma vez que somente o Município deve constar no polo passivo da demanda, face à vigência da teoria do órgão no âmbito do direito administrativo brasileiro.
RESPOSTA E
Questão 36
O provimento pelo qual a Administração retorna por invalidez ao serviço público, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria, denomina-se:
A) recondução.
B) reintegração.
C) reversão.
D) aproveitamento.
E) readaptação.
RESPOSTA C
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO – Corrigido pelo professor Osnei Alves
Questão 37
Nos chamados Trinta Anos Gloriosos (1945-1973) e em parte dos anos 1980, a burocracia weberiana constituiu-se em modelo de boa parte das administrações públicas dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Não obstante, emergia a necessidade de uma administração pública menos hierárquica e mais flexível, sobretudo no que diz respeito à qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre as causas desse processo de transição para uma administração pública gerencial, é correto destacar:
A) o enfraquecimento de uma visão liberal de governança pública.
B) preocupações da sociedade com loa, transparência e inimputabilidade dos dirigentes e políticos.
C) as possibilidades insuladas com o advento das tecnologias de informação.
D) a crise das finanças públicas devido a déficits acumulados e a mudanças demográficas em curso.
E) as pressões por menor competitividade devido à globalização.
RESPOSTA D
Questão 38
A Administração de Desempenho consiste na avaliação de desempenho de indivíduos e times da organização e no encaminhamento de soluções ou recompensas para os resultados detectados. Com relação aos aspectos e ações referentes à avaliação de desempenho, assinale a alternativa correta.
A) Implementar programas de ônus por resultados, com explicações claras e critérios bem definidos para a concessão.
B) Pactuar resultados a serem atingidos, individualmente, por todos os gerentes, com regras claras sobre punições e eventuais prorrogações
C) Definir e compartilhar objetivos e metas de cada área da organização, de acordo com os planos e orçamentos operacionais.
D) Alertar, formalmente, profissionais com insuficiência de desempenho não justificada sobre urgências na modificação de condutas.
E) Cooptar colaboradores para capacitação, se detectadas necessidades de complementação em outras empresas públicas.
RESPOSTA C
Questão 39
As pessoas que trabalham em uni ambiente justo costumam alcançar resultados melhores, atingindo melhores metas, quando comparadas com aquelas que convivem em ambientes considerados injustos. Uma das formas de se aproximar de um ambiente justo é a comunicação de mão dupla, que é constituída de três princípios para a percepção de justiça. O princípio que busca assegurar que todos os envolvidos entendam os motivos das decisões finais e o raciocínio que conduziu a elas é denominado:
A) expectativa clara.
B) explanação.
C)engajamento.
D) convencimento
E) compartilhamento
RESPOSTA E
Questão 40
Um quesito de fundamental importância para uma liderança eficaz é o poder, ou seja, a habilidade de influenciar pessoas. Existem várias abordagens sobre as fontes de poder dos líderes nas organizações. A fonte que decorre do fato de que o líder possui certas habilidades e conhecimentos, o que faz com que as pessoas busquem obter vantagens deles, é denominado poder:
A)legítimo
B) de competência
C)’ sobre recompensas.
D) de referência.
E) de coerção.
REPOSTA B
Questão 41
Na Administração de Recursos Humanos, as decisões no processo de seleção referem-se a quais candidatos contratar. Existem vários instrumentos de seleção. O instrumento de seleção que mede a capacidade intelectual, a compreensão verbal e a aptidão numérica é denominado teste de:
A) proficiência
B)desempenho.
C) aptidão Fisiológica
D) habilidade cognitiva.
E) personalidade.
RESPOSTA D
Questão 42
As funções básicas dos gestores públicos e privados são praticamente idênticas. No entanto, os dirigentes das organizações públicas são obrigados a lutar contra limitações que não são encontradas nas atividades comercial e industrial. É possível estabelecer uma série de distinções entre as gestões pública e privada, sob aspectos políticos, econômicos e organizacionais. Assinale a alternativa em que consta uma característica de organização pública sob o aspecto econômico e uma característica de organização privada sob o aspecto político, respectivamente.
A) maior autonomia gerencial / organização competitiva.
B) gerentes não assumem riscos próprios / orientada para o lucro
C) muito afetada por forças externes / orientada para o bem-estar social.
D) produto em grande parte não mensurável / há autonomia decisória.
E) rentabilidade vital para a sobrevivência / gerências mais estáveis.
RESPOSTA D
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA – Corrigido pela professora Lúcia Markiv
Questão 43
A Arquivologia como ciência possui princípios que orientam seus trabalhos e estudos. O principio da proveniência estabelece que os fundos:
A) são organizados pela origem dos arquivos e ficam custodiados em seu território de produção.
B) constituem uma formação progressiva e natural, decorrente das funções de um organismo.
C) devem ser preservados sem dispersão, alienação, destruição ou acréscimos indevidos.
D) conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.
E) mostram a estrutura e as funções da entidade, em suas relações internas e externas.
RESPOSTA: SEGUNDO A PROFESSORA CABE RECURSO, POIS TODAS AS QUESTÕES ESTÃO ERRADAS
Questão 44
A gestão de documentos tem por objetivo garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação dos documentos de forma racional e econômica. A fase básica desse conjunto de procedimentos — a qual inclui as atividades de protocolo e de elaboração de normas de acesso à documentação — denomina-se:
A) avaliação.
B) utilização.
C) classificação.
D) descrição.
E) identificação.
RESPOSTA B
Questão 45
No protocolo — numa empresa, serviço responsável pelas atividades de controle da documentação —, a rotina de encaminhar os documentos aos respectivos destinos, de acordo com despacho de autoridade competente, está relacionada ao setor de:
A) circulação e arquivamento.
B) registro e movimentação.
C) recebimento e classificação.
D) autuação e custódia.
E) análise e distribuição.
RESPOSTA B
Questão 46
No âmbito da preservação e conservação, os documentos devem ser armazenados em local apropriado e acondicionados de maneira adequada. Nesse contexto, analise os itens abaixo.
I. O método de combate aos insetos mais eficiente é a encapsulação. Nesse processo, a substância química a ser empregada passa por testes de garantia da integridade do papel.
II. A umidade é um fator que propicia o desenvolvimento de mofo. O índice de umidade ideal nas áreas de armazenamento dos documentos deve permanecer entre 21% e 26%.
III. O alisamento consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade.
IV. O local de acondicionamento de fotografias coloridas deve apresentar condições climáticas adequadas, com temperatura ambiente de 16 °C, com margem para mais ou menos 1 °C.
Está correto o que se afirma apenas em:
A) III
B) II
C) I
D) II, III e IV
E) I, II e IV
RESPOSTA: SEGUNDO A PROFESSORA CABE RECURSO, POIS TODAS AS QUESTÕES ESTÃO ERRADAS
Questão 47
Considere que determinado arquivo corrente da Polícia Rodoviária Federal adota método de arquivamento alfabético. Ocorre que, na ordenação dos nomes, o responsável pelo arquivo identificou quatro pessoas com sobrenome Silva, João Silva, J. Silva, José Silva e Jair Silva. No mesmo arquivo havia mais duas pessoas: Carlos d’Araújo e Ivan de Arruda. Além disso, foram identificadas pessoas que possuíam titulações cujos sobrenomes exprimiam grau de parentesco, como General Ari Araújo Neto e Coronel Ivo Costa Filho. Havia, também, três nomes orientais — Ken Takada, Li Suzuki e Aiko Kobashi e três nomes espanhóis — Juan Rios Escobar, Pablo Perez Rojas e Roger Mejia Ruiz.
Conforme as regras de alfabetação, para arquivamento de documentos cujo principal elemento seja o nome, é correto afirmar:
A) Na ordenação dos nomes espanhóis, primeiro virá Juan Rios Escobar, em segundo Pablo Perez Rojas e, em terceiro, Roger Mejia Ruiz.
B) Na ordenação das pessoas com sobrenome Silva, o primeiro será J. Silva; o segundo, Jair Silva; o terceiro, João Silva eco último José Silva.
C) Os nomes orientais são registrados pelo sobrenome. Assim, primeiro virá Kobashi, Aiko; segundo, Suzuki, Li e, depois, Takada, Ken.
D) Entre as pessoas cujos sobrenomes exprimem grau de parentesco, primeiro virá o Coronel Ivo Costa Filho e depois o General Ari Araújo Neto.
E) No arquivo, primeiro virá Ivan de Arruda e depois Carlos d’Araújo, pois preposições como o d’ são consideradas parte integrante do sobrenome.
RESPOSTA B
Questão 48
Ata de reunião, edital de licitação, relatório de viagem, contrato de trabalho e relatório de auditoria são definidos segundo uma determinada categorização de documentos arquivísticos. Assinale a opção que melhor define essa categorização.
A) Configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.
B) Estruturação formal dos documentos de acordo com a disposição da informação neles contida.
C) Configuração que assume um documento segundo a natureza dos assuntos nele registrados.
D) Estruturação física que as espécies documentais assumem segundo o seu suporte informacional.
E) Representação dos formatos documentais segundo o conteúdo e a apresentação das informações.
RESPOSTA A
NOÇÕES DE INFORMÁTICA – Correção feita pelo professor Ricardo Beck
Questão 49
Analise as seguintes sentenças:
I. Os algoritmos de função hash, quando utilizados, gare atem o princípio da disponibilidade.
II. O phishing é um tipo de ataque de rede que tem como objetivo estabelecer uma conexão com um usuário desconhecido que se faz passar por outro usuário legitimo.
III. Um firewall pode ser encontrado na forma de hardware ou software.
É(são)verdadeira(s) apenas:
A) II
B) I e III
C) II e III
D) I
E) III
RESPOSTA E, MAS SEGUNDO O PROFESSOR RICARDO BECK A QUESTÃO CABE RECURSO
Questão 50
Alguns termos relacionados com conceitos básicos, ferramentas e aplicativos associados à Internet estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II.
Coluna I
1. Mashup
2. Widget
3. RSS
4. Flickr
5. Google SketchUp
Coluna II
( ) Ambiente para hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas.
( ) Programa autônomo que pode ser embutido em páginas web, blogs, perfis em redes sociais e desktop.
( ) Website ou aplicação combinando o conteúdo de mais de uma fonte em uma experiência integrada como, por exemplo, mapas, imagens de satélite, relógios etc.
( ) Permite o gerenciamento de conteúdo, levando ao usuário o conteúdo atualizado de um site de interesse.
( ) Ambiente para construir modelos tridimensionais.
A sequência correta é:
A) 5,2,1,3 e 4.
B) 3 ,5,2,1 e 4
C) 5,1,2, 3 e 4.
D) 4,2, 1, 3 e 5.
E) 4, 1,2,3 e 5.
RESPOSTA D
Questão 51
O Youtube e o Linkedln são, respectivamente, exemplos característicos de:
A) podcast e webmall.
B) rede social e intranet.
C) portal de voz e portal de comércio eletrônico.
D) site de compartilhamento de vídeo e rede social.
E) portai móvel e correio eletrônico.
RESPOSTA D
Questão 52
Considere urna planilha eletrônica com Os seguintes valores em suas células:
Após executar a fórmula contida na célula G1 (=$B$1&C1) e arrastá-la até a célula G3 pela alça de preenchimento, os valores de Gl, G2 e G3 serão, respectivamente:
A) todas as três células preenchidas com #REF!
B) todas as três células preenchidas com #NULO!
C) 23,23 e 23
D) todas as três células preenchidas com #NOME?
E) 23, 24 e 25
RESPOSTA E
Questão 53
Na rede social Facebook, o recurso utilizado por pessoas públicas e entidades para divulgação de uma empresa, marca ou serviço, é conhecido como:
A) computação na nuvem.
B) perfil.
C) software como um serviço.
D) linha do tempo
E) fanpage.
RESPOSTA E
Questão 54
As medidas de segurança da informação envolvem três tipos de defesas, que são organizadas em camadas: a segurança de perímetro, a autenticação e a autorização. É uma medida de segurança apropriada para acamada de autorização:
A) Rede Privada Virtual (VPN).
B) Biometria.
C) Infraestrutura de Chave Pública (PKI).
D) Tokens.
E) Controle de acesso baseado em regras.
SEGUNDO O PROFESSOR A QUESTÃO CABE RECURSO
LEGISLAÇÃO RELATIVA À PRF - Correções feitas pelo professor Marcelo Araújo
Questão 55
Considerando que o Decreto n° 1.655/1995 confere, em seu art. 1°, V, poder de investigação à Polícia Rodoviária Federal, assinale, entre as alternativas abaixo arroladas, a única resposta correta.
A) Caso chegue ao conhecimento de um agente da Polícia Rodoviária Federal o teor de determinada notícia-crime, sua obrigação é prosseguir com a colheita de provas, oferecendo, em seguida, denúncia ao Ministério Público.
B) Em sua atribuição investigativa, a Polícia Rodoviária Federal poderá requisita perícias e instaurar inquéritos policiais, bem como lavrar autos e prisão em flagrante delito.
C) A atividade de iri e Polícias Civis dos Estados e da Polícia Federal, bem como do Ministério Público, o que impede que peças de informação produzidas por outros órgãos sejam aproveitadas em ações penais.
D) Os agentes da Polícia Rodoviária Federal têm por atribuição a investigação de todos os crimesw ocorridos em rodovias federais, sejam comuns ou militares.
E) O referido dispositivo foi objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, sendo certo que, após manifestação da Advocacia-Geral da União por sua constitucionalidade, o tema continua aguardando julgamento.
RESPOSTA E
Questão 56
O Decreto n° 6.061/2007 veio a lume para aprovar a estrutura regimental do Ministério da Justiça, bem corno para disciplinar seus cargos em comissão e funções gratificadas, dando ainda outras providências. Nesse contexto, é correto afirmar que:
A) o art. 37 do Decreto n° 6.061/2007, que se insere no Capítulo III, denominado “Das Competências dos órgãos”, não enumera as diversas atividades exercidas pela Polícia Rodoviária Federal, bastando-se na remissão ao artigo 20 da Lei n° 9.503, de 1997 e ao Decreto ri° 1.655, de 1995.
B) entre as atribuições estabelecidas ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal, encontram-se as de dirigir, planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades de segurança de Chefe de Missão Diplomática acreditado junto ao governo brasileiro e de outros dignitários estrangeiros -em visita ao País, por solicitação do Ministério das Relações Exteriores, com autorização do Ministro de Estado da Justiça.
C) no Anexo II do referido Decreto, com redação dada pelo Decreto n° 7.538, de 2011, foram mantidos, na estrutura da Polícia Rodoviária Federal os cardos em comissão ou funções gratificadasvinculados ao Gabinete, ou seja, as funções de Diretor-Geral, Assistente, Chefe e Assessor Técnico, restando extintas as demais hipóteses comissionadas e gratificações.
D) o Departamento de Polícia Rodoviária Federal é posicionado normativamente como órgão de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado, possuindo, entre suas diretorias, a de Investigação e Combate ao Crime Organizado.
E) ouve revogação tácita do Decreto n° 5.834/2006, que disciplinava de modo diverso os mesmos temas atinentes à estrutura organizacional de que trata o citado decreto.
RESPOSTA A
Questão 57
Dagoberto, policial rodoviário federal lotado no Estado de Goiás, ao participar de operação em rodovia federal destinada ao combate do tráfico de animais silvestres, ordena a parada de um caminhão transportador de carga superdimensionada, que transitava pela via escoltado por empresa particular. Após verificação sobre a regularidade do serviço de escolta, percebe-se que a empresa não é credenciada junto ã Polícia Rodoviária 5 ral. Nesse contexto, é correto afirmar que:
A) operação policial foi corretamente concebida, já que o combate a crimes ambientais se insere na esfera de atribuições da Polícia Rodoviária Federal, e ainda há irregularidade na atuação da empresa particular, em virtude da ausência de credenciamento.
B) a atuação do policial rodoviário federal foi irregular, já que não é permitido polícia Rodoviária Federal atuar no combate a crimes ambientais, atividade privativa do IBAMA e dos órgãos estaduais de fiscalização ambiental, sendo certo, ainda, que não há qualquer irregularidade no serviço prestado pela empresa, uma vez que o referido credenciamento deixou de ser atribuição da Polícia Rodoviária Federal.
C) a atuação do policial rodoviário federal foi irregular, já que não é permitido Polícia Rodoviária Federal atuar no combate a crimes ambientais, atividade privativa do IBAMA, embora também seja verificada irregularidade na atuação da empresa particular, em virtude da ausência de credenciamento.
D) não há qualquer irregularidade no serviço prestado pela empresa, uma vez que o referido credenclamento deixou de ser atribuição da Policia Rodoviária Federal, sendo certo, ainda, que a operação policial foi corretamente concebida, já que o combate a crimes ambientais se insere na esfera de atribuições do órgão.
E) a atuação do oficial rodoviário federal foi irregular, já que não é permitido à Polícia Rodoviária Federal atuar no combate a crimes ambientais, atividade privativa do IBAMA e dos órgãos estaduais de fiscalização ambiental, embora também seja verificada irregularidade na atuação da empresa particular, em virtude da ausência de credenciamento.
RESPOSTA A
Questão 58
Assinale a opção correta no que concerne à segurança pública e à polícia ostensiva, de acordo com o artigo 144 da CRFB/1988.
A) A segurança pública é dever da União, tendo como objetivo primordial a preservação da ordem pública e da incolumidade pessoal e patrimonial.
B) Policia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil subordinam-se ao Governador do Estado e do Distrito Federal, através de suas respectivas secretarias; já a Polícia Rodoviária Federal, diretamente ao Ministério da Justiça, órgão da União.
C) A Polícia Rodoviária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se exclusivamente, na forma da lei, ao patrulhamento repressivo nas rodovias federais.
D) O artigo 144 da CRFB/1 988 presente rol exemplificativo de órgãos responsáveis pela segurança pública, permitindo a inclusão de outros órgãos pelos entes federativos, conforme o interesse público e a discricionariedade administrativa.
E) A CRFB/1988 estabelece que o patrulhamento ostensivo das rodovias federais é de competência concorrente dos Departamentos de Trânsito e da Polícia Rodoviária Federal.
RESPOSTA B
Questão 59
O artigo 144 da CRFB/1988, ao tratar da ordem pública, estabelece sua preservação como um dos deveres da Polícia Rodoviária Federal. Assim, é correto afirmar que:
A) incumbindo a órgãos federais, estaduais e municipais a preservação da ordem pública, em virtude da hierarquização entre os entes federativos, os órgãos federais dirigirão a atividade dos demais, que atuarão subsidiariamente.
B) ordem pública, incolumidade pessoal e incolumidade patrimonial são conceitos que não se confundem, sendo certo que à Policia Rodoviária Federal, bem corno a outros órgãos, incumbirá a preservação de todos eles, restando reservada aos Municípios a possibilidade de criação de guardas municipais para proteção de seus bens, serviços e instalações.
C) cabe à Polícia Rodoviária Federal, assim como a outros órgãos, a preservação da ordem pública, bem como da incolumidade de pessoas e do patrimônio, não havendo menção no art. 144 da Constituição Federal a órgãos municipais.
D) além das policias, estabelece expressamente o art. 144 da Constituição Federal que os Municípios poderão cuidar de forma suplementar da preservação da ordem pública, exigindo-se a criação de Secretarias de Ordem Pública (SEOP).
E) às policias incumbe a preservação da ordem pública em geral, ao passo que a incolumidade de pessoas e do patrimônio é atribuição c .. ida aos Corpos de Bombeiros Militares.
RESPOSTA B
Questão 60
Compete à Polícia Rodoviária Federal, consoante o Código de Trânsito Brasileiro:
A) cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e o de terceiros; fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio, quando solicitado, às ações especificas dos órgãos ambientais; executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados.
B) cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e Q de terceiros; fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio, quando solicitado, às ações específicas dos órgãos ambientais.
C) cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; realizar investigação, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservara ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio dos entes federativos em geral e o de terceiros; fiscalizara nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio, quando solicitado, às ações específicas dos órgãos ambientais.
D) cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservara ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União, Estados e Distrito Federal, bem corno o de terceiros; fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio, quando solicitado, às ações específicas dos órgãos ambientais.
E) cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições; realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como ode terceiros; fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio, quando solicitado, às ações especificas dos órgãos ambientais; executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados.
RESPOSTA B

FONTE: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/05/25/gabarito-prf-2014/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com