sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Macapá - Amapá (AP) - Um lugar bonito à beira do Rio Amazonas e na "Linha do Equador"
Esta é a maior construção fortificada da América do Sul, construída na época da colonização para garantir possa das terras da região norte do país!
A constução da fortaleza foi autorizada no reinado de D. José I (1750-1777), que junto com seu primeiro ministro, marquês de Pombal, determinaram sua construção.
Em 1751, foi nomeado governador do Estado do Grão-pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Ele estudou a situação geográfica e escreveu ao rei d. João I relatando sobre a necessidade de fortificar Macapá. Acreditava que isto fosse resolver o problema de limite com os franceses, pois os obrigaria a respeitar a divisa pelo rio Oiapoque ou rio Vicente Pinzón (1758).
A obra somente foi iniciada em 29 de janeiro de 1764, pelo governador do Estado do Grão-pará e Maranhão, Ateíde Teive. Do início do projeto até a sua inauguração decorreram 18 anos. A mão de obra era composta pela corporação do exército, além da mão de obra compulsória escrava, composta em sua maior parte por índios capturados oficialmente na região, e de negros africanos. Os índios foram usados basicamente no transporte de pedras em canoas do rio Pedreiras até o local da construção! (Fonte: O Amapá na mira estrangeira - Morais, Paulo Dias/ Rosário, Ivoneide Santos do/ Jurandir Dias - 2003 / JM Editora Gráfica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!