Até então, normalmente, as moedas cunhadas pelo Vaticano estavam reservadas aos colecionadores. Trata-se da primeira vez em que as moedas com a face de Bento XVI alcançam a União Europeia após essa, em dezembro de 2009, ter imposto que o Vaticano colocasse em circulação moedas com o valor declarado, ainda que com a autorização para continuar a vendê-las a maior preço para os colecionadores.
Desde a metade deste mês de julho, as moedas começaram a circular em algumas lojas dentro do Vaticano, ainda que a distribuição estivesse reduzida a não mais que duas moedas de 50 centavos por cliente. Segundo a agência francófona I.Media, o Vaticano mandou cunhar aproximadamente 2 milhões de moedas de 50 centavos por um valor total de 1 milhão de euros.
Dessa maneira, limitando a circulação ordinária a somente um tipo de moeda, a Cidade do Vaticano não deixará de atender o interesse dos colecionadores pelas séries completas. Segundo as previsões, é muito provável que as moedas vaticanas com a efígie do Papa desapareçam de circulação, pois ninguém irá querer desfazer-se delas.
FONTE: Da Redação, com Rádio Vaticano (em italiano – tradução de CN Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!