segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Irão rejeita símbolo de Jogos Olímpicos e ameaça não participar

O Irão ameaça boicotar os Jogos Olímpicos em Londres se a organização não substitiur o logótipo oficial que, segundo Teerão, soletra a palavra «Zion».
O design do logótipo, uma representação do ano 2012, tem sido criticado por se assemelhar a inúmeras coisas, de uma suástica a um acto sexual. No entanto, o governo iraniano defende que o símbolo representa uma conspiração pró-israelita.
Numa queixa formal ao Comité Olímpico Internacional, Teerão apelou a que o símbolo seja substituído e os designers«confrontados», avisando que os atletas iranianos poderão, de outra forma, ser ordenados a manterem-se longe dos Jogos a realizar em Londres.
De acordo com a agência notíciosa iraniana, a carta afirma que«Como documentos da internet provaram, usar a palavra 'zion' no logótipo dos Jogos Olímpicos de 2012, é uma acção desonrosa e está contra os louváveis valores olímpicos».«Não há dúvida que a negligência do assunto, da vossa parte, poderá afectar a presença de alguns países nos Jogos, especialmente o Irão», podia-se ler na missiva.
A carta, proveniente do comité olímpico iraniano, não deixa claro a que «documentos da internet» se refere.
Entre as queixas que acompanharam a apresentação do logótipo em 2007, encontravam-se algumas teorias, nomeadamente em sites sobre teorias conspirativas. Uma dessas teorias é de que o logo que forma o ano 2012, poderia ser rearranjado de forma a soletrar a palavra «zion».
De acordo com a organização dos Jogos de 2012, o logotipo«representa a figura 2012 e nada mais».
FONTE: SAPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!