Neste domingo, 3, maçons de vários Estados brasileiros e de outros países da América do Sul participaram da XL Assembleia Geral da Maçonaria do Brasil, que, pela primeira vez, acontece em Aracaju. O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Mercure, na Praia de Atalaia.
O grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Sergipe, José Valter Rodrigues dos Santos, informa que o objetivo da Assembleia é discutir temas internos da instituição maçônica e temas externos de interesse da sociedade. “Estão todos os grãos-mestres das grandes lojas do Brasil e de alguns países da América do Sul, além do supremo conselho da Confederação da Maçonaria Interamericana”, disse.
Durante o evento, o governador Marcelo Déda fez um pronunciamento, destacando as realizações do seu Governo. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo coordenador geral, Antônio Fontes Freitas, que fez um relato sobre a trajetória pessoal e política do governador Marcelo Déda. “Ele é uma das forças políticas e renovadoras de Sergipe. É também um dos maiores oradores do país”, considerou.
Durante o evento, o governador Marcelo Déda fez um pronunciamento, destacando as realizações do seu Governo. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo coordenador geral, Antônio Fontes Freitas, que fez um relato sobre a trajetória pessoal e política do governador Marcelo Déda. “Ele é uma das forças políticas e renovadoras de Sergipe. É também um dos maiores oradores do país”, considerou.
Déda iniciou a palestra falando sobre o papel da economia sergipana na atual conjuntura. O governador demonstrou satisfação em participar do encontro com os maçons e fez menção à história dos povos. “A organização atravessou com êxito momentos conturbados da história ocidental, dentre os quais se destaca a Revolução Francesa, bebeu do Iluminismo, trazendo para a América os valores da liberdade, da tolerância, do racionalismo e da democracia. Chegou ao Brasil para ser uma das pedras de toque da construção da nação, implantando um trabalho extraordinário”, relembrou.
Déda destacou em seu discurso a figura de José Bonifácio de Andrade Silva, primeiro grão-mestre, e também do imperador Dom Pedro I, que encontrou na maçonaria não apenas apoio político, mas, sobretudo, conforme enfatizou, o conteúdo ideológico e doutrinário. “Na maçonaria, ele encontrou a substância política para que assumisse o papel que a história lhe reservava”, observou, confidenciando a existência de um maçom em sua família – seu avô, José de Carvalho Déda. “Com ele, aprendi a respeitar o papel de todos aqueles que sob o manto da fraternidade se organizam para contribuir com a sociedade, colaborar com a afirmação dos valores humanistas e com a defesa da humanidade cada vez mais livre e mais iluminada e que no cotidiano e no passado são responsáveis por grande contribuição à pátria brasileira”, ressaltou.
Promovida pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil juntamente com a Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo, o encontro dos maçons é considerado o maior evento da maçonaria brasileira. Em Sergipe, a Assembleia Geral reuniu cerca de 1.500 participantes.
O evento prossegue até a próxima quinta-feira, 7. A programação mescla temas oficiais da Maçonaria e da cultura sergipana. De acordo com o grão-mestre José Valter Rodrigues dos Santos, além dos encontros oficiais, os participantes terão a oportunidade de conhecer pontos turísticos aracajuanos, como o Palácio-Museu Olímpio Campos, os mercados centrais e haverá ainda a Noite da Sergipanidade, com a apresentação de grupos culturais da cidade de Canindé do São Francisco e de artistas sergipanos.
Em Sergipe, a Grande Loja Maçônica foi fundada em 15 de novembro de 1983, tendo o primeiro grão-mestre e fundador da Grande Loja o professor Antônio Fontes Freitas, aposentado da Universidade Federal de Sergipe, que já atuou como secretário de Estado da Educação e da Indústria e Comércio, e da Ciência e Tecnologia, além de ser ex-diretor da Codise e Cohab. Em março de 1984, a Grande Loja foi recebida pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil.
Atualmente, a Grande Loja possui 13 Lojas funcionando regularmente: Sete de Setembro, Serigy, Tiradentes, Segredo dos 33, Fraternidade Sergipense, Estrela do Oriente, Justiça e Liberdade e Atalaia (todas em Aracaju), Luzes da Serra e Unidos da Serra (em Itabaiana), Luzes da Piedade (Lagarto), Luzes do São Francisco (Neópolis), Luz e Paz Canindeense (Canindé do São Francisco).
Com informações da ASN
FONTE: INFONET
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!