segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A MAIORIA DOS AMERICANOS NÃO VÊ TERREMOTOS, INUNDAÇÕES E OUTROS DESASTRES NATURAIS COMO SINAIS DE DEUS

Esta é a conclusão principal da ultima pesquisa conduzida pelo Public Religion Research Institute em parceria com o Religion News Service – institutos de pesquisa e estatística religiosa norte-americanos -, logo após o recente terremoto e tsunami no Japão.

A maioria dos americanos acredita em um Deus pessoal que está no controle de tudo o que acontece no mundo – uma afirmação teológica comum na tradição cristã. 

Contudo, a maioria dos americanos resiste em desenhar uma linha reta entre a sua crença na soberania divina e o entendimento de que os desastres naturais são resultado do julgamento de Deus.

7 em 10 americanos acreditam em um Deus pessoal, com Quem se pode manter uma relação. E a maioria dos americanos (56%) afirma que dizem que Deus está no controle de tudo que acontece no mundo.

No entanto, menos de 4 em 10 americanos (38%) acreditam que os terremotos, inundações e outros desastres naturais são um sinal de Deus e, ainda menos (29%), acreditam que Deus às vezes castiga as nações pelos pecados de alguns de seus cidadãos.

A única exceção a esse padrão é encontrada entre os protestantes evangélicos brancos. Quase 6 em 10 (59%) evangélicos brancos também acredita que os desastres naturais são um sinal de Deus. Apenas cerca de um terço dos católicos (31%) e dos protestantes tradicionais (34%) brancos acredita que os desastres naturais são um sinal de Deus.

A maioria (53%) dos evangélicos brancos acredita que Deus castiga as nações pelos pecados de seus cidadãos, uma opinião defendida por apenas 1 em cada 5 protestantes tradicionais ou católicos norte-americanos.

Os americanos são mais propensos a atribuir o aumento da gravidade das catástrofes naturais às mudanças climáticas globais do que aos sinais da profecia bíblica apocalíptica.

58% dos norte-americanos dizem que a gravidade das recentes catástrofes naturais é uma evidência da mudança climática global, contra 44% dos americanos que dizem que a gravidade das recentes catástrofes naturais é evidência do que a Bíblia chama de "fim dos tempos".

Evangélicos brancos protestantes e republicanos são uma exceção a esse padrão: Entre os evangélicos brancos, 67% acreditam que os desastres naturais são uma evidência do que a Bíblia chama de "fim dos tempos" em comparação com 52% que entendem o fenômeno como uma evidência da mudança climática global.

Somente 18% dos americanos afirmam que testemunhar pessoas inocentes (não há inocentes!! Pelo Blog) sofrendo nestas tragédias levanta dúvidas a respeito do caráter e/ou da participação de Deus nestes eventos.



Com informações de Public Religion Research Institute e Religion news service.
Divulgação Genizah


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2011/09/maioria-dos-americanos-nao-ve.html#ixzz1Z3xbN3s1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!