“Mostrou-me o Senhor dois cestos de figos, postos diante do templo do
Senhor (...) Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos, mas o
outro, figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram” (Jer. 24:1a,2).
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É interessante que quando Deus dá uma visão a Jeremias, Ele
pergunta “Que vês, Jeremias?” Foi a mesma pergunta que Deus
fez ao profeta ao comissioná-lo (Jer.1:11). A maneira como Deus Se comunicava
com Jeremias era peculiar. Aquilo que vemos precisa ser expressado,
verbalizado, reportado. Não basta ver, tem que saber contar o que se viu.
Neste episódio, o profeta chorão, como ficou conhecido Jeremias, vê dois cestos de figos. Ele observa que cada cesto apresenta qualidade diferente de figos. Numa havia figos muito bons, e na outra, figos muito ruins. Não havia meio-termo. Os figos ruins sequer podiam ser ingeridos, de tão ruins que eram. Ambos os cestos estavam diante do Templo, indicando que sua qualidade dependia de sua relação com o Eterno.
Quem estava sendo representado pelos dois cestos?
O cesto de figos bons representava aqueles que haviam sido levados em exílio para a Babilônia. Esses foram enviados de Judá para a terra dos caldeus. O próprio Deus assume a responsabilidade por tal acontecimento. Ele quem levantara Nabucodonosor como instrumento de Seu juízo sobre as nações. Nem mesmo Judá seria poupada. E por isso, os filhos de Judá deveriam se render, sem qualquer resistência. Não se trata de fatalismo, mas da vontade expressa de Deus para aquela situação.
Deus assume o compromisso de cuidar pessoalmente daqueles que fossem levados para a terra dos caldeus: “Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edificá-los-ei, e não os destruirei; plantá-los-ei, e não os arrancarei. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor. Ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, pois se converterão a mim de todo o seu coração”(Jer. 24:4-7).
Basta ler o livro de Daniel, pra conferir que Deus cumprira o que prometera. Os exilados foram recebidos como príncipes, como gente de valor, e não como escravos ou cativos. Deus os honrou em terra alheia.
É importante aqui uma breve explicação. Por que Deus permitiu que os filhos de Judá fossem levados de Jerusalém para a Babilônia? Quando Yahweh introduziu Seu povo na Terra prometida, foi feita uma aliança entre Deus, Seu povo e a terra. Eles poderiam plantar por seis anos consecutivos, mas no sétimo ano a terra deveria descansar. Por 490 anos, eles semearam, colheram, mas não observaram o anosabático em que a terra deveria descansar. Hoje, está comprovado cientificamente que se a terra não descansa, ela fica improdutiva, pois perde os sais minerais.
Chegou a hora da cobrança. Os judeus deviam 70 anos sabáticos à terra. Antes que a terra ficasse estéril, Deus transportou Seu povo para a terra dos caldeus, para que lá passassem 70 anos. Portanto, o exílio do povo significaria o descanso da terra.
Nem todos aceitaram o veredicto divino. Muitos questionaram e se revoltaram contra Deus e a Sua Palavra. E é nesse contexto que Deus levanta Jeremias.
Os que contestaram o veredicto de Deus foram comparados aos figos ruins, tão ruins que não se podia comer (Jer.24:2).
Assim como se lança fora aquilo que não se pode ingerir, “do mesmo modo”, diz o Senhor, “entregarei Zedequias, rei de Judá, os seus príncipes, e o resto de Jerusalém, quer fiquem nesta terra, quer habitem na terra do Egito. Farei que sejam espetáculo horrendo, ofensa para todos os reinos da terra, opróbrio e provérbio, escárnio, e maldição em todos os lugares para onde os lancei. Enviarei entre eles a espada, a fome, e a peste, até que sejam consumidos de sobre a terra que dei a eles e a seus pais” (Jer.24:8-10).
Zedequias, que fora constituído às pressas como rei de Judá, liderou a resistência. “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, dizia o rei postiço. Havia quem preferisse retornar ao Egito, a ter que se render ao Império Caldeu.
Enquanto os “figos bons” haviam sido “enviados” por Deus, os “figos ruins” seriam “lançados”. O contraste seria claramente visível.
Todo movimento tem um líder e um mentor. Nem sempre aquele que lidera é o mesmo que mentoriza. Geralmente, aquele que está no poder necessita ser legitimado aos olhos do povo. Todo anticristo precisa de um falso profeta. Esta é a dobradinha. O falso profeta é aquele que serve aos poderes constituídos em sua rebelião contra Deus. Em vez de denunciar, prefere bajular. Em vez de contestar, prefere corroborar.
Quem respaldava as decisões de Zedequias era um falso profeta chamado Hananias. Este dizia o que o rei queria ouvir. Provavelmente, vivia às custas do palácio real. Veja o que diz a Escritura:
“No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no
quarto ano, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeom, me
disse na casa do Senhor, perante os olhos dos sacerdotes e de todo o povo:
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu quebrarei o jugo do rei
da Babilônia” (Jer. 28:1-2).
Isso era tudo que Zedequias, e os supostos “heróis da resistência” queriam
ouvir: O jugo do rei da Babilônia será quebrado. Aleluia! Quem não se
rejubilaria com uma notícia dessas!
Uma coisa ninguém pode negar: Hananias era um homem convincente, e que parecia acreditar naquilo que dizia. Senão, ele jamais se atreveria afirmar que o cativeiro babilônico duraria apenas dois anos (Jer.28:3-4). Em apenas dois anos tudo voltaria ao normal. Até os utensílios do Templo seriam devolvidos para que os judeus pudessem cultuar a Deus como antes.
Esta é a marca registrada dos falsos profetas: eles sempre dizem o que as pessoas almejam ouvir. Promessas e mais promessas. E tudo isso, a serviço de quem está no poder. Falsos profetas adoram fixar prazos, marcar datas. Eles sabem que as pessoas ficam impressionadas com isso.
E quanto a Jeremias, qual foi sua reação àquela profetada?
“Disse Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o Senhor! O Senhor confirme
as tuas palavras, com que profetizaste, e torne a trazer os utensílios da casa
do Senhor, e todos os do exílio de Babilônia a este lugar” (Jer. 28:5-6).
Será que Jeremais estava sendo irônico, ou ele realmente desejava que se cumprisse a
profecia de Hananias? Dizer “amém” a uma palavra requer concordância. Será que
Jeremias se deixou iludir? Vejamos:
“Entretanto, ouve esta palavra, que eu digo aos teus ouvidos e aos
ouvidos de todo o povo: Os profetas que existiram antes de mim e antes de ti,
desde a antigüidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e
grandes reinos. O profeta que profetizar paz, quando se cumprir a palavra desse
profeta, será conhecido como profeta na verdade enviado pelo Senhor” (Jer. 28:7-9).
Simples assim. Se a profecia se cumpre, o profeta é reconhecido como verdadeiro. Se não
se cumpre, deve ser considerado como mais um falso profeta. Anos atrás, uma
conceituada pregadora profetizou que Jesus voltaria em 2007. O tempo expirou. A
profecia não se cumpriu. Logo, ela acaba de engrossar a infame galeria dos
falsos profetas.
Qualquer um que se atreva anunciar uma data para a volta de Jesus não merece qualquer crédito. Pregadores anunciam de seus púlpitos: Somos a última geração! Aqueles que presenciarão o arrebatamento! Será que tais previsões merecem crédito? Serão eles do time de Jeremias, ou de Hananias?
Jeremias 1 x Hananias 0
Na mente de Hananias, era hora de virar o jogo. Sua reputação estava sendo questionada. Sua estratégia para reverter o placar foi, no mínimo, inusitada.
“Então Hananias, o profeta, tomou o canzil do pescoço do profeta
Jeremias, e o quebrou. Disse Hananias aos olhos de todo o povo: Assim diz o
Senhor: Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei de Babilônia, depois de
passados dois anos completos, de sobre o pescoço de todas as nações. E
Jeremias, o profeta, foi-se embora”(Jer.24:10-11).
Todo mundo ficou impressionado.
Desde que o Senhor revelara a Jeremias o exílio do Seu povo, Deus o orientou a colocar uma espécie de jugo em volta de seu pescoço. Era uma maneira de dramatizar aquilo que estava prestes a acontecer. Haninas, no afã de virar o jogo, arranca o canzil do pescoço de Jeremias, e sem pedir licença, o quebra à vista de todos. Da mesma maneira, Deus quebraria o jugo de Nabucodonosor. Aaaaaahhhhhh! Que coisa impressionante!
Aos olhos do povo, Hananias se tornou também o bem-feitor de Jeremias, pois tirou-lhe o jugo que lhe pesava o pescoço. Porém, por trás daquele gesto aparentemente solidário, estava a intenção de desmoralizar o porta-voz de Yahweh.
Sabe qual foi a reação imediata de Jeremias? Foi-se embora. Era hora de retirar seu time de campo. Não adiantava bater boca com aquele falso profeta. O povo estava do seu lado. Os que haviam sido convencidos por Jeremias já estavam longe a essa hora. Quem permanecia ali era porque dava maior crédito a Hananias. Era hora de intervalo do jogo. O placar está empatado. Mas o segundo tempo viria, quando Jeremias teria recobrado seu ânimo.
Era hora de reunião com o Técnico.
“Veio a palavra do Senhor a Jeremias, depois que Hananias, o profeta,
quebrou o canzil de sobre o pescoço do profeta Jeremias: Vai, e dize a
Hananias: Assim diz o Senhor: Canzil de madeira quebraste, mas em vez dele
terás canzil de ferro. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo
de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a
Nabucodonosor, rei de Babilônia, e servi-lo-ão. Até os animais do campo lhe
darei” (Jer. 28:12-14).
Chega de dramatização! É a hora da verdade! Deus não Se deixa impressionar com as
artimanhas humanas. Seu propósito sempre prevalece.
O enviado do Senhor fala as Suas Palavras. Mas aquele que vai sem ser enviado terá que arcar com o custo de sua iniciativa rebelde. Quem vai sem ser enviado, acaba sendo lançado. Assim como os figos ruins, que se deixaram ludibriar por suas falsas promessas, e por isso, seriam lançados por Deus, aquele que fora sem ter sido enviado, também seria lançado.
“Então disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve, Hananias!
O Senhor não te enviou, mas fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo
que assim diz o Senhor: Eu te lançarei de sobre a face da terra. Este ano morrerás,
porque pregaste rebeldia contra o Senhor. Morreu Hananias, o profeta, no mesmo
ano, no sétimo mês”(Jer. 28:15-17).
Provavelmente, as profecias de Hananias devem ter repercutido para além dos muros de
Jerusalém, chegando aos ouvidos dos exilados na Babilônia. Muita gente se
recusava a desfazer as malas. Estavam ali de passagem. Dois anos passariam
rapidamente. Para desfazer as falsas esperanças que foram incutidas em seus
corações, Jeremias lhes enviou uma carta:
“São estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta enviou de
Jerusalém, ao resto dos anciãos do exílio, como também aos sacerdotes, aos
profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia transportado de Jerusalém para
Babilônia (...) Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os
que foram transportados, que eu fiz transportar de Jerusalém para Babilônia:
Edificai casas, e habitai nelas; plantai pomares, e comei do seu fruto. Tomai
mulheres, e gerai filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos, e dai as
vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas. Multiplicai-vos ali,
e não vos diminuais. Procurai a paz e a prosperidade da cidade, para onde vos
fiz transportar. Orai por ela ao Senhor, porque se ela prosperar vós também
prosperareis (...) Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor,
planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro” (Jer.29:1,4-7,11).
Esta carta era o antídoto contra a alienação que as falsas profecias estavam
promovendo no meio do povo.
Entre 70 anos e apenas 2 anos há uma diferença gritante. Passar setenta anos num lugar é gastar pelo menos duas gerações ali. É tempo suficiente para fazer planos, pra pensar no futuro, para plantar pomares, construir casas, e viver o suficiente para conhecer os netos e bisnetos.
A mensagem do falso profeta parece
de esperança, mas na verdade produz alienação. Ora, se vamos passar apenas dois
anos na Babilônia, não há porque fazer planos, nos integrar à sociedade, e nem
mesmo trabalhar para que ela prospere. A mensagem de Deus foi clara: Orem pela
paz, e trabalhem pela prosperidade da sociedade, pois se ela prosperar, vocês
também prosperarão.
Parece que boa parte dos pregadores e profetas de hoje em dia, está escalado no time de
Hananias, e não no de Jeremias. Fala-se da volta de Jesus de maneira tal, que
não sobra perspectiva pra mais nada neste mundo. Pra quê estudar? Pra quê
gastar cinco anos numa faculdade, se o mundo está prestes a acabar? A exemplo
da profecia de Hananias, o que parece uma mensagem de esperança, na verdade, é
uma mensagem de desesperança.
Não sabemos quanto tempo temos até a volta de Jesus. Mas enquanto Ele não vem, temos que trabalhar pela prosperidade de nossa sociedade. Não podemos nos alienar da realidade que nos circunda.
Estamos aqui porque fomos enviados, e não, lançados. Pertencemos ao cesto dos bons figos. Ao time de Jeremias.
PS.: Não precisamos de quem nos arranque
o canzil, mas de quem nos diga a verdade.
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