Julio Severo
De acordo com a revista Charisma, o teólogo calvinista Dr. R.C. Sproul diz que ele estava “profundamente
mergulhado” em círculos carismáticos na década de 1960 e que depois de receber
cerca de 50 profecias falsas, ele disse para si mesmo: “Sabe, vou viver minha
vida pelo que diz na Palavra, pois sei que o Espírito supervisionou isso.”
Assim, com sua experiência ruim com
profecia, o Dr. Sproul concluiu que não existe nenhum dom genuíno de profecia
nos dias atuais.
Por coincidência, sua experiência ruim
pessoal se alinha com uma forte opinião teológica em muitos círculos
calvinistas: a crença de que Deus não concede hoje dons sobrenaturais como
curas, falar em línguas, profecias e outros milagres. O cessacionismo. Ao que
tudo indica, tudo porque eles tiveram experiências ruins.
Será que os teólogos calvinistas têm
azar?
Vejo igrejas calvinistas ordenando gays,
apoiando o aborto e boicotes contra Israel, especialmente na Europa e EUA. Será
que eu deveria concluir que as igrejas calvinistas não são igrejas cristãs
genuínas?
Tenho muitas vezes ouvido deturpações da
Bíblia por parte de Testemunhas de Jeová e grupos semelhantes. Será que eu
deveria concluir que a Bíblia leva à heresia?
Vinte anos atrás, recebi uma palavra
profética numa reunião de oração em Brasília. A palavra dizia que meu nome seria
conhecido em todo o Brasil. Nunca pedi isso. Mesmo depois dessa experiência
profética, não comecei a orar por isso.
Mas se cumpriu. Anos depois, tive um
livro publicado pela Editora Betânia. Meu livro, “O Movimento Homossexual,” foi
escrito por inspiração profética.
Claro que tenho ouvido deturpações do
dom de profecia, do mesmo jeito que tenho ouvido deturpações da Bíblia. Meu
jeito de lidar com deturpações é saber como testar e examinar. Afinal, a Bíblia
nos ensina: “Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova
todas as coisas e fiquem com o que é bom.” (1 Tessalonicenses 5:20,21 NVI) A
Bíblia ensina a examinar o que é pregado no nome da Bíblia e o que é
profetizado no nome de Deus.
A postura cessacionista tem fortes
divergências entre calvinistas, pois há calvinistas que creem que Deus nunca
cessou Seus dons.
O teólogo calvinista Dr. J. Rodman
Williams, em sua obra “Renewal Theology: Systematic Theology from a Charismatic
Perspective” (Teologia da Renovação: Teologia Sistemática a partir de uma
Perspectiva Carismática), disse: “Deus, o Deus vivo, é o Deus de revelação. Ele
está pronto para conceder por meio de Seu Espírito um espírito de revelação e
sabedoria para conhecermos Cristo mais profundamente e também por meio de
revelação e profecia está pronto para falar a Seu povo. Deus não mudou em Seu
desejo de se comunicar diretamente com aqueles que pertencem a Ele.”
A posição dele aberta ao Espírito Santo
é um contraste total com a posição cessacionista do Dr. Sproul. Há calvinistas
de ambos os lados.
Não sou calvinista, mas estou do lado do
Dr. Williams.
Não vejo na Bíblia apoio para se
rejeitar quando Deus quer dirigir ou falar a nós hoje por meio de profecia.
Sigo uma “Sola Scriptura” que significa “só a Bíblia,” mas temo que quando
alguns teólogos mencionam “Sola Scriptura” (só a Bíblia) o que eles querem
dizer é “Sola Theologia” (só teologia). Nada mais.
Depois de anos vivendo apenas na Suécia,
você começa a falar sueco. Depois de anos vivendo e crendo somente na Palavra
de Deus, você começa a viver sua realidade, principalmente a realidade de seu
Autor. Essa é a real “Sola Scriptura.” Mas depois de anos vivendo e crendo
apenas na teologia, você começa a pensar e falar teologia. Isso é “Sola
Theologia,” muitas vezes compreendida equivocadamente como “Sola Scriptura.”
Fora dos áridos campos de certas
interpretações incorretas da ação e orientação de Deus, as oportunidades são
vastas para pessoas abertas para Ele e Sua Palavra viva.
Anos atrás, me encontrei com George
Otis. Seu pai havia se encontrado com Ronald Reagan em seu rancho em 1970. Na
presença do cantor Pat Boone, um cristão carismático, ele entregou uma palavra
profética para Reagan: “Deus levantará você como presidente dos Estados
Unidos.” Se Reagan tivesse azar, mais tarde ele também poderia contar sobre
suas experiências ruins com profecias.
Contudo, uma falsa profecia nunca anula
a verdadeira profecia. O falso ensino da Bíblia nunca anula o verdadeiro ensino
da Bíblia. A interpretação equivocada da Bíblia ou a profecia falsa não é
desculpa para anular a Palavra de Deus e a orientação profética.
Não há nenhum presidente, no Brasil ou
outro país, que eu admire mais do que Reagan. Como adolescente na década de
1980, defendi Reagan enquanto colegas da minha idade eram ensinados pelos meios
de comunicação a odiá-lo. O pobre Reagan era retratado como a causa de todos os
problemas do mundo. No entanto, ele era meu herói. Eu sempre havia sentido algo
de Deus acerca dele, e quando me encontrei com Otis, tive confirmação sobre
meus sentimentos.
Nas palavras de Paul Kengor, Reagan era
um “guerreiro” contra o comunismo. Como é que eu não poderia admirar tal homem
corajoso quando eu também guerreio contra a heresia marxista no Brasil?
Mas duvido que eu teria condições de
nutrir essa admiração entre os apologetas calvinistas do Brasil hoje.
Nas igrejas protestantes brasileiras, a
defesa da ideologia socialistas tem sido encabeçada por apologetas calvinistas.
Em contraste, a resistência conservadora tem sido encabeçada por
neopentecostais, que estão intrepidamente lutando contra a agenda de aborto e
sodomia.
Um dos principais líderes calvinistas do
Brasil é Ariovaldo Ramos, que é um ex-diretor da Visão Mundial no Brasil. Ele tem publicamente louvado o falecido ditador marxista
venezuelano Hugo Chávez, com quem
ele se encontrou algumas vezes. Ariovaldo tem liderado iniciativas para
criticar líderes neopentecostais, inclusive o pastor assembleiano Marco
Feliciano, que tem sido cruelmente atacado pela grande imprensa do Brasil por
suas posturas muito claras contra o aborto e a sodomia. Ariovaldo é considerado
pela esquerda evangélica brasileira como um “profeta” da Teologia da Missão
Integral, a versão protestante da marxista Teologia da Libertação.
Não há muitos teólogos neopentecostais
no Brasil. Aliás, não conheço nenhum. Mas há muitos conservadores entre eles.
Por outro lado, há muitos teólogos nas igrejas calvinistas do Brasil, mas não
muitos líderes conservadores. Será que deveríamos concluir que a teologia
calvinista traz má sorte para as igrejas?
Os apologetas calvinistas do Brasil têm
encabeçado a luta para promover o liberalismo e o socialismo e, ao mesmo tempo,
a luta contra os neopentecostais. O cessacionismo e a Teologia da Missão
Integral são suas paixões, e o crescimento neopentecostal é o ódio deles.
Assim, será que deveríamos concluir que o calvinismo é um cristianismo falso
por seu mau exemplo no Brasil?
A maior denominação presbiteriana dos
EUA está ordenando homossexuais e cometendo outras abominações. Será que
deveríamos concluir que o calvinismo leva à apostasia?
Você não precisa de orientação profética
para entender que o marxismo é uma heresia. No Brasil, é a heresia mais
poderosa afetando as igrejas. Orestes Brownson (1803–1876), que foi criado como
calvinista e se converteu ao catolicismo, foi provavelmente o primeiro cristão
a alertar os EUA sobre os perigos da heresia marxista.
Se os líderes de igrejas não quiserem
ouvir o que Deus tem para dizer em Seus próprios termos e condições, eles verão
seus rebanhos indo embora, como Brownson fez.
Independente das experiências ruins de
Sproul e outros calvinistas, Deus fala hoje. Se dessem mais atenção a Deus por
meio de Seus dons, eles teriam mais condições de resistir ao violento ataque
socialista contra a igreja e a sociedade.
Se você quiser conhecer essa luta no Brasil,
baixe meu livro aqui: http://bit.ly/11zFSqq
Versão em inglês deste artigo: R.C. Sproul:
There Is No True Prophecy Today
Versão em espanhol deste artigo: R. C. Sproul: No
existe profecía verdadera hoy
Fonte: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:
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