Passava
um pouco da meia noite, no início da madrugada desta quinta-feira. No porto
Santana, distante cerca de vinte
quilômetros de Macapá, a operação de carregamento de um grande navio com
minério de manganês transcorria normal, quando um estrondo foi ouvido, seguido
de um grito do vigilante que se encontrava em uma das extremidades do cais,
alertando para o desastre que estava iniciando: o porto estava desmoronando,
sendo tragado pelas águas do Rio Amazonas, levando junto máquinas, equipamentos
e seis trabalhadores que se encontravam no local.
O desmoronamento do barranco puxou o
navio que tombou sobre o porto, ao mesmo tempo em que produzia uma onda de
tamanho incomum na região, que se deslocou pelas proximidades do porto,
atingindo pequenas e grandes embarcações que se encontravam ali
Porto de Santana (AP) antes do acidente
No
porto da Companhia das Docas, dois navios de grande porte que estavam atracados
tiveram suas amarras rompidas, e ficaram à deriva. Ao longo da margem do rio,
onde habitualmente pernoitam dezenas de pequenas embarcações, que
costumeiramente também servem como dormitórios, não se tem idéia do tamanho do
estrago. Sabe-se de episódios isolados, narrados por pessoas que conseguiram
sobreviver, ou tomaram conhecimento deles
por relatos de quem conseguiu. Durante todo o dia de hoje, quinta,
mergulhadores do Corpo de Bombeiros procuraram os corpos dos seis
desaparecidos, em uma operação de alto risco, dadas as condições de pouca
visibilidade da água, e muita ferragem espalhada. Os mergulhos foram suspensos
às 18h, e voltam nesta sexta.
Hoje a Anglo Ferrows, empresa
proprietária do porto que afundou, se manifestou através de um assessor
informando que “uma grande onda” atingiu o terminal provocando a
desmoronamento, versão com a qual muita gente não concorda, preferindo
acreditar que o porto não suportou o peso e cedeu. Logo mais a estimativa do
número de desaparecidos deve ser alterada. Os seis contabilizados se referem
apenas aos empregados da empresa que trabalhavam no cais. Não se tem idéia de
quantas pessoas estavam nas pequenas embarcações que afundaram nas proximidades
do local do acidente. (Antonio Corrêa Neto).
FONTE:http://www.correaneto.com.br/site/geleia/40144#.UVWhPTdJYi0.twitter
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http://www.mapeamentoespiritual.blogspot.com.br/2013/03/tabua-de-mares-marco-2013-atencao-para.html
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