Por Leonardo Dâmaso
O
ato profético é uma espécie de ritual ou prática que faz parte do sistema
doutrinário e litúrgico de muitas igrejas/seitas, especificamente as
neopentecostais e pentecostais, onde as quais adotaram tal sistema como uma
influência mesclada do judaísmo do AT e suas implicações simbólicas [ainda que
inconsciente ou por ignorância por parte dos pastores e cristãos], das
religiões afro trazidas pelos africanos para o Brasil, pelo espiritismo e pela
umbanda. Todavia, o meu objetivo neste artigo não é analisar as várias
passagens no AT e nem os elementos utilizados como uma espécie de “ato
profético ou fé no trabalho que é feito” nas religiões pagãs que descrevi.
Limitei-me apenas no texto de Atos 19.11-12 por falta de espaço e porque este é
o principal texto utilizado pelos adeptos como base para o ato profético. Desse
modo, vejamos, então, este texto [dentre tantos no AT] utilizado como respaldo
para tal prática pelos adeptos e defensores do ato profético, a saber – Atos
19.11-12.
Atos 19.11-12 – "E
Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem
aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as
enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se
retiravam." ARA
No
texto a lume, Lucas relata ou não que pedaços da roupa de Paulo quando
colocados sobre os doentes eles eram curados? Claro que sim! Entretanto,
precisamos entender primeiro todo o contexto desta passagem e de outros livros
ou cartas do AT e NT que abordam este assunto, ainda que implicitamente para
chegarmos à conclusão correta.
Não
obstante, o lugar no qual ocorreu este fato, ou seja – das pessoas pegarem
pedaços da roupa de Paulo para colocar sobre os doentes foi na cidade de Éfeso,
onde Paulo empreendeu sua terceira viagem missionária (At 19), permanecendo lá
cerca de três anos (AT 19.31). Se analisarmos meticulosamente todo contexto da
cidade de Éfeso e o contexto em geral das Escrituras, conforme salientei acima,
iremos perceber que Éfeso era uma cidade mística e supersticiosa, onde imperava
a idolatria e o culto a Diana dos Efésios (At 19.24-28; 18-19). Havia um templo
nesta cidade onde esta falsa divindade era cultuada. Contudo, doravante ao
misticismo que predominava em Éfeso, muitos ali, ainda não cristãos e até
alguns que já haviam se convertido ao evangelho de Cristo Jesus através da
pregação de (Priscila e Àquila, possíveis fundadores da igreja de Éfeso), não
tinham quase conhecimento algum da Escritura. Estes novos convertidos eram
pessoas leigas e incautas em relação às Escrituras, os quais tomavam pedaços
das roupas de Paulo e colocavam sobre os enfermos, onde, mesmo assim [por
ignorância], Deus curou várias pessoas conforme é descrito em (At 19.11-12).
Por
outro lado, embora Deus tenha curado inúmeras pessoas através dos pedaços de
roupa de Paulo, conforme é mencionado no capítulo 19 de Atos, porém, em todo o
Novo Testamento não encontramos nenhuma permissão ou ordem de nenhum apóstolo
ou até do próprio Senhor Jesus nos evangelhos “ensinando ou orientando a
prática de atos proféticos”. Podemos procurar que sequer vamos encontrar uma
passagem sobre isto! Deus, em Atos 19 fazia maravilhas pelas mãos de Paulo,
porém, ELE PERMITIU PELA SUA MISERICÓRDIA QUE AS PESSOAS FOSSEM CURADAS PELAS
ROUPAS DO APÓSTOLO assim como a sombra de Pedro curava (At 5.15).
Deus
não leva em conta os equívocos cometidos por muitos cristãos sinceros e
nascidos de novo no início da conversão em pregações e no serviço prestado a
Ele por falta de maturidade e conhecimento das Escrituras. Contudo, em toda a
passagem de Atos 19 Deus “não diz que devemos fazer isto hoje ou que ele
aprovava tal atitude dos Efésios”. É importante destacar também que os sinais e
prodígios operados pelos apóstolos e por outros cristãos que não eram
apóstolos, como Estevão, por exemplo, eram necessários nesta época “singular”
em que o Cristianismo estava sendo expandido às nações para:
1
- Apontar para a pessoa de Cristo como o filho de Deus, Deus e a sua obra
redentora (Mc 2.1-12; At 2.1-38; 3.1-26). 2 - Atestar que a mensagem que o
apóstolo anunciava e o próprio apóstolo vinha da parte de Deus (At 2.14-41;
5.12-16; 10.34-48). 3 - Fortalecer a fé dos cristãos (Jo 20.30-31; At 14.1-3).
Por
fim, os Efésios eram pessoas místicas, supersticiosas, idólatras e pessoas sem
entendimento ou com pouco conhecimento das Escrituras, no caso dos novos
convertidos. Sendo assim, não devemos imitar ou adotar o ato profético hoje
como um sistema doutrinário para igreja. Não há apoio em toda a Escritura para
isto!
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