quinta-feira, 15 de setembro de 2011

15.09 - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LINFOMAS


Você sabe o que é câncer linfático? É frequente o desconhecimento desse tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Infelizmente, este tipo de câncer atinge milhões de pessoas em todo o mundo. E mesmo a imprensa noticiando casos deste tipo de câncer, como no último mês, quando foi revelado a doença no ator Reynaldo Gianecchini, a falta de informação faz que o diagnóstico seja muito tardio. Mas o câncer tem cura, desde que diagnosticado rapidamente. É o caso da presidente Dilma Rousseff , que depois do tratamento está totalmente curada.

Tentando reverter a situação de desinformação, foi criado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, definido como 15 de setembro como a data que marca o dia. E para que o Brasil se conscientize ainda mais, a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) desenvolve todo ano campanhas de incentivo e conscientização, prevendo que os brasileiros estejam mais atentos a essa doença.

Todo dia, cerca de mil pessoas são diagnosticadas como portadoras da doença, que além de ser silenciosa e muitas vezes não apresentar sintomas preocupantes, é desconhecida por uma grande parte da população mundial. Segundo a ABRALE “a incidência anual de linfomas praticamente dobrou nos últimos 35 anos.”  

Veja os sintomas desta doença:  

- se estiverem próximo à pele, no pescoço, axilas e virilhas – apresentação de linfonodos aumentados e indolores
- região do tórax – tosse, falta de ar e dor torácica
- região da pelve e no abdômen – plenitude e distensão abdominal
- outros sintomas: febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, coceira na pele

Se você souber de alguém que tem complicações em lugares como pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha, aconselhe a procurar imediatamente um médico, que se caso for linfoma, ela possa ser tratada a tempo. Ajude o mundo a curar-se dessa doença, busque saúde e bem estar de todos, participe você também do Movimento Contra o Linfoma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com