quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A MAÇÔNICA ESTÁTUA DA LIBERDADE em 5 de AGOSTO de 1854 foi colocada a pedra fundamental..


«A vitória do Movimento Revolucionário de 1776, que deu origem à República dos Estados Unidos da América, foi também uma vitória da maçonaria, pois os ideais maçônicos de Liberdade e Igualdade foram os alicerces para a construção do novo país. 
A recém-nascida nação foi uma espécie de laboratório para a construção da primeira sociedade democrática do mundo, onde se organizou um governo que “em certo sentido, nascia de baixo para cima”
Dois maçons notáveis contribuíram para a declaração de Independência dos Estados Unidos da América: George Washington e Benjamin Franklin
O último ao lado de Thomas Jefferson, atuou como um dos “principais articuladores do ideário republicano – alicerçado no pensamento iluminista de Locke, Hobbes, Rousseau e Montesquieu – e sorvido por Benjamin Franklin nas Lojas e na literatura maçônica que conheceu”. 
A declaração de Independência dos Estados Unidos, elaborada por Thomas Jefferson“é o melhor exemplo do pensamento iluminista de Locke, Hobbes e Montesquieu tornado praxis na edificação da nova sociedade”
Este importante documento “exalta os valores eternos da liberdade e igualdade, que são fins supremos da maçonaria
A estátua da liberdade que é uma síntese dessas idéias foi construída por um maçon e inaugurada numa cerimónia maçônica.

O construtor da estátua da liberdade foi o maçon Frederic-Auguste Bartholdi. […] Retornando a França, com a ajuda de uma campanha de nível nacional feita pela maçonaria, levantou a quantia de 3.500.000 francos franceses, uma quantia muito grande para a época (1870). 
Para o rosto da estátua, escolheu o rosto da sua própria mãe. 
A estrutura em que a estátua se apoia foi construída por Gustave Eiffel, o famoso construtor da Torre Eiffel. 
O pedestal sobre o qual se apoiaria a estátua seria construído e financiado pelos americanos
Para tal, o navio Bay Ridge, levou para a ilha de Bedloe (onde hoje está erguida a estátua) cerca de 100 maçons, onde o principal arquitecto do pedestal, o maçon Richard M. Hunt, entregou as ferramentas de trabalho aos maçons construtores. […] 
A pedra fundamental (a primeira pedra) foi então assentada conforme ritualística maçônica própria para esses eventos. 
As peças que iriam compor a estátua chegaram ao porto de New York em Junho de 1885; foram montadas sobre a estrutura construída por Gustave Eiffel. 
A estátua foi inaugurada em 28 de Outubro de 1886
O presidente Grover Cleveland presidiu à cerimónia e o maçon Bispo Episcopal de New York fez a invocação. 
O maçon Bartholdi retirou a bandeira francesa do resto da estátua. 
O principal orador da cerimónia foi o maçon Chaucey M. Depew, senador dos Estados Unidos. (in, O que Você Precisa Saber sobre Maçonaria, Elias Mansur Neto, Mestre Maçon, Universo dos Livros Editora, S. Paulo, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com