sábado, 21 de janeiro de 2017

Matéria do Correio Brasiliense mostra qual era o modelo de avião que caiu matando o ministro Teori

Reprodução

Avião de Teori foi desenvolvido a partir de queda em que todos sobreviveram

King Air foi desenvolvido a partir de avião que sofreu acidente durante voo demonstrativo, lotado de militares, em que todos saíram caminhando da aeronave. A linha chegou a ser usada pelo presidente norte-americano Lyndon B. Johnson em 1966


O avião que caiu na tarde desta quinta-feira (19/1) e matou cinco pessoas, entre elas o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), estava com a documentação em dia, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017. A aeronave estava registrada no nome da empresa Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleira, que pertence a Carlos Alberto Fernandes Filgueiras. O Grupo Emiliano tem uma rede de hotéis de luxo, com uma unidade em São Paulo e outra no Rio. Filgueiras era amigo de Teori Zavascki.
O avião em que estava Teori era nova, nunca havia sofrido uma avaria.  Moderno o modelo da aeronave é considerado seguro. O King Air é um sucesso mundial de vendas, pois atende os mercados de alto poder aquisitivo norte-americano e europeu, compostos basicamente de pecuaristas, empresários e executivos que precisam de um tipo de transporte confortável e rápido, mas sem abrir mão da flexibilidade operacional para pousar e decolar em pistas curtas.

Estrutura e robustez

A história da Beech Aircraft Company iniciou em 1932, quando foi fundada por Walter H. e Olive Ann Beech. Em meados 1964, era lançado o famoso King Air.

Em 28 de agosto de 1958, foi registrado o primeiro voo da Beech Aircraft Queen Air, uma inspiração vinda do sucesso que foi o Bonanza e o seu “irmão” Twin-Bonanza, que teve início de produção em 1949. Tratava-se de um bimotor que chamava atenção pela sua ótima estrutura e robustez. 

O Twin-Bonanza conquistou os militares norte-americanos quando, em um acidente durante voo demonstrativo, lotado de militares, todos saíram caminhando da aeronave. Após o ocorrido, foram adquiridas 216 unidades das 994 produzidas, que, na visão do exército norte-americano, era um avião forte e seguro.

E o que o King Air tem a ver com um bimotor a pistão? Devido a sua falta de potência com motores a pistão e o fracasso do Queen Air 88 pressurizado, a Beechcraft necessitava de um avião versátil, forte e com potência o suficiente que pudesse ser pressurizado sem sofrer grande perda de performance.

Teori Zavascki

Mesmas características

Daí veio a ideia do King Air, um avião com todas as características citadas acima, desenvolvido com uma combinação do Queen Air com a  Pratt & Whitney Canada PT6A-6 . Este avião seria o modelo 87 baseado no Queen Air A80. Após 10 meses de testes, o King Air 87 seria entregue às Forças Armadas dos Estados Unidos.

Em janeiro de 1964, o modelo definitivo, batizado de King Air 65-90, alçou seu primeiro voo. O turboélice equipado com dois motores Pratt e Whitney PT6A-6 e pressurizado já causava desejo no mercado aeronáutico norte-americano, pois, no fim de janeiro, 152 aeronaves já haviam sido encomendadas e em outubro de 1964 era entregue a primeira encomenda.

Em 1966 depois de 112 modelos do 65-90, a Beechcraft fez algumas alterações e deu início a venda do 65-A90 com alterações nos motores, passando a ser a PT6A-20. Com o sucesso de produção, completando 206 aeronaves modelo 65-A90 em menos de dois anos, a Beechcraft mudou novamente. Dessa vez, para o modelo King Air B90, sendo que o primeiro foi produzido em 1968.

A Beechcraft produziu alguns modelos designados para as forças armadas, entre 1967 e 1971, mas todos eles sem o sistema de pressurização, chegando a 162 aeronaves.

Após outros modelos, entre eles o C90, surgiu um modelo com melhorias na parte de pressurização e motores, o King Air C90-1, que entrou em produção em 1982.

Confortável e rápido

O King Air B-200 nasceu no início da década de 1970, mas sob outra denominação, King Air 100 e posteriormente, na década de 1980, recebeu a denominação definitiva King Air B-200.

Para atender os mercados de alto poder aquisitivo norte-americano e europeu, compostos basicamente de pecuaristas, empresários e executivos que queriam e precisavam de um tipo de transporte confortável e rápido, mas sem abrir mão da flexibilidade operacional para pousar e decolar em pistas curtas, a fabricante Beechcraft disponibilizou a motorização Pratt & Whitney PT6-A com potência aumentada para 850 shp cada.

Na década de 1990, esse rico mercado passou a exigir mais e, como consequência natural, a Beechcraft colocou à disposição de seus clientes o Super King Air 350, com fuselagem ainda mais alongada para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração adotada, preservando as mesmas características de praticidade dos modelos anteriores, com flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas, sem perda de qualidade de voo.




Saiba mais sobre o King Air:

Mais de 7.200 aeronaves vendidas.


Essa aeronave é utilizada em diferentes tipos de operações, entre elas o serviço aeromédico que  cumpre muito bem seu papel, ajudando a salvar vidas, não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro. Por exemplo, a guarda costeira do Japão utilizou o Super King Air 200T para salvar vidas no terremoto e tsunami, ocorrido em Tohoku, em Março de 2011.

É o avião mais popular na realização do serviço aeromédico. Sem dúvida pela sua grande eficiência e segurança.

O Super King Air vem sendo fabricado desde 1974, marcando a história com a maior produção contínua de turboélices, sendo que em 1996 sofreu uma alteração no nome e retiraram o termo “Super”, ficando apenas King Air B200, B200GT, B300...

A linha King Air chegou a ser usada pelo presidente norte-americano Lyndon B. Johnson em 1966, modelo B90 com algumas modificações. Esta aeronave hoje está exposta no Museu de Wright-Patterson Air Force Base, em Ohio, Estados Unidos.

São mais de 60 milhões de horas voadas no mundo inteiro.

Com informações do Blog Helisul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com