sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Macapá - Amapá (AP) - Um lugar bonito à beira do Rio Amazonas e na "Linha do Equador"


Esta é a maior construção fortificada da América do Sul, construída na época da colonização para garantir possa das terras da região norte do país!
A constução da fortaleza foi autorizada no reinado de D. José I (1750-1777), que junto com seu primeiro ministro, marquês de Pombal, determinaram sua construção.
Em 1751, foi nomeado governador do Estado do Grão-pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Ele estudou a situação geográfica e escreveu ao rei d. João I relatando sobre a necessidade de fortificar Macapá. Acreditava que isto fosse resolver o problema de limite com os franceses, pois os obrigaria a respeitar a divisa pelo rio Oiapoque ou rio Vicente Pinzón (1758).
A obra somente foi iniciada em 29 de janeiro de 1764, pelo governador do Estado do Grão-pará e Maranhão, Ateíde Teive. Do início do projeto até a sua inauguração decorreram 18 anos. A mão de obra era composta pela corporação do exército, além da mão de obra compulsória escrava, composta em sua maior parte por índios capturados oficialmente na região, e de negros africanos. Os índios foram usados basicamente no transporte de pedras em canoas do rio Pedreiras até o local da construção! (Fonte: O Amapá na mira estrangeira - Morais, Paulo Dias/ Rosário, Ivoneide Santos do/ Jurandir Dias - 2003 / JM Editora Gráfica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com