domingo, 9 de junho de 2013

BÍBLIA TORNA-SE BEST-SELLER NA SECULARIZADA NORUEGA

Talvez não causasse surpresa em algum país onde o cristianismo evangélico mais cresce, mas esperar que numa secularizada, paganizada e moderna Noruega a Bíblia se tornasse no best-seller Nº 1, seria algo de impensável...mas essa é a inesperada realidade: uma nova versão actualizada da Bíblia na língua norueguesa está- se tornando tão popular que até destronou o best-seller mundial "As 50 sombras de Grey".
O súbito e inesperado interesse pela Palavra de Deus também subiu aos palcos, com uma peça teatral de 6 horas denominada"Bibelen" - palavra norueguesa para Bíblia - a conseguir atrair 16.000 pessoas num espaço de 3 meses, numa maratona teatral que terminou nestes últimos dias num dos teatros mais famosos da Noruega.
Alguns responsáveis da Igreja Luterana (Igreja do estado) chegaram quase ao ponto de chamar "avivamento" a esta inusitada "viragem", vendo mesmo assim este recente interesse pela Bíblia como uma prova de que ela ainda se faz ecoar num país onde apenas um por cento dos 5 milhões de habitantes assistem regularmente aos cultos religiosos.
"Os pensamentos e as imagens da Bíblia ainda têm um impacto sobre a forma como experimentamos a realidade," - afirmou Karl Ove Knausgaard, um dos vários famosos autores noruegueses convidados para participar na tradução.
Há no entanto estudiosos que não se deixam surpreender com o sucesso da peça teatral ou da nova tradução da Bíblia, alegando que a fé é um assunto íntimo pessoal nesta nação de taciturnos escandinavos que habitualmente se afastam da vida citadina de forma a passarem as férias em propriedades remotas na solidão das montanhas, fiordes e florestas.
"A frequência aos cultos nas igrejas é uma medida irrealista do estado da fé nos noruegueses," - afirmou o Dr. Thorgeir Kolshus, pós-doutorado pela Universidade de Oslo, acrescentando: "Para os noruegueses a religião é um assunto do foro íntimo."
Este interesse pela Bíblia também pode ter a ver com a forte presença de imigrantes no país, cerca de 258.000 nestes últimos 6 anos, sendo que sessenta por cento se identificam como cristãos. Os restantes são muçulmanos, budistas e hindus.
Para Anne Veiteberg, presidente da Sociedade Bíblica da Noruega, o interessante é que"agora que estamos face a face com outros credos, os noruegueses começam a ganhar um maior interesse na sua própria fé."
Tendo vendido quase 160.000 cópias, esta nova versão simplificada da Bíblia tornou-se no livro mais vendido na Noruega durante todo o ano de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com