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Por John White
O
evangelismo não é uma lavagem cerebral
A primeira vez que vi a “lavagem cerebral” evangelística foi na
Inglaterra, em 1945. Eu havia recebido a tarefa de ajudar uma jovem que “viera
à frente” na noite anterior, mas que acordara no dia seguinte reconhecendo
haver caído em uma armadilha que a levara a tomar uma decisão apressada. Sua
angústia e confusão perturbaram-me profundamente.
Alguém poderia argumentar que a conversão da jovem foi genuína e que sua
reação subseqüente foi inspirada por Satanás. Lembro-me de que naquela ocasião
adotei esta opinião. Agora, porém, estou mais inclinado a pensar que sua
conversão foi psicológica e não espiritual.
Deixe-me definir meus termos.
Em certo sentido, toda conversão é psicológica. Toda conversão inclui
uma decisão e uma mudança de perspectiva. Ora, decisão e mudança de perspectiva
são fenômenos psicológicos. Mas, enquanto as alterações emocionais de uma
conversão espiritual resultam da ação de Deus, em uma conversão puramente
psicológica tais alterações resultam de uma técnica empregada ou de uma pressão
emocional. Não representam um milagre da graça.
Esta distinção começou a resplandecer em minha mente quando ouvi falar
sobre as técnicas de “doutrinamento” usadas pelos comunistas chineses, logo
depois da revolução na China. Eles organizavam grandes concentrações com
testemunhos pessoais, coros, oradores “dinâmicos”, apelos e obreiros pessoais —
tudo comunista. Imitação fraudulenta do diabo? Não exatamente. Pelo contrário,
era a maneira chinesa de empregar, aberta e deliberadamente, as técnicas que
alguns evangelistas (talvez de modo inconsciente) usam para obter convertidos.
Nossas mentes estão sujeitas a determinadas leis e, em grau limitado,
estão abertas a manipulações. Se, em uma multidão numerosa, me fizerem rir e,
depois, chorar; e, em seguida, rir e chorar novamente; e se, em adição a isso,
repetirem certas frases com insistência e, alternadamente, me falarem e me
consolarem, a minha mente, se eu não estiver vigilante, se tornará cada vez
mais flexível nas mãos daqueles que assim agem para comigo.
Poderei chegar a um ponto em que farão comigo o que desejarem. Meu juízo
perde a sua sensibilidade, minha consciência se inflama, minhas emoções fazem
tudo parecer diferente. Se, em tal condição, eu tomar a decisão que desejarem
que eu tome, não importando qual seja esta “decisão”, provavelmente
experimentarei alívio, alegria e paz. Este é um fenômeno psicológico bem
conhecido. As suas técnicas também são bastante conhecidas. Ainda que eu
permaneça alerta, talvez seja difícil resistir, pelo menos temporariamente.
A conversão espiritual autêntica é muito mais profunda. Possui uma
dimensão imaterial, não-psicológica. É acompanhada por uma alegria e uma paz
mais do que temporária. A conversão autêntica dá lugar à mansidão, à fome e
sede de justiça, à humildade de espírito e a todos os frutos da justiça.
Se você é um pregador do evangelho, compete-lhe saber o que está
fazendo. Tenha cuidado para não utilizar suas habilidades como pregador na
realização de psicoterapia coletiva. Lembre-se de que está colaborando com o
Espírito Santo. Você deve ter cautela em almejar grandes números de conversões,
para que não tente realizar a obra que compete ao Espírito Santo. Seu trabalho,
como pregador, consiste em explicar a Palavra de Deus, mostrando como ela se
aplica. A obra do Espírito Santo consiste em fazer a Palavra arraigar-se na
consciência do homem, a fim de que este permaneça sob o efeito da convicção.
Portanto, não brinque com a consciência do pecador, relatando-lhe histórias
espantosas. Permita que o Espírito Santo realize a convicção e desperte o
temor. As histórias servem para esclarecer pontos obscuros da mensagem, não
para produzir calafrios na congregação.
Isto significa que todas as técnicas de evangelismo estão erradas?
Não, não penso assim. É impossível fazer qualquer coisa sem alguma
técnica. Precisamos de técnicas para comunicar a verdade com clareza. Prefiro
dizer que as técnicas se tornam imorais quando, consciente ou
inconscientemente, nós as utilizamos para manusear a vontade, as emoções ou a
consciência de outrem; quando adquirem maior importância, em nossos
pensamentos, do que o Espírito de Deus; quando os resultados se tornam mais
importantes do que as pessoas.
Emoções falsas
Não sou contra as emoções na pregação, e sim contra o emocionalismo. Não
me declaro contrário à persuasão fervorosa, e sim contra os truques utilizados
para levar um homem a mudar de opinião. Paulo pleiteava com homens e mulheres,
chorando enquanto os exortava. Uma atitude magnífica! Porquanto o evangelho de
Jesus Cristo não consiste de uma inexpressiva proposição intelectual, e o
destino de um homem impenitente não é uma questão de simples interesse
acadêmico.
Por conseguinte, que haja lágrimas e não os que “arrancam lágrimas”; que
haja persuasão e não as técnicas persuasivas. Em áreas não- espirituais, quando
tratamos sobre algo que nos preocupa, lemos livros e manuais para aprender
técnicas persuasivas, a fim de levarmos os indivíduos a tomarem decisões.
Porém, na pregação, prefiro mais um pregador que chora e uma congregação de
olhos enxutos do que o contrário. O pregador tem algo a respeito do qual pode
chorar. Ele enxerga, ou deveria enxergar, como as pessoas realmente são, e sua
tarefa consiste em transmitir o que vê. E neste processo talvez não seja capaz
de controlar suas emoções.
O perigo das manipulações psicológicas não se limita às grandes
concentrações de pessoas. As técnicas de evangelismo pessoal podem ser
igualmente perigosas.
Vocês já se encontraram com pessoas que lhes perguntaram: “Oh! Será que
passei pela experiência?” Ao questioná-las, vocês descobriram que elas haviam
“aceitado o Senhor”, quando algum evangelista pessoal excessivamente zeloso
apenas as pressionou demais. É verdade que alguns desses “convertidos” podem
ser pessoas regeneradas que estão se afastando do Senhor. Mas estou igualmente
certo de que a maioria destes casos resulta da “lavagem cerebral” evangelística
aplicada por certos “obreiros pessoais”.
Parte de nossa dificuldade se origina de nosso desespero em busca de
resultados. Os pastores que trabalham de “tempo integral” têm de provar que
estão labutando de tal modo que merecem seu salário. São obrigados a obter
resultados e se desesperam por desejarem ser bons agentes de vendas do seu
produto. Os que estudam para o ministério evangélico tentam provar seu
desempenho cristão (como alguns guerreiros índios provam sua masculinidade)
arrancando alguns escalpos.
Ora, os resultados nos deixam perplexos. Não estou dizendo que não
devemos ficar preocupados, quando as pessoas ao nosso redor não se deixam levar
à salvação. De fato, neste caso deveríamos ficar extremamente preocupados.
Entretanto, os resultados precisam ser genuínos, a fim de que tenham qualquer
valor. É a regeneração que torna o pecador apto para o céu, e não a manipulação
de uma conversão psicológica.
O que posso dizer sobre os motivos que tenho em mente, quando busco
resultados? Eles se originam de um sincero interesse pelo meu próximo?
Originam-se do amor de Cristo que me constrange? Anseio pela glória de Deus? Ou
simplesmente estou procurando comprovar algo?
Motivos falsos
Outro problema que está por trás de nossa paixão por resultados é que
pertencemos à cultura do agente de vendas. O verdadeiro representante de nossa
época não é o cientista, nem o herói do espaço, e sim o vendedor. Este é o
homem que realmente mantém as rodas girando.
Ora, o sucesso de um vendedor é medido pelo número de coisas que ele
pode vender. Se estiver vendendo, então, ele é sucesso.
Muitos vendedores são assaltados por dúvidas secretas quanto à qualidade
do produto que vendem. Têm de reprimir essas dúvidas, usando as técnicas nas
quais foram treinados. Na realidade, as grandes companhias têm as suas próprias
técnicas que visam manter em alto nível a moral dos vendedores.
O vendedor deve vestir-se bem e dirigir um automóvel. Isto cria uma aura
de sucesso; e isto gera mais sucesso. O vendedor deve estar interessado nos
seus clientes, e seu interesse deve ser “genuíno”. (Todavia, qualquer interesse
pode ser genuíno quando o motivo final é uma venda, a comissão e o sucesso?) O
vendedor tem de mostrar não apenas a virtude de seus produtos, mas também que o
seu produto é exatamente aquilo do que seu cliente necessita.
Vivendo em um mundo de vendedores que batem de porta em porta, em um
mundo de seus parentes mais sofisticados: os comerciais de rádio e televisão, a
propaganda de revistas e os milhares de truques publicitários, é natural muitos
imaginarem que o evangelho é apenas mais alguma coisa a ser vendida. Por isso,
muitos ensinam abertamente que o evangelismo é uma questão de boa técnica de
vendas.
As comparações são óbvias. Na realidade, possuímos algo do que o mundo
inteiro necessita. Temos a responsabilidade de levar o conhecimento desse Algo
(ou Alguém) a toda criatura. O fator tempo é importante. Homens e mulheres
deveriam estar fazendo decisões favoráveis por nosso Produto (desculpem esta
palavra tão repugnante).
No entanto, há certos perigos nesta comparação. D. Maria pode (devido às
técnicas do vendedor) comprar vassouras, para mais tarde perceber que isso não
era o que ela queria. Até certo ponto, embora muito sutilmente, ela foi vítima
de “lavagem cerebral”. Isso poderá deixá-la perturbada, mas não será uma grande
tragédia. Muito mais trágica é uma decisão de seguir a Cristo que representa apenas
a anuência do decidido à “técnica de vendas” do evangelista.
Esperança falsa
Em primeiro lugar, se o Espírito Santo não tiver agido em seu coração,
esse indivíduo não terá nascido de novo. Sua “fé” não será a fé que conduz à
salvação. Terá uma esperança falsa.
Se, por outro lado, ele reagir contra a sua “conversão”, sua resistência
ao evangelho aumentará muito no futuro. Em todo o mundo, existem grandes
multidões que estão duplamente vigilantes contra o evangelho, por haverem
passado por uma experiência espúria de conversão.
Acrescente-se a isto o fato de que a filosofia de vendedor está repleta
de precipícios morais. É contrária à própria natureza do testemunho do
evangelho. Vestir-se bem? Para quê? Para impressionar? Por amor ao testemunho?
Será que o testemunho consiste de um terno impecável e roupas bem passadas? Ou
estaremos confundindo testemunho com reputação e “imagem pública”?
E, o que é pior, você é um daqueles que está procurando exibir uma
aparência vitoriosa, “para atrair pessoas a Cristo”? Isto, naturalmente, é o
equivalente espiritual das roupas bem passadas. Você sorri (ou pelo menos
espera-se que o faça), visto que o crente é um homem cheio de alegria. Você
tenta ser semelhante a Cristo, embora não tenha uma idéia clara do que significa
ser semelhante a Ele.
Faz parte da técnica. Você deve atrair pessoas a Cristo. E, se isto
significa que deve suprimir uma parte do seu verdadeiro “eu”, desempenhando um
grande papel em público, isto faz parte do testemunho. Mas o seu verdadeiro
“eu” surge repentinamente no dormitório, onde não há ninguém, exceto Deus, para
vê-lo. E, quanto a Ele, isso não tem importância. Ele não é um cliente; Ele já
se encontra do lado certo.
Nunca lhe passou pela mente que a essência do testemunho (parte
importantíssima da evangelização) é apenas honestidade franca? Você é sal, quer
sinta isso, quer não. A Bíblia não ensina que o crente deve agir como sal,
somente declara que ele é sal. Você é luz. Deus realizou algo em sua vida. Não
tente brilhar. Permita que resplandeça a luz que Deus colocou ali.
Existência honesta
Ora, para que a luz do crente brilhe, nada é mais importante do que a
honestidade. Temos de ser honestos perante os incrédulos. De fato, essa
honestidade, por si mesma, constitui noventa por cento do testemunho. O
testemunho não consiste em levantar uma fachada cristã com o propósito de
convencer possíveis clientes. Testemunhar é ser honesto, é ser veraz quanto ao
que Deus nos fez, tanto em nosso falar como em nossa conduta diária.
Tal honestidade exigirá que você fale a respeito de Cristo aos
incrédulos com quem estiver conversando. O fato de que, no passado, você teve
de criar oportunidades para falar sobre assuntos espirituais comprova que, no
subconsciente, você estava evitando as oportunidades que lhe eram
constantemente apresentadas.
Todos nós ocultamos a nossa verdadeira personalidade por trás de uma
fachada. Para preservarmos a imagem que criamos é necessário que falemos e nos
comportemos de determinada maneira. Nossa conversa é designada a criar certa
impressão nas pessoas com quem falamos, a fim de que edifiquemos ou preservemos
a nossa própria imagem, que desejamos vender. Ora, para muitos de nós, o
“testemunho” significa adicionar determinadas características cristãs a essa
imagem.
O verdadeiro testemunho, por outro lado, consiste em abandonar a fachada
por trás da qual nos escondemos, e não em modificar tal fachada. Viver por trás
de uma fachada é o mesmo que ocultar a lâmpada debaixo de um balde. E a
falsidade é opaca em relação à luz divina.
Ora, se você é honesto, ao menos parcialmente (a honestidade total é
rara e difícil), na conversa que tiver com o incrédulo, descobrirá que é
extremamente difícil não falar sobre coisas pertencentes ao cristianismo
bíblico. Você diz que é difícil testemunhar? Eu lhe asseguro, porém, que com um
pouco de honestidade é quase impossível não testemunhar.
Ignorância honesta
Ora, a honestidade também exige que admitamos não saber tudo. Um bom
vendedor jamais fica sem resposta. Mas você não foi chamado para ser um
vendedor, e sim uma testemunha. E isto significa que você deve ser franco a
respeito do que sabe e do que tem experimentado.
Você está esperando até que tenha todas as respostas, antes de começar a
testemunhar? Não o faça. De todos os modos, busque meios de responder às
questões, mas não adie seu testemunho até que obtenha todas as respostas.
Esteja preparado para dizer que não sabe isto ou aquilo. Ninguém ficará
surpreendido. Deus não depende dos poderes de argumentação dos crentes.
Há algum tempo, estudantes do Instituto Bíblico Moody tiveram uma
reunião na Universidade de Chicago. Durante o período de debate, foram
apresentadas algumas perguntas difíceis. Os estudantes do Instituto Moody
tiveram o bom-senso de admitir que não podiam responder certas inquirições. A
honestidade deles fazia parte integral do seu testemunho.
E isto cumpriu o seu propósito. Um membro do corpo docente da
Universidade de Chicago expressou publicamente seu interesse por ouvir mais.
Afirmou que, pela primeira vez, havia encontrado crentes que admitiam não saber
tudo. Ele afirmou que isto, ao invés de diminuir sua confiança neles, na
realidade, despertou-a.
Avaliação honesta
A honestidade também exige que reconheçamos nossos fracassos. Fracassar
é algo ruim, mas enganar a respeito do fracasso é muito pior. O fim nunca
justifica os meios.
Não quero dizer com isto que a honestidade consiste em extravasar os
nossos piores instintos. Afirmo, porém, que admitir a própria indignação é
melhor do que fingir não estarmos indignados. Também afirmo que admitir o
fracasso, em nossa vida cristã, ao invés de ser prejudicial ao nosso
testemunho, pode até constituir uma parte dele. Nossa própria honestidade é um
testemunho. É mister grande graça e coragem espiritual para admitir o fracasso.
Somente o homem que não se preocupa consigo mesmo, nem com sua imagem pública,
tendo em vista exclusivamente o seu Senhor, será capaz disso.
O pecado e o fracasso não expõem Cristo ao opróbrio? É verdade. No
entanto, o opróbrio não é removido quando encobrimos o pecado. É evidente que
ninguém pode cuidar deste problema, enquanto não for suficientemente honesto
consigo mesmo e, quando necessário, com seus semelhantes no que diz respeito a
este assunto.
Não espere até ser perfeito para testemunhar de Cristo. O testemunho
envolve a franqueza em todas as ocasiões, inclusive agora. Jamais encubra uma
fraqueza sua com a finalidade de testemunhar. O que o mundo espera ver não é um
crente perfeito, e sim o milagre da graça de Deus agindo em um crente fraco e
imperfeito.
Muitos crentes de nossos dias têm a trágica e errônea idéia de que
desempenham um papel extremamente importante na conversão de um pecador.
Devemos exortar o pecador, não porque nossa exortação seja capaz de salvá-lo, e
sim porque não podemos agir de outra maneira. Fazendo isto, seremos autênticos
em relação ao que o Espírito Santo está fazendo em nós. O Espírito Santo é
Aquele que verdadeiramente tem a incumbência de cuidar de uma alma
recém-nascida. Desempenhar o papel dEle é perigoso, imoral e blasfemo.
Acredito que, no evangelismo moderno, tanto público como pessoal,
estamos trocando nosso direito de primogenitura por um prato de lentilhas.
Julgamos estar seguindo o Espírito Santo, quando, na realidade, estamos
seguindo apenas uma psicologia barata. Não estamos apresentando uma Pessoa, e
sim promovendo um símbolo. Fomos chamados à glória e à honra de sermos
testemunhas do Senhor da História e do Redentor da humanidade, porém temos
apenas produzido confusão por meio de todas as nossas técnicas que visam “obter
decisões”.
É tempo de abandonarmos nossos enganos blasfemos, permitindo que nossa
luz brilhe diante dos homens, a fim de que glorifiquem nosso Pai, que está no
céu.
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