segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VENDO A HISTÓRIA COM OLHOS ESPIRITUAIS

Qual a razão de nossa cidade estar localizada onde esta? Seria essa localização resultado apenas de causas geográficas e comerciais, ou Deus tem um plano de redenção para ela?
Nossa cidade pertence a Deus. Seus habitantes são pessoas criadas à imagem dEle. Satanás é um intruso, um usurpador, que atua em território que nos pertence. Deus não concedeu aos demônios nenhuma autoridade sobre nossa cidade. Eles infestam a atmosfera terrestre desde antes da criação do homem, mas só podem exercer autoridade sobre uma cidade ou instituição através do pecado daqueles que as constituem.
Se examinarmos a história de nossa cidade, poderemos encontrar vários dados que nos levarão a identificar a origem dos males que oprimem seu povo no presente.
Ao estudar a história da fundação de uma cidade da Califórnia, descobri o momento mais provável em que, Satanás teve a oportunidade de se apoderar dela. Os anos iniciais de um lugar são muito importantes, porque uma das principais táticas do inimigo é interferir no processo de nascimento. “E o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.” (Ap. 12:4)
Naquela cidade ainda na fase de ocupação do lugar, os crentes se uniram para construir um pequeno templo que seria utilizado alternadamente pelos luteranos, metodistas, presbiterianos e batistas. Tudo estava correndo muito bem, até que um dia dois cidadãos importantes tiveram um conflito de personalidade. E essa dissensão causada por questões insignificantes acabou provocando uma divisão da comunidade evangélica em duas facções. Passaram-se cem anos e a cidade continua dividida por controvérsias religiosas.
O que fazer para sanar esse mal no presente? A Bíblia dá a resposta. Ela nos exorta a preparar o caminho do Senhor removendo as pedras que constituem empecilhos. “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos.” (Is. 62:10)
Então, pelo arrependimento, pela reconciliação e oração, a atual geração pode reedificar as muralhas derrubadas de sua cidade.
“Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações, e serás chamado reparador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.” (Is. 58:12)
Um importante aspecto da reedificação das muralhas é a restauração da união entre as igrejas da cidade.
Quando as igrejas de uma cidade se unem, recebem grande poder para destruir o reino de Satanás em toda a localidade.
Ao estudar a história de uma cidade, é comum descobrirmos também as mágoas que sua população abriga. Algumas localidades guardam sentimentos de rejeição ou complexos de inferioridade por terem perdido a disputa para se tornarem a capital do estado. Outras são ofuscadas por cidades próximas que se desenvolveram mais que elas. É possível até todo um povo ter esse tipo de ferida moral, que pode tornar-se uma grande barreira à pregação do evangelho.
Quando analisamos nações relativamente novas, como é o caso das americanas, devemos focalizar a primeira geração dos que nasceram no país. Vejamos o caso do México, por exemplo. Os mexicanos são resultado da união de espanhóis com índios.
Pensemos um pouco na situação da primeira geração de mexicanos. Em muitos casos, o pai era espanhol e a mãe índia. Os filhos se encontravam no meio das duas culturas. Um menino, por exemplo, desejaria ser igual ao pai, um altivo e forte conquistador. Mas a afeição e o calor humano lhe vinham da mãe, que era índia. Esse aspecto da formação da nacionalidade tem prejudicado bastante o crescimento do reino de Deus naquele país, pois a imagem que têm de Deus Pai é distorcida.
De posse deste conhecimento podemos direcionar melhor nossas estratégias evangelísticas. Se censurarmos a indevida devoção do povo à Virgem Maria – uma prática de muitos mexicanos – não obeteremos sucesso, a não ser que descubramos maneiras de revelar o caráter de Deus Pai, ressaltando seu amor e sua graça. Esse povo geralmente vê Jesus como um bebê ou como uma vítima. O Pai é alguém sempre ausente, e Maria é a única figura “paterna” a que eles têm acesso.
O grande número de imagens de Maria com o menino Jesus talvez se deva mais ao fato de a cultura ter feridas morais, do que a um doutrinamento nesse sentido. Em vez de irmos logo orando contra os espíritos religiosos, será melhor procurarmos saber antes como Deus vê e sente essa situação.
Na medida que estudamos a história do lugar é de extrema importância estarmos atentos à “voz” do Espírito Santo! Este é um dos, se não o melhor e mais gratificante recurso para se estabelecer um ministério em determinado lugar.
Deus pode nos revelar raízes profundas de servidão a um deus pagão – como no caso do templo de Mitras, edificado pelos romanos, e que foi encontrado no subsolo de Londres – ou fatores mais simples, como o significado de um nome.
Ao fundar o Rio de Janeiro, em 1565, Estácio de Sá expressou assim seu sonho para a cidade:
“Levantamos esta cidade como memorial e exemplo de valor e heroísmo às vindouras gerações, e para ser a rainha das províncias e o império das riquezas do mundo”
Um belo propósito, porém bastante desvirtuado hoje na vida da conhecida como “cidade maravilhosa”.

Fonte: Reconquiste sua cidade para Deus, pg. 71 a 77. Autor John Dawson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com