quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL - (DES) CASADOS, PROFANAÇÃO DO SAGRADO E O CHORO DE DEUS

A festa da carne, que é a vitrine mais visível do Brasil no exterior, protagonizou cenas inimagináveis neste ano. Para mim, em especial, percebi o quanto as pessoas estão longe de Deus.

       Fiz um pequeno passeio com minha família, onde minhas impressões despertaram minha preocupação. O ambiente, aparentemente familiar, prometia ser próprio para fugir da bagunça que a festa da carne proporcionaria no feriado. Meus filhos, alegres, desfrutaram o melhor do Alto da Serra, no interior paulista: caminhada pela trilha; passeio a cavalo; visita ao Ski Mountain Park, enfim, foi muito divertido!!

       À noite, as famílias se encontravam no restaurante para compartilhar seu dia, as crianças brincavam, a lareira acesa. Tudo de bom!!

       Mas, foi nessas conversas que descobrimos que nem tudo que reluz é ouro. Havia um casal que aparentava possuir entre 50 e 60 anos de idade, na qual creditamos a eles uma longevidade familiar exemplar; quando dissemos que éramos de São Bernardo a mulher do casal afirmou que tinha uma audiência de conciliação de bens nessa cidade. Ops!! Descobrimos que era separada e tinha duas filhas!! Depois, ouvimos um casal que demonstrava bastante desprendimento, alegres, entretanto, ouvimos a mulher dizer ao telefone: “Vai fica com seu pai”. Possivelmente, falando com a filha, que queria estar com a mãe, mas que deveria se contentar em ficar com o pai!! Ops!! Se o pai estava longe, quem era aquele que estava com ela?? Nada a declarar!! 

       Havia um casal que reputamos os mais recatados e tranqüilos, pensei: "Ali está um casal feliz com a herança do Senhor". A herança era uma menininha que, erroneamente, imaginávamos que era do casal até que a ouvimos dizer ao meu filho: “Ele não é meu pai, não; a não ser que se case com minha mãe, mas não sei se vai casar”. Essas impressões pioraram quando vi uma médica dizer à mãe da menininha, “eu tenho uma filha nessa idade, ela está com o pai dela”. Essa mesma médica que procurava descansar do stress da profissão, formou um casal com outro rapaz totalmente desconhecido. As aparências enganam!!
Por trás de cada olhar, cada casal, cada pessoa, há por detrás uma história de dor, lamento, tristeza... Concluímos que os casais são na verdade, (des) casados. Não estamos fazendo juízo de valor a nenhum deles, pois, se o fizéssemos estaríamos sendo desonestos com eles, pois desconhecemos os motivos. Mas, estes são os fatos. Pessoas aparentemente tranquilas e comprometidas com os valores familiares estão, na verdade, vivendo impressionantes dramas familiares e com seus cônjuges originais (ou melhor, com seus ex-cônjuges), cujas consequências não sabemos qualificar como se darão!! 

       Fato: Os casamentos estão sendo desfeitos e reconstruídos com mais freqüência que imaginamos. E, isso tem proporcionado um sem número de dificuldades, pois os cônjuges são diferentes, e os filhos estão sendo formados com dificuldades, diga-se de passagem.

       Naquela mesma noite, antes de deitar-me, vi, pela internet, uma reportagem que afirmava que o Patriarca Abraão seria homenageado no desfile de umas das escolas de samba. Muitos, até mesmo religiosos, elogiaram a empreitada, dizendo da necessidade de popularizar um dos principais personagens bíblicos. Espantei-me, como não era de se surpreender, e exclamei: “Homenagear ou Profanar??”. Profanar seria a expressão mais correta. A vulgarização tem sido freqüentemente utilizada para desconstruir instituições sagradas como a família e a igreja! Até a Bíblia estão vulgarizando, contando a história de personagens de forma a diminuir sua importância, associando à baderna, à carne e aos trejeitos vulgares de mulheres que deveriam valorizar sua pessoa e não ficarem expostas como carnes no açougue, esperando compradores! O que esperar do carnaval, senão mais casais separados, mais conflitos no lar, diante de tanta oferta de prostituição, orgia, descaminhos e pecado?? Lamentável!! 

       Embora Deus permita que caia chuva e venha o sol sobre o justo e o injusto, não significa que o Senhor compactue com as ações equivocadas do ser humano! Deus chorou a miséria humana neste feriado prolongado! Seu choro foi sentido no Brasil inteiro! As pancadas de chuvas não cessaram. Era o choro de Deus!! Tempo nublado, nuvens carregadas, o aspecto tenebroso ameaçava precipitar as águas de março! Era o choro de Deus!! 

       Mas, foi nesta quarta-feira, quando acordamos, já na cidade, com o cantar dos passarinhos, que percebemos como o sol voltava a brilhar! É lindo a alegria dos céus!! O despertar da esperança da reconciliação! Embora, os homens tenham desistido de Deus, o Senhor não desistiu da humanidade! Ele ama, de verdade, o ser humano! Nesta quarta-feira de cinzas (como denominam) é, para muita gente, um dia de ressaca. Mas, para os que confiam no Senhor é o despontar da alegria Celeste. É Deus demonstrando que continua esperando o arrependimento do homem!

       Só posso concluir que o Deus de misericórdia chorou durante este carnaval, demonstrando sua insatisfação com o abandono que as pessoas fazem dele. Objetivamente, as chuvas que caíram durante o feriado refletiam as "frentes" frias, as instabilidades do tempo no fim de verão. Subjetivamente, porém, compreendemos que Deus chorou. Chorou com o que fazem uns com os outros; chorou a vulgarização dos casamentos; chorou a vulgarização de seu amigo (Abraão); chorou a festa da carne!! 

       Mas, assim, mesmo, ainda há tempo de arrependimento! E, nesta quarta-feira, se alegra com o fim dessa vulgaridade toda. Na, verdade, também, chorei ao ver a tragédia humana!! E, fragilizado, peço a Deus, que conserve a mim e a minha família num viver santo, e, honrando ao Senhor e sua Palavra!! 
      
       Alguns comemoram o crescimento dos evangélicos no Brasil! Entretanto, o crescimento não tem feito o Brasil voltar-se a Deus e Sua Justiça. O que nos resta clamar: “Senhor, tenha misericórdia de seu povo!!!” 

       "Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda" (Ap. 22.11)

Que Deus nos ajude!

Ev Valter Borges 

Pr AD Thelma 

FONTE: TEOLOGIA E SOCIEDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com