sexta-feira, 25 de março de 2011

DA SIMBOLOGIA DO TRIÂNGULO NA MAÇONARIA

Praça dos três poderes em Brasília - Brasil
"Triângulo - poligono que tem três ângulos e três lados."
Esta definição do dicionário (no caso presente da 6.º edição do Dicionário da Língua Portuguesa de J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo, publicado em 1967 pela Porto Editora) esconde, por detrás da sua simplicidade aparente, toda uma significação, toda uma simbologia, que através das idades, dos séculos e das civilizações, o Homem nunca ignorou e sempre soube respeitar, consciente ou inconscientemente.
O simbolismo do triângulo cruza se com o do número Três. E Três é universalmente um número fundamental que exprime urna ordem intelectual e espiritual, em Deus, no Cosmos e no Homem.
Três, dizem os Chineses, é um numero perfeito (tch'eng), a expressao da totalidade, do todo acabado. O caracter chinês tsi, antigamente representado por um triângulo, exprime a noção de união e de harmonia.
Na generalidade das culturas e das civilizações, a apreensão e a compreensão do homem sobre o mundo, sobre o real e o espiritual, sempre repousou num sistema triádico.
O Budismo possui a sua expressão acabada no Triratna (Bouddha. Dharma, Sangha).
Para os indus, a Manifestação Divina é tripla (Trimûrti): Brahma, Vishnu, Çiva, aspectos produtor, conservador e transformador.
Na
tradição persa, o numero Três aparece frequentemente dotado de um carâcter mágico religioso. É de realçar jà a presença deste algarismo na religião do Antigo Irão, cuja tripla divisa é Bom Pensamento, Boa Palavra, Boa Acção.
O numero Três liga-se igualmente ao rito das flechas divinatórias (azlâm), característico dos povos árabes anteriores ao Islão: a terceira flecha designava o local, o tesouro, o eleito, etc.
Na tradição dos Fiéis da Verdade (Ahl i Haqq), no Irão, atribui se ao número Três um carâcter sagrado. Podemos encontrâ-lo muito frequentemente nas narrativas de cosmogonia e na descrição de atos rituais.
A Kabala multiplicou as especulações sobre os números, mas parece, no entanto, ter privilegiado a Lei do Ternário. Tudo procede necessariamente por Três que constituem, contudo, um todo uno. Em todo o ato, uno em si mesmo, distinguem se assim:
1.  0 princípio de ação, causa ou sujeito da ação
2.  A ação desse sujeito, o seu verbo
3.  0 objeto dessa ação, o seu efeito ou o seu resultado
Estes três termos são inseparáveis e necessitam se reciprocamente. Donde a tri unidade que reencontramos em todas as coisas. Por exemplo, a criação implica um criador, o ato de criar e a criatura. Ou ainda, como escreve Garaudy (1977) "L'amour n'existe pas sans l'amant et sans l'aimé".
Sao três as virtudes teologais; três são os elementos da Grande Obra Alquímica o enxofre, o mercúrio e o sal.
Três designa também os nivéis da vida humana: material, racional e espiritual ou divino. São ainda três as fases da evolução mística: purgativa, iluminativa, unitiva.
Muitos dos conceitos da tradição judaíco cristã repousam também em sistemas triádicos:
A religião católica professa o dogma da Santíssima Trindade, introduzindo no monoteísmo mais absoluto um princípio misterioso de relações.
·         Três sao os Reis Magos que visitam o Menino - eles simbolizarão segundo Guénon, as três funções do Rei do Mundo, reunidas na pessoa de Cristo que acaba de nascer: Rei, Padre e Profeta.
·         Três são os presentes que oferecem a Jesus: ouro, incenso e mirra.
·         Três são os elementos da Sagrada Família.
·         Três são as vezes que Pedro negou.
·         Três são os dias entre a Morte e a Ressurreição.
·         Trinta e três anos... a idade de Cristo...
A nossa interpretação do Mundo, o nosso olhar sobre a vida, sao regidos por triades:
·         Triplo é o Tempo: Passado, Presente e Futuro.
·         Tripla é a Vida: Nascimento, Maturidade, Morte.
·         Três sao os Elementos: Ar, Fogo, Agua.
·         Triadica é a significação, qualquer que seja o modelo linguístico que adotemos: significante, significado, referente.
·         Triadica é a enunciação: Eu, Tu, Ele
·         Três são ainda, na nossa rotina urbana, as luzes que nos regem nos semáforos que já quase não olhamos -vermelho, amarelo, verde.
Três é, por excelência, um número maçônico (juntamente com cinco e sete):
·         O volume da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso constituem as Três. Grandes Luzes;
·         São Três as colunas do Templo: jónica, dórica e corintia, simbolizando a Sabedoria, a Força e a Beleza;
·         Três são os graus simbólicos: Aprendiz, Companheiro e Mestre;
·         São Três os segredos do Primeiro Grau; o Sinal, o Toque e a Palavra;
·         São Três os Sinais dos Maçons: o Esquadro, o Nível e o Fio de Prumo;
·         São Três as pancadas maçônicas à Porta do Templo, significando as Três palavras da Escritura: Bate e ela se abrirá (a Porta do Templo); Procura e acharás (a Verdade); Pede e receberás (a Luz)
·         São Três as Viagens Simbólicas que correspondem às Três Provas a que um Candidato é submetido: Prova do Ar, Prova da Água, Prova do Fogo;
·         Três são os anos do Aprendiz que deve aceder ão mistério dos Três primeiros números;
·         São Três os passos na marcha dos Aprendizes e significam o zelo e a confiança que se deve mostrar ao caminhar para Aquele que nos ilumina;
·         Ao receber a Luz, são Três os elementos que se vêem: o Sol, a Lua e o mestre do Templo;
·         Três são os deveres do Maçon;
·         São Três os que dirigem uma Loja Maçônica;
·         São Três as luzes que se acendem após a entrada do Mestre e até à sua saida;
·         É tríplice a bateria maçónica, é triplice a aclamação escocesa - Huzza! Huzza! Huzza!
Enfim, Três é o número pelo meio do qual o binário é devolvido à unidade.
O ternário exprime se por diversos símbolos gráficos: o tridente, a trinacria (triplo peixe com uma só cabeça) e, mais simplesmente, o triângulo.
·         Triângulo da estabilidade e da harmonia.
·         Triângulo da geometria platônica, primeira superfície, dado que todas as outras figuras são susceptíveis de serem subdivididas nesta forma.
·         Triângulo equilátero, símbolo da divindade, da harmonia, da proporção.
·         Triângulo utilizado nos frisos ornamentais na Índia, na Grécia, em Roma, com significado constante: fogo e sexo masculino, água e sexo feminino, conforme a posição do vértice.
·         Triângulo, símbolo do fogo em alquimia, também símbolo do coração.
·         Triângulo, Delta Luminoso, na simbologia franco maçônica, Duração, Trevas e Luz, ternário cósmico. Triângulo isósceles, de base mais comprida que os lados, como o frontão de um templo, com um ângulo superior de 108º e ângulos inferiores de 36º, o Delta Luminoso corresponderá ao número de ouro e nele se inscrevem perfeitamente a estrela flamejante e o pentágono.
·         Triângulo, esquadro, retidão.
·         Triângulo, base da concepção das Pirâmides do Egito.
·         Triângulo, Pirâmide de Vidro do Museu do Louvre, obra de arte do nosso tempo.
·         Triângulo, Torre Eiffel.
·         Triângulo, nave descobrindo o espaço desconhecido.
·         Triângulo, elemento base de estruturas estáveis.
·         Triângulo. Três linhas. Três ângulos.
Simplicidade.
Também revelação dos segredos que procuramos desvendar.
Prancha de Autor não Identificado (A:.M:.) - Maio de 5993
Estraído de um site maçônico português por isto algumas palavras estão diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com