terça-feira, 1 de maio de 2012

BEBÊ MORRE E FAMÍLIA ACUSA ROUBO DE ÓRGÃOS


A vendedora Josiane Angélica dos Santos, de Rancharia, interior de São Paulo, denunciou à polícia que seu filho, Enzo Gabriel Balbino, de 1 ano e 2 meses, pode ter tido todos os órgãos do corpo retirados sem autorização no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital paulista. 

-- Querido leitor por favor click no selo TOP BLOG (ao lado) e vote neste blogl! É  seguro, simples e rápido! Obrigado!  Adson Lins 

A criança era portadora de uma doença cardíaca congênita e seu estado era grave. Pela complicação do seu quadro, a criança fora transferida para o hospital em 16 de abril e morreu no último sábado, depois de passar por cirurgia.
O Instituto Dante Pazzanese é referência no Estado em tratamentos cardíacos. O hospital nega qualquer irregularidade no tratamento e na realização do exame de necropsia e diz que trabalhou “dentro de procedimentos éticos” (mais informações nesta página).
A família da criança desconfia que um erro médico teria causado a morte. Por causa disso, registrou Boletim de Ocorrência de morte suspeita no 36.° Distrito Policial (DP) de Vila Mariana, zona sul da capital paulista, exigindo necropsia do Instituto Médico Legal (IML). A criança apresentava, segundo o hospital, um quadro grave de cardiopatia, associada com outras deformidades congênitas.
O corpo foi encaminhado para o IML Sul. Quando a família foi buscar o resultado, teria sido informada pelo legista de que não era possível determinar as causas da morte porque todos os órgãos da criança haviam sido retirados. “O legista disse que a criança não tinha nenhum órgão e que por dentro do corpo dele só havia serragem”, contou a inspetora de polícia Juliane Andréia dos Santos, que é irmã de Josiane e tia de Enzo.
Nova denúncia. 

A família informou que não tinha autorizado ao hospital doação de órgãos e decidiu abrir outro boletim, desta vez no 27.º DP, do Campo Belo, também na zona sul. A ocorrência foi registrada para apurar crime de remoção de tecidos, órgãos ou partes do corpo de pessoa ou cadáver em desacordo com a legislação.
Antes de seguir para o IML, o corpo da criança havia passado por outra necropsia no hospital. O motivo também era investigar melhor a causa da morte - mas não previa a retirada dos órgãos. “Ficamos sem saber se os órgãos foram retirados no hospital ou no IML”, disse.
De acordo com Juliane, o IML chegou a informar, posteriormente, que os órgãos tinham sido retirados e recolocados e que o procedimento é normal. Em relatório do IML, a causa da morte consta como “indeterminada”.
Autópsia teve procedimento padrão, diz hospital. 
A Secretaria de Estado da Saúde informou ontem que, por causa do feriado, não era possível fornecer detalhes sobre a necropsia do garoto Enzo - em especial, se houve retirada integral dos órgãos ou apenas de fragmentos.
Em nota, o Instituto Dante Pazzanese informou que a criança morreu por causa da gravidade de seu quadro clínico e defendeu que a necropsia realizada no hospital foi realizada com autorização da família, para melhor investigar a causa do óbito. De acordo com a nota, o procedimento foi autorizado por meio de documento assinado pelos pais e duas testemunhas. “Todo procedimento foi feito respeitando os protocolos médicos previstos”, diz o texto do instituto.
A Secretaria de Segurança Pública, pasta responsável pelo IML, não confirmou se o corpo chegou ao instituto sem os órgãos. Informou apenas que o instituto colheu materiais - sem deixar claro se eram dos órgãos ou de outras partes do corpo - para análise. O laudo deve sair em 30 dias. A reportagem não conseguiu contato com o legista do IML que atendeu Enzo.

/ COLABOROU PAULO SALDAÑA

FONTE: ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com