A música galhos secos da banda de rock
Exodos criada na década de 70, é o mais novo hit do momento. Saiba mais aqui . Mas, por onde anda a banda
Exodos?
Música "galhos secos"
Êxodos é o nome da primeira banda
brasileira de rock evangélico que se tem conhecimento. A banda iniciou sua
formação em 1970 e a partir do ano seguinte começou a se dedicar ao rock. Em
seus 7 anos de existência não chegou a gravar nenhum disco, mas agitou a
mocidade da época, bem como provocou polêmicas dentro e fora da igreja, vindo a ser até
matéria de reportagem da revista VEJA, por duas vezes. Uma das músicas da
banda, Galhos Secos gravada pelos grupos SOM MAIOR, CATEDRAL e RUTHS, é
conhecida até hoje.
O fim da banda aconteceu depois da
pressão por parte de líderes da Igreja Batista, a qual faziam parte.
Em 2007 a banda lançou seu primeiro cd com treze canções de seu
repertório original, entre elas a música "Galhos
Secos". Para adquirir, entre em contato: 11-3699-4344 ou e-mail: bandaexodos@terra.com.br
Na entrevista concedida ao Arquivo
Gospel em 20/06/2005, os integrantes Edson, Osvair e Osni falaram sobre a
exclusão da igreja Batista, além da forte repressão que o rock sofria dentro
das Igrejas Evangélicas.
Como e quando se deu o início da banda
Êxodos?
ÊXODOS: Tudo começou em 1970. Fazíamos
parte do grupo de adolescentes da Igreja Batista de Vila Bonilha em São
Paulo SP quando nos conhecemos. Com uma formação musical obtida à base de
professores particulares e muita intuição, iniciamos nossas apresentações na
Escola Dominical (cultos de estudo bíblico realizado nas manhãs de domingo).
Durante o momento do louvor entoávamos cânticos, chamados na época de corinhos,
utilizando apenas dois violões e partes de uma velha bateria. Com o passar do
tempo, os arranjos evoluíram para o rock que era o nosso estilo
favorito. O som foi melhorando em qualidade e nossas vidas foram sendo
lapidadas por Deus. Em 1971 passamos a compor músicas que eram tocadas nos
cultos regulares da igreja. Recebemos de alguns membros incentivo moral e apoio
financeiro; foi quando compramos uma aparelhagem nova. Nosso novo estilo de
música rock não tradicional num templo evangélico, nossa maneira extravagante
de se vestir e nossas letras que protestavam contra as emoções passageiras como
drogas, bebidas, amor livre, e valorizavam uma nova vida em Cristo Jesus, foi
contagiante e atraiu muitas pessoas para os então concorridos cultos da igreja;
na maioria jovens não crentes que viam em nós algo diferente e descobriam que
Jesus não era careta. Logo surgiram convites para apresentações em outros
locais: igrejas de diversas denominações, acampamentos, festivais de música
evangélica e, em todos eles, para nossa alegria, jovens tinham suas vidas
transformadas; eram como flores brotando em galhos secos. Percebemos então que
algo sobrenatural estava acontecendo: estávamos sendo usados por Deus.
Colocamos nosso talento em suas mãos e foi assim que começamos.
Como é que surgiu o nome da banda? Por
que o nome Êxodos?
Sendo Jesus a razão do nosso viver,
sentimos uma nova vida dentro de cada um e logo no início passamos a nos
apresentar como Conjunto Nova Vida, mas certo dia, olhando para os jovens à
nossa frente enquanto tocávamos, percebemos que muitos buscavam essa nova vida,
procuravam uma nova terra prometida. Escravos do vício, prisioneiros do pecado,
estavam sendo libertos. Saindo como os hebreus do Egito eram vidas sendo
transformadas por Deus. Surgiu daí o nome da banda: Êxodos.
Quem era quem na banda?
Iniciamos com: Edson bateria, Eli
Baixo, Nelson vocal, Osny guitarra solo e Osvair violão e guitarra
base. Em 1973, com a vinda do Lucas calu para a banda, evoluímos tanto na
qualidade de voz quanto nos arranjos e daí surgiu a formação ideal e definitiva
com quatro integrantes: Edson bateria, Lucas violão, guitarra base
e vocal, Osny guitarra solo e vocal, Osvair baixo e vocal. O Lucas
compôs algumas canções, entretanto a maioria das nossas músicas foram compostas
pelo Osny e Osvair.
Como estão hoje os 4 integrantes da
banda?
Atualmente estamos beirando os cinqüenta
anos de idade e após o término da banda em 1977, ficamos afastados da Igreja
por um bom tempo, mas continuamos firmes na fé. Continuamos convictos da
importância de exaltar Jesus Cristo através da música gospel e sempre que
possível, nos reunimos na casa do Osvair, montamos nossos instrumentos e
fazemos um culto de louvor com novos cânticos, mas não deixamos de cantar
algumas das canções da banda Êxodos que marcaram nossas vidas e a vida de
muitos jovens nos anos 70.
Quantas músicas cristãs vocês chegaram a compor? Ainda continuam
compondo?
Não dá para saber ao certo. Foram mais de cinqüenta músicas que fizeram
parte do repertório da Banda Êxodos. O Osvair e o Osny não pararam de compor.
Vez ou outra quando nos reunimos surge um novo cântico nos mais variados
estilos. Agradeço a Deus por ter dado esse talento a eles.
Não houve nenhuma oportunidade de gravar um disco na época?
Estávamos prontos para gravar, mas o custo estava além de nosso alcance
e a igreja que freqüentávamos ficava na periferia de São Paulo e não dispunha
de recursos financeiros suficientes. Procuramos um estúdio ou gravadora
evangélica, mas acho que não havia, pois não conseguimos encontrar. A mídia não
divulgava a música evangélica como hoje em dia e, infelizmente, forçados a
parar com o conjunto, pouco ficou registrado.
Como vocês foram parar em duas reportagens da Revista VEJA daquela época?
A primeira reportagem, VEJA nº 273, de 28 de novembro de 1973, refere-se
à Semana de Oração, promovida pela Associação Cristã de Moços - ACM de
Pinheiros, em São Paulo, que reuniu em um ginásio de esportes, católicos,
batistas, presbiterianos, pentecostais e metodistas, para uma confraternização
ecumênica. Foram apresentados palestras, jograis, debates e diversas outras
atividades pelos representantes de cada denominação. Nossa banda foi convidada
pela ACM para se apresentar no encerramento do evento e dirigir o louvor e, por
esse motivo, fomos citados na reportagem como participantes.A segunda
reportagem, VEJA nº 428 de 17 de novembro de 1976, refere-se à nossa saída da
Igreja. Na ocasião, fomos procurados por uma repórter que disse ter visto uma
de nossas apresentações, mas não me lembro os detalhes ao certo. Após saber do
ocorrido, ficou interessada em nos entrevistar.
Vocês tocaram por 3 anos no templo da Igreja Batista de Vila Bonilha, em São
Paulo. Como eram essas apresentações?
No domingo sempre demos prioridade à igreja. Nossas apresentações em
outros locais eram realizadas aos sábados. Na Escola Dominical acompanhávamos a
classe de jovens e adolescentes em suas apresentações. À tarde fazíamos o culto
ao ar livre em praças do bairro utilizando apenas violões. Já os cultos da
noite eram concorridos; muitas vezes havia a necessidade de se fazer dois, tal
era a quantidade de pessoas, na maioria jovens que vinham na igreja para ver e
participar de algo diferente dos padrões evangélicos para a época. E quando
retornavam no outro domingo sempre traziam mais alguém com eles. Geralmente
eram tocadas quatro ou cinco músicas de nosso repertório e depois a gente
dirigia o louvor.
Vocês participaram de outras atividades e igrejas, além da Igreja
Batista de Vila Bonilha?
Nosso conjunto participou por duas vezes do festival de músicas
evangélicas em Itajubá-MG. Na primeira vez em 1972 ganhamos com a música
Maravilhas que Cristo fez por mim e no ano seguinte ficamos em terceiro lugar
com a música Galhos Secos. Também participamos em um programa na TV Gazeta,
acampamentos, encontro ecumênico realizado na ACM, encontro de jovens. Éramos
convidados para tocar em Igrejas de diversas denominações: Batista,
Presbiteriana, Pentecostal, mas infelizmente o Rock não era bem visto pelos
conservadores da época que diziam: "O rock é do diabo; se tocarem qualquer
disco de rock ao contrário ouvirão mensagens demoníacas".
No início a banda tocava, como vocês diziam, um "som maneiro"
que agradava muita gente. Mas como era esse som?
Apesar de roqueiros convictos, sabíamos que esse estilo de música dentro
de um templo evangélico não era bem aceito na época e com certeza provocava
reações contrárias. Alguns membros davam total apoio, mas infelizmente uma
grande parcela se mostrava descontente. Mesmo vendo a igreja lotada diziam:
"vocês precisam maneirar". Preferiam o estilo tradicional norte-americano.
Permitiam apenas alguns corinhos lentos e tocados dentro de uma certa rigidez
formal, sem muita bateria, sem gestos ou palmas, ou seja, sem liberdade de
espírito. Para não fazer frente à oposição e respeitando a hierarquia da
igreja, tocamos por muito tempo uma ou duas músicas mais agitadas, que era o polêmico rock, e depois duas ou três um pouco mais lentas,
com arranjos maneiros "suaves".
Depois vocês evoluíram para um controvertido "rock pauleira".
Quais foram as novidades desse novo som do Êxodos? Houve influências diretas da
música de cantores e bandas não-evangélicas da época?
Durante os ensaios e sempre que convidados a nos apresentar em outros
locais, a banda tocava normalmente as músicas do repertório. Nosso objetivo
sempre foi o de louvar a Deus com o talento que ele nos deu, sem a preocupação
de evitar essa ou aquela música e com certeza o rock pauleira que talvez para
os dias de hoje nem fosse tanta pauleira assim, já era tocado.
A evolução para o rock pauleira, conforme reportagem feita pela
revista Veja em novembro de 1976, foi quandodecidimos que
em nossa igreja não iríamos mais maneirar. Era um momento de romper barreiras,
quebrar preconceitos. Era um movimento do Espírito Santo que estava
acontecendo. Começamos a nos perguntar: Será possível um dia adorar a Deus com
liberdade de expressão? Porque os jovens crentes não podem louvar ao Senhor
tocando rock evangélico? Era importante fazer alguma coisa e decidimos então
tocar com sinceridade e do jeito que Deus colocou em nossos corações, pois
temos que oferecer o melhor para ele, e não ficar presos à vontade de certas
pessoas, costumes e tradições. Quanto às influências de bandas não-evangélicas,
houve sim, pois o rock nacional contagiava muitos jovens com músicas de
protesto, devido às restrições impostas pelo regime militar. Bandas como os
Mutantes, o Terço, e o Made in Brazil, de excelente qualidade, trouxeram novas
técnicas influenciando nossos arranjos. Era preciso estar atualizado e não
havia referências no meio evangélico, mas sempre nos preocupamos em divergir
desses três conhecidos luzeiros do rock nacional em razão de um compromisso com
Deus.
Como é que foi esse incidente com a vizinha da igreja que se incomodou
com o "rock pauleira" da banda e queria dar queixa à polícia?
O movimento contra nosso estilo de música na igreja era latente,
entretanto não havia para os conservadores razões que justificassem ou
impedissem nossa permanência, pois a igreja estava crescendo, os cultos eram
uma benção e o pastor Samuel de Andrade, nos dava total apoio. Sempre soubemos
respeitar os horários estabelecidos pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e
Social) e até havia um bom relacionamento com essa vizinha. Posteriormente,
convencida por alguns membros, a vizinha mudou de lado, passou a nos combater
não importando qual fosse a hora. Dizia que não suportava o estridente som do
Êxodos. E o incidente só não evoluiu para uma situação mais delicada porque o
pastor Andrade convenceu a vizinha a não apresentar queixa à polícia, como ela
ameaçava, argumentando tratar-se de um assunto interno de seu templo e de sua
inteira competência. Naquela época, a igreja tinha como dever, promover a ordem
dentro de princípios morais estabelecidos pelo regime militar através do AI-5
(Ato Institucional do Ministério da Justiça). Para os que faziam oposição ao
pastor e ao nosso conjunto, esse fato caiu como uma luva, agora tinham um
motivo. Inflamados em uma reunião diziam: fora com esses rebeldes, fora com o
Êxodos !
Quer dizer que havia, também, membros na própria Igreja Batista de Vila
Bonilha que queria o fim ou a saída da banda Êxodos?
Sim, alguns membros eram contrários ao nosso estilo de música e não
aprovavam a utilização de instrumentos musicais como guitarras e bateria dentro
do templo. Não era uma questão pessoal; apenas preferiam o estilo tradicional e
essa atitude talvez ainda ocorra em algumas igrejas nos dias de hoje.
Promoveram uma seção extraordinária e com a maioria dos votos decidiram que
deveríamos parar de tocar. Temos que saber respeitar os diversos pontos de
vista e prefiro não julgar se estavam certos ou errados.
Houve outros incidentes semelhantes a esse da vizinha?
Bom, os demais incidentes se resumem ao nosso estilo de música, mas
aqueles que nos convidavam sabiam como era o som. Por vezes nos impediam de
tocar no templo, o que para nós não era surpresa. Sem problemas, íamos lá pro
salão da mocidade, pois o que importava era adorar em espírito e em verdade.
Graças a Deus, incidentes semelhantes ao da vizinha não houve.
Como se deu a "exclusão" de vocês da igreja?
Apesar de ouvir tantas barbaridades, de muitas vezes ser impedidos de
tocar no templo e convidados a tocar no salão da mocidade, continuamos firmes
na certeza de que estávamos louvando a Deus e valorizando a nova vida através
da fé em Cristo Jesus. Porém ao sermos convidados a sair da Igreja
("excluídos") em 1976, na época tínhamos entre 18 e 20 anos de idade,
entendemos que não adiantava insistir. Os ditos roqueiros não eram vistos com
bons olhos pelo governo e conseqüentemente pela igreja, então resolvemos parar,
fato esse registrado pela Revista Veja nº 428 de 17/11/1976 com o tema Rock
proscrito: No porão, o ensaio do Êxodos: o "rock pauleira" foi a
perdição. Acho que aquela ainda não era uma época apropriada para se tocar rock
no meio evangélico.
Depois de "excluídos", por que vocês não conseguiram se firmar
mais em outra igreja evangélica?
Para quatro jovens batistas, familiarizados com a doutrina, era difícil
aceitar outra. Durante nossas apresentações conhecemos diversas igrejas de
diversas denominações. As que nos deram maior apoio foram as igrejas
pentecostais, e a que aceitou por diversas vezes nosso som dentro de seus
templos, sem ressalvas, foi a Igreja Brasil para Cristo. Depois de convidados a
sair "excluídos", a tristeza bateu forte, demoramos a aceitar o fato
e ficamos profundamente decepcionados. Era uma época difícil, protestos e
passeatas geralmente feitas por jovens contra o regime militar eram proibidas.
A maioria dos jovens eram taxados de rebeldes e talvez por isso ninguém
apareceu para dar uma palavra de conforto ou orientação. Não procuramos outra
igreja por achar que ninguém iria querer uma banda de rock. Ficamos parados,
desanimados e completamente perdidos. Esquecemos de dobrar nossos joelhos e
orar. Hoje sabemos que a atitude de um servo de Deus diante das dificuldades é
nunca desanimar, mas dobrar os joelhos e pedir ajuda em oração. Agir conforme
diz a letra de um cântico daquela época: Quem tem Jesus gosta de cantar, está
sempre sorrindo mesmo quando não dá, tropeça aqui ou cai acolá, mas depressa
levanta e começa a cantar.
Depois que vocês saíram da igreja, o que aconteceu com o pastor Samuel
de Andrade? Por onde ele anda hoje em dia?
Posteriormente à nossa saída da Igreja o Pastor Samuel, que nos dava
total apoio, provavelmente ficou com problemas naquele lugar. Como eu não
estava mais freqüentando o local, apenas sei através de alguns amigos que,
poucos meses da nossa saída, ele também saiu da igreja, deixou o ministério de
pastor e atualmente está como membro em uma Igreja Batista de São Paulo.
E hoje, vocês estão freqüentando alguma igreja?
Em 1984 comecei a freqüentar a Igreja Bíblica da Paz, ficando como
membro até 1991. Atualmente tenho participado apenas como visitante em algumas
igrejas de São Paulo. O Osvair está freqüentando a Igreja Assembléia de Deus. O
Osny tem visitado diversas igrejas juntamente comigo e com o Osvair, mas ainda
não se decidiu por uma delas. O Lucas mudou para Santos e não está freqüentando
nenhuma igreja.
A Igreja Batista de Vila Bonilha continuou seus cultos com a "casa
cheia" depois que vocês saíram?
Pelo que pudemos saber, a igreja sofreu uma significativa redução na
quantidade de freqüentadores. Muitos de nossos amigos e irmãos em Cristo estão
hoje em outras igrejas.
Você disse que esteve visitando recentemente a Igreja Batista de Vila
Bonilha. Como foi essa visita?
Foi durante uma tarde, apenas para ver como estava o lugar. Não fui ao
culto, apenas passei em frente, e acabei encontrando um irmão que era membro da
igreja na época da nossa banda. Ele disse que a igreja não tem mais a
quantidade de freqüentadores que havia naqueles tempos, muita coisa mudou e que
todos daquela época saíram.
Quem vocês conheciam no meio evangélico, dos anos 70, que tocava rock
cristão?
Que tocava rock cristão, ninguém. E olha que viajamos por várias cidades
no interior de São Paulo e até outros estados.
A canção Galhos Secos, conhecida até hoje, foi gravada pelo Som Maior e
o Catedral. Tem outras canções do Êxodos que foram gravadas por outros cantores
e grupos?
Gravadas não. Sempre tivemos a esperança de gravar primeiro antes de
outros cantores ou grupos, mas infelizmente não foi possível. Hoje pensamos
diferente; foram músicas dadas por Deus e consagradas para seu louvor. Se
houver interesse de algum grupo, é só entrar em contato que iremos autorizar.
Deixem uma mensagem aos internautas do Arquivo Gospel:
Amado, você não vive pelas decisões de homens e preconceitos; você vive
pelos princípios da Palavra de Deus. Permita que o Espírito Santo encha sua
vida com sonhos que vêm do céu; faça aquilo que Deus colocar em seu coração mesmo
que para isso tenha de romper barreiras. Ofereça o melhor para Ele, não fique
preso à vontade de certas pessoas, costumes e tradições. Expulse a
incredulidade e dê espaço amplo para a fé agir na sua vida. Consinta que o seu
coração seja inundado com novos pensamentos e desejos de consagrar-se com mais
fervor ao Senhor, mesmo diante das adversidades. Para tanto, você tem que
conhecer bem a Bíblia, saber expor a doutrina, e ficar firme diante dos
vendavais constantes que nos atingem. Há momentos que na vida perdemos alguma
coisa e surge a tristeza. Pessoas podem causar decepção ou aborrecimento, seja
por falta de vigilância ou pelos cuidados do mundo. É nessa hora que estamos à
mercê do inimigo, somos enlaçados e envolvidos. É preciso pedir ajuda. Se não
corrermos para o altar do Senhor, em busca de auxílio e solução imediata para o
problema, seremos vencidos e escravizados pelo pecado. A indicação certa para a
restauração de nossa vida está em Jesus.
ISRAEL BOMBARDEOU VÁRIAS POSIÇÕES HOUTHIS NO IÉMEN
-
O grupo terrorista houthi, radicado no Iémen, e que está sendo apoiado pelo
Irão, tem continuamente disparado mísseis e drones contra Israel e contra
na...
Lembra-te, levanta-te!
-
*João Cruzué*
"*Olha para mim, e tem piedade de mim porque estou solitário e
aflito."* Salmo 25:16
Nossas escolhas podem nos levar à felicida...
DENZEL WASHINGTON, A CULTURA WOKE E A DISNEY
-
Em meio ao modismo contemporâneo do Triunfalismo e da Prosperidade, do TER
em detrimento ao SER, a notícia sobre a suposta rejeição do ator e seguidor
de C...
Stay Connected
-
As previously noted, the HBP website will expire at the end of 2024.
However, HBP continues to get new subscribers. If you would like to stay
connected to ...
O BODE E O JEGUE E A POMBA .
-
*É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para
ilustrações .*
*Nos deparamos com as vidas sentadas na cadeira , que em cert...
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
-
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
*Eu quero me apresentar*
*Meu nome é Sarah eu sou viúva do Julio.*
*Muitas pessoas não sabem sobre a morte do Julio,...
Get into Ddosing
-
Who ought to be stressed over a DOS Attack?
In case you're running a monetary help, betting, severe specialty,
top-level salary, or an enormous client...
-
*ESTATÍSTICAS DAS MORTES VIOLENTAS NO MÊS DE AGOSTO 2020*
Em 1º lugar *ARMA DE FOGO*: com 12 óbitos.
Por intervenção policial 4 óbitos;
Total: 16 mortes...
Sincronicidade
-
Por Yubertson Miranda Você já parou para refletir sobre as coincidências
que ocorrem em seu dia a dia? E, mais do que isso, já reparou na sua reação
quando...
A Matter of Life and Death (Amy Mantravadi)
-
The issue of abortion is one of the most divisive in modern political
discourse. The option for a woman to end a pregnancy has been proclaimed by
some to b...
SHANÁ TOVÁ U'METUKÁ
-
*Êxodo: 12: 1 e 2 - "Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:
Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano."*
Os judeus...
Escultura Satânica Instalada na Casa de Illinois
-
Uma escultura apresentada pelo Templo Satânico está em exposição na
Statehouse de Illinois, ao lado de uma árvore de Natal e um presépio.
A Statehouse...
ARREBATAMENTO ANTES DE DARBY
-
[image: Resultado de imagem para arrebatamento john darby]Dizem que a
doutrina do arrebatamento secreto foi inventada pelo pregador americano
John Darby ...
JERUSALÉM: A PEDRA PESADA
-
“E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para
todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e
ajunta...
30 DE DEZEMBRO
-
*1960. Macapá. Canal da Av. Mendonça Junio*r
*1709 – *Os jesuítas, entre eles o padre Antonio Cunha, conseguem dissuadir
os índios Guaiapi (hoje os Waiã...
A linguagem do amor
-
*Por Carl Trueman*
Um correspondente perguntou-me recentemente (em um tom um tanto acusatório)
por que gasto tanto tempo escrevendo sobre as questões do...
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).
Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".
Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.
Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!