sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O EVANGELISMO COMPULSÓRIO E O BARATEAMENTO DO EVANGELHO

Por Renato César


Quem nunca presenciou dentro de ônibus, praças e até em avenidas de grande movimentação homens e mulheres pregando o evangelho em alta voz, enquanto os que por ali passavam faziam de conta que não ouviam? E quantas vezes nós, mesmo sendo cristãos, já nos sentimos incomodados?

Muitos crentes tentam forçosamente transportar os eventos que marcaram o início da Igreja para nosso contexto, na esperança de que talvez multidões, ou pelo menos uma pessoa, se converta com esse evangelismo compulsório, empurrando as boas novas orelha adentro de quem está próximo.

É claro que não se deve subestimar jamais os efeitos que a Palavra de Deus podem causar no coração daqueles que a ouvem, e é bem possível que pessoas deem atenção ao que estes evangelistas urbanos dizem e, por que não, venham a arrepender-se e crer em Cristo. Mas não é este o ponto do qual parte esta crítica.

Alguns objetam que os críticos dessa metodologia de evangelismo, por despeito ou na tentativa de justificar sua inércia, acabam por desqualificar essa prática e os que tentam obedecer ao “ide” de Jesus. Mas sabemos que a Bíblia é um todo e, assim como uma lei de nossos dias, não pode ser obedecida de forma fragmentada. Dessa forma, ao mesmo tempo que ela nos manda evangelizar, também nos adverte a não atirar pérolas aos porcos (Mt 7:6).

O evangelho é a mais valiosa mensagem que existe, e ofertá-lo insistentemente a quem o despreza é rebaixá-lo a um nível incompatível com seu valor. Como bem orientou Jesus a seus discípulos: “E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Mt 10:14).

Mas o barateamento do evangelho não se restringe aos pregadores de rua. Ele invadiu muitos púlpitos de igrejas, mediante extensos apelos à conversão dos incrédulos ao fim dos sermões. A palavra apelo é mesmo adequada, pois o que se vê, em alguns casos, é uma verdadeira apelação, com uso de música de fundo para comover as almas perdidas e uma exaustiva repetição de convites ao arrependimento.

“Essa é a última chamada para conversão. Repetindo, última chamada. Jesus poderá vir amanhã, e você vai ficar. Aceite a Jesus antes que seja tarde demais. Pelo amor de Deus, alguém aí quer aceitar a Jesus?”. É isto que escuto nas linhas e entrelinhas quando me deparo com longos e apelativos convites à conversão.

Devemos reconhecer que por detrás dos apelos prolongados existe, não raro, a pressão para que pastores ou evangelistas angariem mais fiéis, pois o número de conversos é entendido como sucesso na pregação e resposta divina à fidelidade do pregador, além de servir de fundamento para a avaliação de ministérios pastorais e missionários.

Entretanto, nem a falta de conhecimento nem a pressão externa servem de justificativa para a desvalorização que se faz do evangelho, ofertando-o a quem não o quer receber, como se fôssemos nós mesmos capazes de persuadir alguém a crer ou mesmo os responsáveis por sua salvação/condenação.

***

Sobre o autor: Renato César é cristão reformado, formado em administração de empresas e teologia, membro da IPB - Fortaleza/CE. Contatos: renatocesarmg@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com