quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MIKE MURDOCK, O ILUSIONISTA!


Houve um tempo em que somente Robert Tilton estava galopando na vanguarda da promoção da doutrina de “dar uma semente para adquirir uma colheita”. Mas hoje há muitos seguindo no rastro em que ele trilhou. Um desses cavaleiros é Mike Murdock. Murdock provavelmente é o mais expontâneo dos mestres da prosperidade, mas certamente não dos mais conhecidos! Murdock transita entre os movimentos Palavra da Fé e Terceira Onda. Ele falou no ano 2000 aos pastores da conferência Vineyard (Aeroporto de Toronto) e esteve recentemente com Benny Hinn (ele falou na cruzada de Hinn no Havaí em 2002). Assim ele está subindo ao topo com esta exposição.
Murdock pregou a sua primeira cruzada evangelística aos 15 anos de idade. Ele começou evangelismo de tempo integral aos 19 anos de idade nos quais continuou durante 35 anos. Isto é algo que precisa ser questionado quando olhamos para o que ele está pregando atualmente.
Dr. Murdock declarou que deixou a Assembléia de Deus do sudoeste da universidade de Waxahachie antes de receber a graduação (Profit in the Pulpit: lucro no púlpito, postado em 3/2/2003 Star telegramhttp://www.dfw. com/). A Associação Evangelistica Mike Murdock era estabelecida como uma organização sem fins lucrativos em 1973 em Lake Charles, Los Angeles, por Murdock e a então sua esposa, Linda Murdock.
Em 1979 Murdock se divorciou. Ele viajou e falou no mundo inteiro em 36 países, inclusive a África oriental, Ásia e Europa. Você o pode ver na rede de radiodifusão LeSea, também tendo aparecido na TBN, CBN, e outros programas de televisão. Ele tem um programa de televisão semanal chamado “Wisdom Keys with Mike Murdock.” (Chaves da Sabedoria com Mike Murdock). É visto em aproximadamente 50 emissoras de Atlanta ao Havaí. O seu ministério comprou recentemente a Black Entertainment Television Network; Murdock comentou que isto pode contabilizar sua exibição para 72 milhões de espectadores nas casas em potencial.
Na realidade foi informado em um exame semestral do Star-Telegram que a corporação sem fins lucrativos de Murdock gasta mais de 60% de sua renda em despesas indiretas. Como outros pastores televisivos, ele envia uma “mala direta pessoal” para pessoas como se fosse uma lista de clientes.
Murdock nem sempre foi um próspero homem de negócios. Ele fala para a sua audiência que perdeu tudo anos atrás, casa, esposa etc. Um dia com os olhos fixados em Lucas 6:38: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” ele clamou a Deus dizendo que “ó Pai na sua palavra diz que eu posso semear no meu caminho para acabar com as dívidas.” Esta se tornou a sua própria história e o trouxe ao que ele é hoje.
Murdock é autor de 115 livros, a maioria seria considerada folhetos (alguns são duplamente espaçados). Seus top de vendas (nos EUA) são: “Wisdom for Winning”, “Dream-Seeds”, “The Double Diamond Principle”, “Secrets of the Richest Man Who Ever Lived” (Segredos do homem mais rico que existiu), “The Law of Recognition”, e “The Leadership Secrets of Jesus” (Segredos da Liderança de Jesus). Seu best-seller atual é Wisdom Keys (“As Chaves da Sabedoria”) publicado por ele próprio.
Em seus sermões a audiência fica geralmente atrás de um piano que toca música de fundo. Ele diz que compôs mais de 6000 canções, como“Jesus, Só A Menção de Seu Nome,” “Eu Sou Santificado,” e “Você Pode Fazer Isto.” O seu talento no piano é usado para cantar canções ao Espírito Santo, contudo ele também canta sobre dinheiro (a semente):“eu acredito, eu acredito na semente, eu acredito no que você prometeu: cem vezes tanto está voltando para mim” (LeSea broadcasting telethon 1997). Seis mil canções o teriam colocado entre os compositores mais prolíficos do mundo. Ele canta “toda semente que você semeia será logo multiplicada mais rápido do que você possa imaginar, é a provisão do milagre de Deus.” Murdock canta normalmente em teletons, shows arrecadatórios (N.T.: no Brasil algo similar ao “Criança Esperança”), sobre a fé na semente tão freqüentemente quanto ele fala sobre o Espírito Santo ou Deus. Na realidade se alguém fosse assistir ao seu programa cuidadosamente perceberia só de ouvir que a maior parte é sobre como adquirir dinheiro.
Ele até mesmo pode parecer genuíno, mas faz lembrar um político de carreira que tece o seu modo de alcançar a meta de seu programa–dinheiro e fé na semente. Música leve tocando ao fundo (música de fundo que você ouviria freqüentemente em um bar) e falando suavemente às vezes, outras sendo autoritário, ele usa todo o tempo do show televisivo para construir seu slogan: DAR A SEMENTE.
Por que escrevi sobre isto? Eu não gosto de manipulação e certamente não me sentarei à toa para assistir as pessoas se tornarem parte dos planos de alguém que quer fazer mercadoria delas (II Pedro 2:2) para eles mesmos enriquecerem. Nosso ministério está aqui para ajudar a encorajá-los a discernir e sair, esses que perderam suas economias, casas e saúde para os mestres de prosperidade e fé. Eu realmente não quero ver mais nenhuma dessas pessoas irem pelo caminho que muitos outros aprenderam pela pior maneira que é o errado. Assim, isto é uma prevenção.
Ele diz que se você o ouve repetidamente eventualmente acreditará. (Wisdom Key, pg. 30); mas a pergunta que qualquer um precisa fazer é: é verdade o que eles – sua audiência – ouvem? Tais coisas são verdadeiras, são bíblicas? Você pode dizer algo tantas vezes que você não só convence a outros, mas a si mesmo.
A sua mensagem é verdade misturada com erro. Muitas coisas que ele diz podem ter discernimento e ter um pouco de sabedoria trivial, como “você nunca estará preparado para a guerra, você tem que simplesmente aprender a lutar.” Mas algumas das suas palavras de sabedoria são rasas e não bíblicas. Se a pessoa o escuta adequadamente e usa a Bíblia, pode perceber que ele pratica psicologia junto com a Bíblia. Mike Murdock está em alta, e não é nenhuma maravilha que ele é popular, ele ensina autocapacitação! “Você nunca possuirá o que você está pouco disposto a procurar.” (Mike Murdock, Quote from Words of Promise).“Popularidade é quando outras pessoas gostam de você. Felicidade é quando você gosta de si mesmo.” Humm. (o que disse Jesus sobre gostar de si mesmo?).
Seu ensino sobre o Espírito Santo é basicamente tão ortodoxo quanto longe de Sua natureza; ele dá ênfase ao Espírito Santo como uma pessoa. O problema é que o Espírito Santo está dizendo o que ele tem que fazer. Ele diz repetidas vezes: “Espírito Santo, suas ovelhas ouvem sua voz e outros não seguirão.”
O Espírito Santo aponta para Jesus e não para Si mesmo. Mas nós também precisamos questionar que voz é esta desse Deus que está dando estas promessas grandiosas de prosperidade a esses que enviam a sua semente (dinheiro) para ele. É esta inspiração do mesmo Espírito Santo que escreveu Bíblia ou é Murdock que tira a Bíblia fora de seu contexto fazer uma promessa que não está lá?
Ele canta ao Espírito Santo dizendo que não há ninguém mais como Ele; ele aponta o Espírito Santo como a soma de tudo. Quem parece estar perdendo é Jesus, Seus ensinos e a Sua cruz. Em outras palavras, ele não está pregando o evangelho da salvação, mas dinheiro, crescimento, sucesso e melhora de si mesmo. O seu programa de televisão está mais parecido com um seminário condensado de sucesso motivacional.
O sucesso de Murdock está na habilidade em fazer as pessoas ficarem ligadas a ele, mas a sua real habilidade é com a sua lábia. Ele faz várias pausas e fixa o olhar atentamente na câmera como se soubesse o que você está pensando. Nem tudo o que ele diz é em vão, às vezes ele pode ter boa perspicácia, mas as coisas que são úteis são como pontos esparsos numa tela de radar. Em tudo o que ele fala sempre acaba achando um modo de voltar para a fé na semente. “Toda semente que você semeia será multiplicado mais rápido que você possa imaginar, é a provisão do milagre de Deus.” “A semente deixa sua mão e entra no futuro onde multiplicará.” “Algo em sua mão criará qualquer coisa que você quiser no futuro” (LeSea 26 de abril de 2002). Qualquer coisa que VOCÊ QUISER–dando dinheiro ao ministério dele! Essa é a promessa dele.
Uma coisa que você pode ter certeza é que você não adquirirá a Sã Doutrina Bíblica. A Bíblia não é usada do modo normal que um cristão bíblico conhece. Ele encontra versos com motivação para dinheiro e bênçãos. Murdock acredita que tem escrito uma enciclopédia financeira com as suas palavras de sabedoria e leituras de seus próprios livros no seu programa no lugar da Bíblia. Ele faz parecer como se as suas palavras de sabedoria fossem poderosas. Murdock diz para a audiência que se guardarem as suas palavras, elas mudarão suas vidas (Wisdom Keys, Lesea, 26,2002 de abril).
“Quando você deixar o que está em sua mão, Deus deixará o que está na mão Dele” (14 de maio de 2000 -Wisdom key, 46). Realmente é como a Bíblia diz que acontece? Não, mas é como ele diz que Deus opera. Este sujeito é sagaz e tem persuasão suficiente para mudar as manchas de um leopardo. Ele aprendeu com o melhor desta estirpe. Murdock atribui o seu conhecimento de fé na semente ao seu mentor, Oral Roberts. Ele é curador fiduciário do “Conselho Internacional de Ministros Carismáticos”. Roberts foi o inventor da fé na semente e os seus discípulos levaram isso para lugares que ele nunca imaginou. Ele perguntou para Oral Roberts que é o mentor da sua vida: “qual é o maior segredo que você descobriu em sua vida?” Oral disse sem hesitar… “semear para um resultado desejado, dando, tenho conseguido o que a mim tem sido prometido”. Isso é do pai do ensino de fé na semente. Como Roberts declarou em seu próprio programa: “se sua fé crescer, se você faz isto, como uma semente, aumentará. A outra palavra para fé é aumento, a outra palavra para semente é crescimento” (Oral Roberts Miracle Broadcast 1997 LeSea Broadcasting) . Por favor, vá para a Bíblia e observe se isto se confirma, se isto for verdade. NÃO É.
O que Lucas 6:38 realmente significa quando diz: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”?
Primeiro nós precisamos notar que isto é generosidade genuína, não é dar para adquirir algo. O regaço era a parte frontal das vestes das pessoas, assim a compra (frequentemente trigo ou algum outro genêro alimentício) poderia ser levado nele. No comércio ou comprando no mercado o vendedor que não apertava para baixo os grãos teria o regaço do comprador preenchido com ar a compra do trigo (assim eles adquiriam menos).
Eles eram justos em apertar o grão abaixo até que excedesse a capacidade. Isto tem a ver com as balanças nas feiras. Miquéias 6:11 “Seria eu limpo com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?” A aplicação é sobre a atitude de alguém, é de negociar com ou dar ao pobre e necessitado. O homem que é generoso na feira e nos seus procedimentos achará outros generosos para com ele. Não era para ser cruel no negociar ou em relação ao dinheiro e também não era para tirar vantagem de alguém que é pobre ou necessitado.
Murdock pode pedir mil vezes uma semente de $58 ou lhe pedirá para plantar uma semente de $1000 dólares em seu ministério, assim ele pode entrar em mais casas pela TV. Ele pede continuamente para mais pessoas plantarem uma semente de $1000 dólares (é este o modo de pregar o evangelho?) assim a roda continua girando. Ele pede para as pessoas para que “semeie uma semente de $58 que representa os 58 tipos diferentes de milagres na Bíblia” (Jan.8, 2000). Qualquer número que ele propõe acha na Bíblia. 58 é o “número santificado” desde o ano de 2002, mas isto está sujeito a mudança. Recentemente, o senhor Murdock teve isto para dizer do número 58: Deus lhe mostrou 58 bênçãos na Bíblia. Assim ele semeou uma semente de $58 e em 58 dias ele adquiriu essas 58 bênçãos (14 de junho, 2005 LeSea Broadcasting) .
Em seu blog há o registro de uma pessoa que doou $58 a Mike Murdock como ele havia pedido, e manteve um diário para registrar o que aconteceu durante 58 dias. Ele trabalhou?  http://murdockseedf aith.blogspot. com/
Em três de janeiro de 2003 no seu programa, ele procurava dizer que precisava de $300, mas afirmou sentir que estava sendo levado pela “unção” a dizer $70. São apresentadas fórmulas mágicas de como conseguir dinheiro e os meios de enriquecer, assim nós podemos receber tudo que desejamos da mão de Deus. Ele diz para as pessoas escreverem o nome de alguém em um cheque de $58 se você quiser ver um milagre acontecer na vida dela. Ele então conta histórias de como dentro de 58 dias ou exatamente 58 dias depois o milagre aconteceu de acordo com o que foi escrito. Associando que Deus responde a oração de acordo com o número de dólares dados ao seu ministério!!!
Murdock se vê como um profeta do lucro: “nunca se rebele contra um mensageiro da instrução financeira que Deus ungiu para destrancar sua fé.” Então a audiência repete isso em voz alta.
Ele diz que odeia a pobreza, “sua humilhação, vergonha, paralisia. Todas essas coisas vêm do pecado.” Isso é o que ele prega sobre riqueza e prosperidade, ele pensa que dinheiro é a resposta para todas as coisas…
Deixe-me propor uma questão: o que tem mais afeito eterno na alma de alguém? Ser pobre, ou estar sob a ira de Deus? A pessoa pode ser pobre e ainda pode ir para o céu. Na realidade a Bíblia diz que o pobre é rico em fé. Não há nenhuma licença para pregar para o pobre ser rico, mas pregar o evangelho da salvação (Mt.28:18-19) que está ausente de Murdock em seus programas de TV. Dinheiro não é algo que devemos nos esforçar para ter como uma promessa de abundância aos crentes. Nós devemos pregar o evangelho; nem mais nem menos.
Ele pede ao Espírito Santo mover corações para “plantar uma semente para nos ajudar a levar ESTE EVANGELHO.” Infelizmente não é o evangelho que Jesus e os apóstolos pregaram para o perdão de pecados, ao invés disso é o evangelho para perdoar o fato de ser pobre. Paulo se opõe a este uso do dinheiro em I Cor. 9:18: “Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.”Eu entendo que Deus tem certas pessoas talentosas para ensinar em assuntos particulares mas não se pode pedir doações a um ministério para espalhar o evangelho quando a mensagem dele estiver ausente.
Mas há alguma outra coisa faltando, e a Bíblia chama consistentemente de ensinar todo o conselho de Deus com o evangelho para a salvação de pecadores. Em seu lugar há outro evangelho de riqueza e prosperidade com os seus próprios provérbios espalhando por toda parte seu apelo. Ele pensa que esse entendimento é diretamente inspirado pelo Espírito Santo. Recentemente eu tenho ouvido Murdock vir dar uma porção do evangelho dizendo que Deus o ama e tem planos para você, mas não há nenhuma menção de que se é um pecador e nem da morte de Cristo em nosso lugar e a sua ressurreição explicada como a solução. Eu não estou dizendo ele nunca disse isto, mas eu o assisti durante anos e não ouvi isto. Até mesmo se ele pode mencionar isto de vez em quando, não é certamente o foco do seu ministério. Um exemplo disto é: “diga esta oração: Jesus eu o quero em meu coração” (LeSea Wisdom Keys Nov.17, 2003). Claro que isso não é o evangelho, mas uma mera porção do que sucede disto. Depois que ele deu a mensagem relativa a Jesus, ele vai direto ao apelo, em quantas pessoas (ex: 58 pessoas) que podem dar esta quantia de dinheiro. Assim o evangelho não é a mensagem principal, mas um “adicione” para o programa dele que se concentra em dinheiro=bençãos para os que semeiam uma semente.
Recentemente Murdock propôs algumas declarações elegantes que soam como Lao-tzu “aquilo que você está disposto a fazer agora determina o que Deus trará a você” (Wisdom Keys Lesea Broadcasting Oct. 18, 2002). “Sua reação para alguém em dificuldade determina a reação de Deus a você da próxima vez que você estiver em dificuldade.” É Deus influenciado por nossas ações para fazer bem a nós? Parece karma cristianizado, não graça.
EU DETERMINO QUE ASSIM SEJA
Murdock incorpora freqüentemente a palavra da fé que ensina em sua promessa de prosperidade: “Os próximos 90 dias você verá o poder e a presença, eu determino isso, está determinado.” (Wisdom Keys LeSea Broadcasting Oct. 18, 2002, repeated Oct.29, 2002)
Com um “eu determino isso”, Murdock pode acabar com as doenças e trazer riquezas e bençãos a qualquer um que semeie uma semente para ele.
“Eu determino favor incomum… Eu determino Deuteronômio 8:18.” Outro vez digo “eu chamo sua colheita, a semente que você tem plantado na obra de Deus, eu envolvo minha fé ao redor da sua semente e eu falo com o norte para deixar o que pertence a você, o sul para deixar o que pertence a você, eu determino que sua semente incomum criará uma colheita incomum, eu falo em mil vezes retornando em dobro de acordo com Deuteronômio 1:11”.
Você bem que poderia correr para fora de sua casa pela porta dos fundos e procurar um trevo fresco de quatro-folhas do que praticar o que ele está oferecendo. Vá olhar o contexto de Deuteronômio 1:11 e compare com Gênesis 12; é sobre a promessa a Abraão, que Deus faria uma grande nação, um povo inumerável. Moisés está reafirmando o que Deus tinha prometido. Novamente Murdock usa esta passagem ilegalmente para proclamar uma bênção. Para esses do movimento palavra da fé não importa que tipo de promessa seja ou para quem é dirigida. Eles podem tomar tudo o que quiserem da Palavra e aplicar do jeito deles. Neste assunto eles nem mesmo notificam o que Murdock está fazendo, mas para quem é instruído na Palavra e busca a interpretação correta, esses podem ver o que ele está fazendo.
Um das coisas que ele pede para o semeador de semente é uma visitação misteriosa do Espírito Santo. A Bíblia ensina que um cristão já tem o Espírito Santo nele, assim o que exatamente visitará essas pessoas que lhe dão dinheiro? Isto aconteceria a você se não semeasse uma semente em seu ministério? Como é que Pedro disse ao homem coxo na Porta Formosa, dinheiro não tinha, mas ele teve o poder do Espírito Santo para curá-lo. Murdock também promete proteção incomum ao redor das pessoas e das suas vidas quando eles semearem. Na realidade as pessoas podem receber quase tudo que precisam e querem dar a semente no momento específico que ele pede. Murdock pode dar palavras de conhecimento a pessoas  com o dinheiro que deram como sua semente para o show da Lesea Broadcasting. Dê uma semente de $715 que você pode receber o que você precisa, como por exemplo“serão derramadas bençãos diante de você”. Murdock pode falar coisas, pode decretar e pode os fazer acontecer. Através da confissão positiva ele diz que: “eu entro corajosamente diante do trono de Deus hoje ao seu lado e eu libero a cura de Jesus de Nazaré no topo de sua cabeça até as solas de seus pés… ponha sua mão sobre o seu coração ou onde quer que você precise de um milagre agora.” “Rins sejam curados, eu falo com seu cólon, seja curado, sangue seja curado, eu comando a artrite para deixar suas mãos e pulso…juntas, cotovelos, dores de cabeça, etc”. Nada está fora da autoridade de Murdock.
“Eu decreto Isaías 58 e Isaías 40, Salmo 41:1, 2, 3… que sua saúde irá se recompor rapidamente” . “Eu decreto que a colheita inclui neste ano o fim daquela doença e doença alguma chegará perto da sua casa.” “Do norte, sul, leste e oeste que eu chamo a benção centuplicada na sua vida, no nome de Jesus amém.” “Agora decrete… este é meu ano para um matrimônio feliz, diga alto”.
Apesar de declarações estapafúrdias como essas, a pessoa tem que empregar esforços no seu matrimônio da mesma maneira que faz no trabalho secular. Eles reivindicam e daqui a pouco isto ocorrerá assim? Não há nada sequer parecido com isto na Bíblia.
O talento de Murdock está sendo reconhecido por muitos, inclusive pela LeSea Broadcasting. Cada ano ele é trazido ao show deles com Steve Munsey e John Avanzini para sempre que possível levantar fundos que eles precisam para o próximo ano de transmissão. Aqui é onde se ouvem algumas das histórias mais ultrajantes de declarações feitos sobre a fé na semente e dando para adquirir em qualquer lugar na televisão. Na realidade, Murdock parece ter mais histórias do que dias do ano.
No show da LeSea Broadcasting  para levantar os fundos ele apela para um expediente incomum, dizendo que a bênção é só para 120 ou 70 pessoas. Usando números bíblicos que as pessoas conhecem ele abusa do contexto em que eles normalmente são usados explicando para a audiência que é o Espírito Santo que está lhe dando estes números. Ele incita um certo número de pessoas a ir rapidamente ao telefone. Ele explica que eles precisam ligar agora enquanto ele estiver no programa: “não hesite agora é o tempo, não perca a oportunidade” (se eles hesitam e pensam sobre isso eles certamente podem mudar de opinião). Não importa se são 5, 13, 25, 40, 70, 100 ou 120; diferentes números são usados o tempo todo, porque ele diz que Deus está o levando a dar uma bênção para a sua semente. Ele pediu para o Espírito Santo mostrar isso para 120 pessoas que semearam uma semente de $200 (18 de junho de 2001). Ele pede outras vezes para que Deus lhe dê doze semeadores de semente incomuns de $1000 cada no seu programa. Eu ficaria surpreso, se mais que doze pessoas dessem uma semente de $1000 e ele disesse que não poderia aceitar este dinheiro e devolvendo-o dizendo que Deus disse que somente poderiam ser 12? Eu não penso assim, e você?
Depois de escutar as pérolas da sabedoria de Murdock em seu show durante algumas horas, os telefones começam a tocar. Funcionou: o vendedor de semente ofereceu falsas promessas em uma mistura de verdade com erro e o dinheiro entrou e como todo o mundo quer uma bênção, até mesmo se valer $1000. Eles estão desesperados.
Há vários anos atrás eu falei pessoalmente com Steve Sumerall da LeSea Broadcasting em um dos seus jantares. Eu o alertei que não usasse modos profanos ou coerção para levantar os fundos e lhe falei que isso não era necessário. Ele parecia estar aberto e me escutou na ocasião. Porém, quando eu discuti sobre a unção do jubileu que estava sendo usado como propaganda, ele não foi tão receptivo. Eu mostrei que o jubileu era a cada 50 anos e que se a pessoa conta os anos de quando eles reivindicavam que Jesus disse que era o jubileu (30 A.D) este não poderia ser um ano de jubileu. Ele me perguntou se eu era um profeta, eu respondi que não. Ele me falou então que se eu não era um profeta ele não me escutaria; ele só escutaria aqueles que são profetas neste assunto. A evidência bíblica eu apresentei provando que isto não era o ano do jubileu, nem que era um assunto importante ou praticado na igreja. Infelizmente pouco mudou, continua hoje da mesma maneira que se fez desde então.
Embora não seja pecado pensar em possuir bens, promover a “caça” por riqueza para você “viver a boa vida que Deus tem para você” é errado. Murdock acredita em Eclesiastes 10:19, “por tudo o dinheiro responde.”
Do seu ensino, a pessoa pensa que enriquecer seja o principal objetivo de ser um cristão. Paulo adverte “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (I Timóteo 6:9-10).
A Bíblia é mal aplicada para se ter ganhos financeiros, junto com prioridades inadequadas e motivações mundanas. O seu prorama na TV dá a impressão de ajudar os seus telespectadores (os associados ou patrocinadores como ele assim os define) perguntando se desejam tornarem-se milionários (há um mote). Para ser espiritual uma vez erradamente fizeram um voto de pobreza dando mais do que possuíam, mas o coração estava no lugar certo. Agora eles fazem votos de riquezas, enquanto desejam mais do que qualquer necessidade pessoal; o coração não está no lugar certo. É focalizado no mundo e todas as coisas que Jesus e os apóstolos nos advertiram. Por quê? Mestres de prosperidade os removeram da simplicidade que está em Cristo. A Bíblia não ensina pobreza ou prosperidade, mas mordomia (em todas as coisas não só no dinheiro).
CONCLUSÃO
Murdock declara: “sua vida nunca mudará até que alguém decida ser extraordinariamente bom com você”.
O que faz realmente com que nós dependamos de pessoas para mudar nossas vidas? Parece que das numerosas declarações de Murdock a sua dependência e necessidade de pessoas para trabalhar para ele é um claro método não bíblico.
Os mestres da prosperidade vêem Jesus notavelmente como a si mesmos, usando roupas caras, morando em mansões, com grandes somas de dinheiro, tendo o melhor de tudo. A sabedoria de Salomão diz: “A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá.” (Provérbios 30:15).
Moisés pediu somente uma vez para que dessem algo para a construção do tabernáculo e as pessoas deram tanto que isto é registrado em Êxodo 36:5. Moisés teve que pedir para as pessoas pararem de fazer doações, pois a quantia era suficiente e já estava sobejando. Você pensa que os pregadores de prosperidade fazem o mesmo? Nunca aconteceu.
Novamente, eu pergunto a esses que tem sucumbido a esta metodologia, você já parou para pensar quando Murdock supera a quantia de dinheiro estipulada sob a “unção” do número 30, ou 58, ou 70 etc, ele pede para que as pessoas parem de ofertar?
Eu ficaria surpreso se após atingir a meta alguém mais fosse ofertar e ele falasse ao telefone ou por e-mail que já é tarde e não pode aceitar seu dinheiro e que irá devolvê-lo; ele na verdade aceita, nunca dizendo a pessoa que ela não é parte do número 70 que o “Espírito Santo deu a mim”.
Murdock pode se apoiar no fato que haverá mais contribuintes se o montante for pequeno, muitas vezes. Esperançosamente, muitos irão ficar na expectativa com o dinheiro que deram para se unir a este esquema.
Eu penso que os milhares que estão desesperados e pouco sabem sobre a Palavra estão sendo manipulados para dar seu dinheiro, milhares. O pobre quer ser rico e o rico quer ser mais rico. Provérbios 13:8: “O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças”.
Com os milhões que chegam a ministérios como este alguém deveria primeiro ver se eles pertencem a qualquer organização evangélica íntegra sempre antes de dar seu dinheiro.
Murdock de fato, diz: “os que transferem conhecimento também são capazes de transferir o erro”. (Wisdom key 24).
Estamos dizendo “adquira sabedoria, sabadoria é a coisa principal… riquezas e honra estão à tua mão direita…”. “Sabedoria é então melhor que riquezas…”. Isto não quer dizer que riquezes são melhores que a sabedoria ou sabedoria é melhor que riquezas”. E  assim você pode adquirir riquezas como Murdock ensina. Salomão que não pediu por nenhuma recebeu as duas, isto é graça, isto  é a vontade de Deus.
Murdock parece pensar que a sabedoria seja usada para ganhar dinheiro, influência e sucesso. Pessoas precisam de sabedoria verdadeira das Escrituras para não caírem nessa fraude da semente dos pregadores da prosperidade cuja intenção é pregar prosperidade como se fosse o evangelho. Aqui está a verdadeira sabedoria de Deus em Provérbios 21:5-6: “Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte”.
“… o ministério paga a Murdock como presidente e diretor, um salário que tem o ajudado a manter um estilo de vida opulento que inclui relógios Rolex, carros esportivos caríssimos e animais exóticos”.
Murdock muitas vezes diz: “Pai, se o que eu disse sobre semear e colher é a mesma coisa que lucro para a pessoa de Mike Murdock pode uma maldição cair sobre mim e meu ministério e minha língua enrolar-se no céu de minha boca se o que eu disse da Tua Palavra sobre semear e colher deixar hoje de ser o começo da grande exibição de milagres que seu povo jamais viu”.
Temos que ver a grande exibição de milagres, mais do que a de Jesus e dos apóstolos? Não. Na verdade Murdock é abençoado, não amaldiçoado, pois Deus que tem graça e paciência abundante, ainda não quis apanhá-lo em seu desafio.
Interessante o que diz Tiago sobre nossa língua ser um pequeno membro que gloria-se de grandes coisas. Muitos pregadores da palavra da fé e prosperidade dão testemunho de tudo que já receberam de bençãos ou fizeram acontecer por falar palavras com “fé”. Jesus disse que da abundância que há no coração disso fala a boca. Promover cobiça como espiritualidade mostra o que está dentro do coração dessas pessoas, e eles continuam a tagarelar com suas línguas.
Tiago 1:10-11: “E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos”.
Buscar prosperidade ao invés do Reino de Deus e sua justiça é trazer a morte. E isto é exatamente o que os mestres da prosperidade focam em seus ensinos, eles não trazem vida para o corpo de Cristo. Tiago diz em 5:1-5: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança”.
Esses falso mestres que vivem este estilo de vida de opulência à custa dos que se sacrificam irão pagar por isso no fim.
Deixe-nos acrescentar sobre este assunto com a Palavra de Deus.Provérbios 28:20-23: “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará. O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele. O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”.
Provérbios 8:17-19: “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida”.
É obvio que Deus não está falando sobre um banco no céu.
Podemos ter uma vida arruinada por más escolhas, pois ímpios ficam iguais sob o disfarce de ensino bíblico.
Há um modo simples de concluir o que é certo e o que é errado. Se o sermão de alguém fala mais sobre dinheiro do que o evangelho ou o sangue de Cristo, então sua vida gira em torno do DINHEIRO.
Paulo disse em II Coríntios 11:7 : “porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus”.
Ele não pregou dar para receber bençãos, mas o evangelho que é sobre salvar almas do pecado, e passar a eternidade junto de seu amado Deus; deveríamos fazer não menos atualmente.
Como alguém pode ser liberto de ensinos como este de Mike Murdock? Plante a semente (a Palavra de Deus, não do homem) no seu coração para se libertar da semente da ganância. Creia no Senhor para suprir suas necessidades sem precisar seguir promessas humanas e mundanas de prosperidade.
“Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (ou no de outros)”.

Por Let us Reason Ministries
(Título original em inglês: The Magnanimous Money Message of Mike Murdock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com