sábado, 22 de janeiro de 2011

CAFÉ COM LEITE MELHORA O RENDIMENTO DE ESTUDANTES

De acordo com o médico Darcy Lima, bebida deixa os alunos mais atentos para as aulas. Professores aprovam a novidade na merenda.
       A derrubada dos preconceitos contra o café chega até a hora do recreio. Já não é difícil encontrá-lo em escolas do ensino fundamental. Os alunos fazem fila para tomar café com leite. O Projeto Café na Merenda deve alcançar, este ano, um milhão de crianças em todo o Brasil. 

       "O estudante que toma café com leite, comparado ao que não toma, tem melhor desempenho na escola, rende mais. Ele se alimenta e fica mais atento para a aula. Assim, ele aprende mais", diz o médico Darcy Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

       Doutor Darcy Lima, o pai da ideia, há 20 anos comanda uma cruzada em favor do café. E, para defender, é preciso explicar o que é o café em detalhes. "O café tem vitaminas, antioxidantes e mais minerais que qualquer água mineral. Quais são os minerais importantes do corpo humano? O que previne a anemia? Ferro. O que mantém a energia, a atividade e o sistema imunológico? O zinco. E o que o atleta precisa para não se esgotar e ficar com fraqueza muscular e cansaço quando está jogando tênis? Cálcio e potássio", ensina doutor Darcy Lima. 
       Uma escola do Sesi em Campinas oferece café com leite três vezes por semana a mais de 600 alunos. São 20 quilos de pó de café e 700 litros de leite por mês. A merendeira Gildete Firmino faz a mistura com todo o carinho. Mas, pessoalmente, tem outra preferência. "Eu amo café. Só café. E quente. Mas as crianças precisam de leite", diz ela. 
       Falta de energia não costuma ser o problema de ninguém na fase de crescimento. Mas existem outros aspectos importantes, principalmente na escola, em que o café pode dar uma forcinha a mais para crianças e adolescentes. 

       Administrar essa energia toda é sempre um desafio para pais e professores. Quem estuda no período da manhã pode trazer de casa um certo sono, que afeta a atenção e as condições de aprender. E à tarde, o problema é aquela preguiça que bate depois do almoço. Nada que o café com leite não ajude a resolver. 
       "A mente fixa na aula. Não escapamos com outros assuntos. Ficamos fixos na aula. Sem café, era mais difícil. Nos soltávamos facilmente", lembra Gianlucca, de 10 anos. 
       "Eu não tomava muito café e não tinha muita concentração na aula, não conseguia desenvolver quase nada. Agora, que comecei a tomar café, tenho muito mais desenvolvimento do que antigamente", conta Danilo, de 10 anos. 
       Mas café também é questão de gosto, claro. 
       "O sabor não me agrada. É amargo. Mesmo com açúcar, eu não gosto. Eu prefiro água", diz Gustavo, de 10 anos. 
       "Já tomei uma vez e não gostei. Acho que deixa um pouco de mau hálito", justifica Nathan, de 10 anos. 
       As professoras não têm dúvidas: aprovam a novidade na merenda. "Eu acho que eles retornam mais ativos, mais inteirados na aula, mais ligados", observa Sonia de Fátima Costa. 
       "Eu percebo que nos dias com café na merenda as crianças têm uma concentração maior. Eu jogo um pouco com as matérias em função disso. Procuro sempre trabalhar matérias que exigem mais concentração, como matemática, depois do lanche. Porque sei que vou ter uma resposta melhor do que antes do lanche", diz a professora Rosângela Moreira. 

       E para quem ainda se preocupa com a cafeína, o médico e professor da UFRJ alerta: 
       uma garrafa de dois litros de refrigerante tem a mesma quantidade de cafeína de três xícaras de café. E o que se recomenda, para crianças de até 10 anos de idade, são três xícaras de café com leite. 
       "É uma compatibilidade que a natureza fez entre uma fruta e um produto animal: o suco da semente do café com o leite, que é o mais nobre dos alimentos", conclui doutor Darcy Lima. 
       A própria afirmação de que a cafeína diminuiria a absorção do cálcio tem sido desmentida por alguns estudos, diz doutor Darcy Lima. O café também não é mais considerado dopping em competições esportivas. Mas pode, mesmo, interferir no sono. 
       "Realmente, o café acorda. Mas ele é uma bebida diurna. Depois das 17h, não se toma mais café, porque o ciclo do sono vigília começa. O café é uma bebida saudável para pessoas saudáveis. O café pode desencadear pânico. Quem tem ansiedade, insônia, tendência à hipertensão, arritmia deve procurar orientação médica", aconselha doutor Darcy Lima. 
       E mesmo para quem é adulto e saudável, os médicos não recomendam mais do que três a quatro xícaras de café por dia. 
       "O café não é remédio, ele não cura nada. O café é um agente que previne e mantém a saúde de pessoas saudáveis. Não é veneno. Mas, em excesso, tudo é veneno, até água. Açúcar, sal, amor, dinheiro, fama e até poder em excesso é perigosíssimo", ressalta doutor Darcy Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com