quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A SALVAÇÃO IMPOSSÍVEL por Pr. Ron Riffe


"E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." [Mateus 19:26].

       Em Mateus 19:16-26, vemos que quando um homem jovem veio até Jesus Cristo e perguntou o que teria de fazer para obter a vida eterna, a resposta que recebeu testou sua sinceridade! Depois de uma rápida conversa, ele ouviu que para possuir um tesouro no céu, teria de vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Mas aquilo arruinou seu dia, e ele "ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades". [Mateus 19: 22].
Então, como um aparte aos seus discípulos, o Senhor teve isto a dizer:
"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." [Mateus 19:23-24].
O próximo verso nos diz como os discípulos reagiram ao ensino:
"Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?" [Mateus 19:25].
Eles perceberam corretamente que a analogia envolvendo camelos e agulhas tinha a intenção de ensinar o princípio da impossibilidade e aquilo os deixou atordoados, porque os judeus acreditavam que as riquezas eram uma clara indicação da aprovação e das bençãos de Deus sobre um indivíduo. Portanto, se um homem rico não pudesse ser salvo, quem poderia?
No verso 26 (citado no subtítulo), foi dito aos discípulos que a salvação era impossível aos homens, mas possível a Deus.
Sendo este o caso, vamos manter a palavra “impossível” gravada em nossa mente enquanto voltamos a atenção para a doutrina da salvação e consideremos algumas coisas que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto.
"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." [Romanos 8:6-7].
Em seguida, vemos o tema que o apóstolo Paulo iniciou nos versos 4-7 resumidos nos versos 8 e 9:
"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." [Romanos 8:8-9].
Portanto, é na realidade impossível para "o homem natural" (o termo que Paulo usa para referenciar um indivíduo não regenerado) agradar, satisfazer ou ser aceitável a Deus. Esse princípio carrega enormes implicações teológicas.
Então, para tornar uma situação ruim ainda pior, encontramos outro aspecto do ensino de Paulo no seguinte verso:
"Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." [1 Coríntios 2:14].
Há também aqui uma conotação de impossibilidade, porque o indivíduo não regenerado não compreende as coisas (os dons, ensinos e revelações) do Espírito de Deus. A Bíblia é incompreensível e sem qualquer sentido para ele — algo que os cristãos que tentam discutir coisas espirituais com incrédulos descobrem bem depressa.
Por que é impossível para eles entenderem? A Palavra de Deus diz que eles estão espiritualmente mortos e são escravos de Satanás:
"Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos." [Mateus 8:22].
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." [Efésios 2:1-2].
O comentário do Senhor Jesus no livro de Mateus refere-se àqueles que estavam espiritualmente mortos e, na segunda passagem, o apóstolo Paulo diz aos crentes de Éfeso qual tinha sido a condição anterior deles. Observe também que Deus fez aqueles crentes reverterem seu estado de morte espiritual — a ressurreição da morte que é referida como nascer de novo.
Há também algo no livro de Romanos que está intimamente relacionado:
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." [Romanos 3:10-12].
Qual foi a primeira coisa que Adão e Eva fizeram depois que provaram o fruto proibido? Eles tentaram se esconder de Deus e todas as almas perdidas daquele dia em diante tentam fazer o mesmo, porque o gênero humano como um todo herdou a natureza caída e depravada deles!
Em seguida, descobrimos que é impossível para qualquer indivíduo vir a Cristo, a não ser que o Espírito Santo forneça o ímpeto e o arraste até Ele:
"Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou o não trouxer: e eu o ressuscitarei no último dia." [João 6:44].
Arrastar?? Sim, de acordo com a Concordância de Strong, a palavra grega helkyo traduzida como "trouxer" significa arrastar, literal ou figurativamente. A natureza humana pecaminosa é forte e continuará resistindo a Deus até que finalmente seja deixada para trás, quando nós, como crentes, recebermos nossos corpos glorificados no arrebatamento da igreja. Enquanto permanecermos nestes corpos caídos e depravados, o Espírito Santo continuará a nos arrastar para a meta da maturidade espiritual; pois seria impossível obter progresso sem a ajuda Dele.
Assim, para resumir o que vimos até aqui, o homem perdido — o homem não regenerado — vive em um estado em que é impossível para ele reconhecer, e muito menos fazer qualquer coisa a respeito, pois:
1.  Está morto espiritualmente.
2.  É um escravo de Satanás.
3.  Não pode fazer nada para agradar a Deus.
4.  Não pode compreender a palavra de Deus.
5.  Não busca a Deus.
O único modo de sua condição espiritual piorar ainda mais é morrer, como aconteceu com o homem rico de Lucas 16, e entrar nos tormentos do inferno!
De algumas formas, a condição do homem natural me lembra a que Helen Keller (1880-1969) experimentou logo no início de sua vida. Uma enfermidade a deixou cega e surda aos 19 meses de idade, contudo ela se transformou em uma notável autora, ativista política e conferencista. A história de como sua professora, Annie Sullivan conseguiu quebrar o isolamento imposto a ela por uma quase completa carência de linguagem ficou conhecido mundialmente por meio do filme O Milagre de Helen Keller (The Miracle Worker).
Alguns anos atrás visitei a casa dela em Tuscumbia, no Alabama, para assistir a peça teatral The Miracle Worker, encenada por atores locais — e uma coisa que imediatamente me surpreendeu foi como ela era uma criança ativa e incontrolável! Suas ações imitavam aquelas de uma pessoa insana, mas é claro que as extremas incapacidades físicas a tinham reduzido a uma busca centrada em si mesma para satisfazer às necessidades mais básicas de um ser humano.
Vamos tentar nos colocar no lugar dela e imaginar como seria crescer sem poder ver ou ouvir qualquer coisa. Se houve qualquer lembrança de fala, deve ter sido mínima, tornando o processo de pensar extremamente vago e difícil. E se ela não tivesse recebido ajuda, o resultado teria sido indubitavelmente uma vida com pouquíssima mudança para melhor, porque era humanamente impossível para ela fazer qualquer progresso significativo sozinha.
Todavia, a situação espiritual que todos os serem humanos enfrentam ao nascer é infinitamente mais pavorosa, porque nenhuma "Annie Sullivan" pode intervir a favor deles e ajudá-los a sair de sua condição. Eles estão espiritualmente mortos e não podem ser alcançados pela ajuda de meros mortais – não importa o quão amorosos e preocupados eles possam ser em suas intenções! Para a salvação ser obtida, Deus terá de concedê-la, pois de outro modo é impossível.
Isto nos traz a um melindroso ponto da doutrina que ainda evoca um caloroso debate entre o povo de Deus: uma pessoa perdida pode tomar a decisão de se arrepender dos seus pecados e "aceitar" a Jesus Cristo? A opinião da maioria hoje é um impróprio "sim", mas não deveríamos perguntar para nós mesmos como isso é possível, levando-se em conta a morte espiritual e a servidão a Satanás? A princípio, os homens naturais estão em um estado muito pior do que o de Helen Keller, no sentido que não são apenas "cegos e surdos" em sua condição espiritual, mas não têm nenhum senso de "tato, paladar ou olfato"! Eles estão espiritualmente mortos e até mesmo sua esperança se foi:
"... que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa,não tendo esperança da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." [Efésios 2:12; ênfase adicionada].
Não parece razoável concluir que Deus estaria satisfeito se eles escolhessem se arrepender e receber a Cristo? Mas como isso é possível, se Romanos 8:8-9 inequivocamente define o fato que eles não podem agradar a Deus enquanto estiverem na condição de homem não regenerado e, portanto, desprovidos do Espírito Santo?
Helen Keller unilateralmente escolheu erguer-se por iniciativa própria e sem a ajuda de ninguém? Não, porque naquele momento ela era totalmente incapaz de tomar essa decisão e sua “salvação” requereu ajuda externa. E eu respeitosamente digo que tal é o caso com um pecador perdido. Arrependimento e fé são impossíveis, a não ser que Deus primeiro anule a maldição de morte espiritual regenerando o indivíduo. É claro que sei que essa sequência é uma contradição completa daquilo que a maioria dos cristãos professos acredita hoje (na maior parte de minha vida também acreditei nisso, porque é o que me foi ensinado), mas uma análise mais atenta e cuidadosa das Escrituras revela que a ordem está na realidade correta.
"E os gentios ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." [Atos 13:48].
Observe que os que estavam "ordenados" é que creram; o texto não diz: "Todos os que creram foram ordenados para a vida eterna" — a sequência comumente ensinada hoje. Em outras palavras, (1) "Se você fizer algo (aceitar a Cristo) (2) receberá a salvação de Deus. Mas não podemos ver que “aceitar” é um verbo? Verbos indicam ação e ação indica obras — algo que a Palavra de Deus sonoramente refuta como sendo um meio de se obter a salvação!
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." [Efésios 2:8-9].
Portanto, para concluir, preciso salientar que existe uma sugestão no mínimo estranha quando se diz que alguém precisa “aceitar” a Cristo para ser salvo. Isto é como dizer para um criminoso na fila para receber a pena de morte que para ser perdoado pelo governador, ele precisa aceitar o perdão! A salvação, como um perdão, é um ato de graça (favor imerecido) do Doador e a permissão do recebedor condenado nem é requerida nem buscada. Na realidade, fazer isso seria um absurdo completo por causa da enormidade do gesto! Isso também daria a um indivíduo orgulhoso a oportunidade de se vangloriar de ter a palavra final: "Não quis permitir que eles colocassem aquele perdão na minha goela abaixo, de modo que os fiz esperar enquanto pensava sobre o assunto!".
Antes de você levantar a objeção quase automática sobre isso ser uma violação da liberdade do arbítrio da pessoa, há uma questão lógica que precisamos considerar: uma vez que uma pessoa não regenerada não pode agradar a Deus, como o arbítrio (a vontade) dela pode ser verdadeiramente livre? Liberdade e limitação não são mutuamente exclusivas?
Além disso, por que o Espírito Santo usa a palavra "morto" (do grego nekros) para descrever a condição espiritual do não-regenerado — a mesma palavra usada para descrever a condição física terminal de Jesus Cristo na cruz — a menos que ambos estivessem em um estado de existência que fosse além do ponto em que, humanamente falando, "tomando uma decisão" eles poderiam mudar sua condição? Eu digo a você que somente o milagre da ressurreição pode realizar isso para aqueles que estão mortos.
Quando Deus ressuscita o morto, Ele regenera uma alma e recebe um filho! Então, e somente então, o homem pecador é capaz de compreender o milagre espiritual que foi feito por ele, de modo que, sem primeiro passar "da morte para vida" (João 5:24), crer é impossível. Sendo esse o caso, a crença é de fato o resultado da salvação e não a causa!
O que há de mais nisso? Você pergunta. O importante é ser salvo, indiferente de como chegamos lá, certo? Bem… não realmente! Considere as seguintes afirmações e então pergunte a si mesmo qual das duas opções traz maior honra para Deus:
1.  Deus me salvou.
2.  Permiti que Deus me salvasse.



Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.
Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia a dia.
Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", clique aqui http://www.cuttingedge.org
Que Deus o abençoe.
Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: M. M. Miranda
Data da publicação: 19/7/2009
Revisão: http://www.TextoExato.com
FONTE: A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/p313.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com