Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento dominante. Mídias de massa produzem seus próprios rebeldes que
definitivamente olham a parte, mas ainda são parte do estabelecimento e não
questionam nada. Artistas, criações e idéias que não se encaixam no modo
convencional de pensar são impiedosamente rejeitados e esquecidos pelos
conglomerados, que por sua vez fazem praticamente desaparecer da própria
sociedade. No entanto, as idéias que são consideradas válidas e desejáveis para serem
aceitas pela sociedade são habilmente comercializadas para as massas, a fim de
torná-las norma auto-evidente.
"O cinema americano é a
maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande
distribuidor de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são
feitas para atender as exigências do mercado, eles(filmes) refletem, enfatizam e
até exageram amplas tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e
opiniões. O filme aproveita apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o
jornal procura prover notícias, ele procura prover entretenimento."-
Edward Bernays, Propaganda
Estes fatos foram sinalizados como perigos para a liberdade humana
em 1930 por pensadores da escola de
Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas com a indústria cultural. A indústria pode:
1- reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o
desenvolvimento de indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões
racionais;
2- substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento
pela preguiça segura de conformismo e passividade, e
3- validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo
absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico
auto-satisfação.
A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos
jogos de vídeo on-line, filmes 3D e home theaters. As massas, buscando
constantemente o estado-da-arte de entretenimento, vai recorrer ao alto
orçamento produtos que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de
mídia do mundo. Esses produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e
símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público
foi treinado para AMAR sua propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro
suado para ser exposto a ele. Propaganda (usado tanto em sentido político,
cultural e comercial) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária
encontrada nas ditaduras: tornou-se o sinônimo de entretenimento e prazer.
"No que diz respeito à
propaganda dos primeiros defensores da alfabetização universal e uma imprensa
livre previa apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou pode
ser falsa. Eles não preveram o que de fato aconteceu, acima de tudo em nossas
democracias ocidentais capitalistas - o desenvolvimento de uma vasta indústria
de comunicação de massa, em causa no principal nem com o verdadeiro nem o
falso, mas com o irreal, o mais ou menos totalmente irrelevante. Em uma
palavra, eles não conseguiram levar em conta o homem é o apetite quase infinito
para distrações. "
- Aldous Huxley, prefácio de um Admirável Mundo Novo
Uma única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro
sobre a psique humana. Meios de comunicação, no entanto, por sua natureza
onipresente, criam um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele
define a norma e exclui o indesejável. Da mesma forma que cavalos de carruagem
usam antolhos para que eles só possam ver o que está bem na frente deles, as
massas só podem ver para onde eles deveriam ir.
"É o surgimento da mídia
de massa, o que torna possível o uso de técnicas de propaganda em escala
social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um ambiente contínuo,
duradouro e total torna a influência da propaganda praticamente despercebida
precisamente porque cria um ambiente constante. Mídia de massa fornece o elo
essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica." -
Jacques Ellul
Uma das razões por que os meios de comunicação influenciam com
sucesso a sociedade é devido à quantidade excessiva de pesquisa em ciências
cognitivas e natureza humana que tem sido aplicado a eles.
TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO
"Publicidade é a tentativa deliberada de gerenciar a percepção
do público de um assunto. Os temas de publicidade incluem pessoas (por exemplo,
políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras
de arte ou de entretenimento.”
O esforço para vender produtos e idéias para as massas levou a uma
quantidade sem precedentes de pesquisas sobre comportamento humano e sobre a
psique humana. Ciências cognitivas, a psicologia, a sociologia, a semiótica,
lingüística e outros campos relacionados foram e ainda são amplamente
pesquisado através de estudos bem financiados.
"Nenhum grupo de
sociólogos pode aproximar as equipes no recolhimento e processamento de dados
exploráveis sociais. As equipes de anúncios têm
bilhões para gastar anualmente em pesquisa e testes de reações, e seus produtos
são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e
sentimentos de toda a comunidade."
- Marechal McLuhan, as extensões do Homem
Os resultados desses estudos são aplicados às propagandas, filmes,
vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-las tão influentes quanto
possível. A arte do marketing é altamente calculada e científica porque deve
atingir tanto o indivíduo quanto a consciência coletiva. Em alto orçamento de
produtos culturais, um vídeo nunca é "apenas
um vídeo," Imagens, símbolos e significados são estrategicamente
colocadas de forma a gerar o efeito desejado.
"É com o conhecimento do
ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos
psíquicos, seus automatismos, bem como conhecimentos de psicologia social e
psicologia analítica que a propaganda refina suas técnicas."
- Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre)
Propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicas.
Diretamente bate em necessidades mais primordiais de um ser humano e instintos,
a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Se nós sempre pensássemos
racionalmente, nós provavelmente não iríamos comprar 50% do que nós compramos.
Bebês e crianças são constantemente encontrados em propagandas destinadas às
mulheres por uma razão específica: os estudos mostraram que imagens de crianças
disparam nas mulheres uma necessidade instintiva de nutrir, cuidar e proteger,
levando a um viés solidário com o anúncio.
O sexo é onipresente nos meios de comunicação, uma vez que atrai e
mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente ao nossa necessidade
animal para gerar e se reproduzir, e, quando acionado, este instinto pode
ofuscar instantaneamente quaisquer outros pensamentos racionais em nosso
cérebro.
PERCEPÇÃO SUBLIMINAR
E se as mensagens descritas acima forem capazes de atingir
diretamente a mente subconsciente dos telespectadores, sem que os espectadores
sequer perceberem o que está acontecendo? Esse é o objetivo da percepção
subliminar. A frase publicidade subliminar foi cunhado em 1957 pelo pesquisador
de mercado James Vicary EUA, que disse que ele poderia levar os espectadores a
"beber Coca-Cola" e "coma pipoca", piscando as mensagens na
tela por um tempo tão curto que os telespectadores não sabiam.
"A percepção subliminar
é um processo deliberado criado por técnicos de comunicação, em que você recebe
e responde às informações e instruções, sem estar consciente das instruções"
- Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
Esta técnica é freqüentemente usada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende.
Embora algumas fontes afirmem que a publicidade subliminar é ineficaz ou até mesmo um mito urbano, o uso documentado dessa técnica na mídia de massa prova que os criadores acreditam em seus poderes. Estudos recentes também demonstraram a sua eficácia, especialmente quando a mensagem é negativa.
"Uma equipe da University College London, financiada pelo Wellcome Trust, descobriu que ela [a percepção subliminar] foi particularmente bem em instilar pensamentos negativos. Tem havido muita especulação sobre se as pessoas podem processar a informação emocional, inconscientemente, por exemplo: imagens, rostos e palavras", disse o professor Nilli Lavie, que liderou a pesquisa. “Nós mostramos que as pessoas podem perceber o valor emocional de mensagens subliminares e demonstramos conclusivamente que as pessoas são muito mais sintonizados com palavras negativas."
Um exemplo famoso de mensagens subliminares em comunicação política está na propaganda de George W. Bush contra Al Gore em 2000.
Logo após o nome de Gore é mencionado, a terminação da palavra
"burocratas" - "ratos" - pisca na tela por uma fração de
segundo.
A descoberta deste artifício causou muita celeuma e, mesmo se não
há leis contra mensagens subliminares em os EUA, o anúncio foi tirado do ar.
Como visto em muitos artigos do site O Cidadão Vigilante, mensagens
subliminares e semi-subliminar são freqüentemente utilizadas em filmes e vídeos
musicais para comunicar mensagens e idéias para os telespectadores.
DESSENSIBILIZAÇÃO
No passado, quando as mudanças foram impostas sobre as populações, eles foram
às ruas protestar, e até mesmo se revoltaram. A principal razão para este
confronto foi devido ao fato de que a mudança tenha sido claramente anunciada
pelos governantes e compreendidos pela população. É rápida e seus efeitos podem
ser claramente analisados e avaliados. Hoje, quando a elite precisa que uma
parte de sua agenda seja aceita pelo público, isso é feito através de
dessensibilização. A agenda, que pode ir contra os
melhores interesses públicos, é lenta, gradual e
repetidamente apresentada ao mundo através de filmes (envolvendo-a dentro do enredo), vídeos de música (que torna-á legal e
sexy) ou a notícia (que apresenta-á como uma solução para os problemas de
hoje). Após vários anos de expor as massas para uma agenda particular, a elite abertamente apresenta o conceito ao mundo e, devido à programação mental, é recebida com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica tem origem psicoterapia.
"As técnicas de
psicoterapia, amplamente praticada e aceita como um meio de curar distúrbios
psicológicos, também são métodos de controlar as pessoas. Eles podem ser usados
sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos. Dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver
a ansiedade
para que o paciente (público) não seja mais perturbado por um medo específico,
o medo da violência, por exemplo. [...] As pessoas se adaptam a situações
assustadoras se forem expostos a elas o suficiente".
- Steven Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
Programação preditiva é freqüentemente
encontrada no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro - o que é desejado pela elite - e, finalmente, torna-se, na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensível à guerra contra o mundo árabe.
Hoje, a população está sendo gradualmente exposta a existência de controle da mente, do trans-humanismo e de uma elite Illuminati. Emergindo das sombras,
esses conceitos estão em toda parte na cultura
popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a "exteriorização da hierarquia": os governantes ocultos lentamente revelando-se.
SIMBOLISMO OCULTO NA CULTURA POP
Metropolis - um filme pela elite, para a elite?
Conhecimento oculto não é, contudo,
considerado ridículo nos círculos ocultistas. É considerado intemporal e sagrado. Existe uma longa tradição de conhecimento
hermético e oculto sendo ensinado através de sociedades
secretas provenientes do antigo Egito, para místicos orientais, a Cavaleiros Templários para maçons modernos. Mesmo se a natureza e
a profundidade desse conhecimento foi provavelmente modificada e alterada ao
longo dos séculos, as escolas de mistério tem mantido as suas principais características, que são altamente
simbólicas, ritualísticas e metafísicas. Essas características, que eram uma
parte intrincada de civilizações antigas, têm sido totalmente retirado da sociedade moderna a ser
substituído pelo materialismo pragmático. Por esta razão, aí reside uma
importante lacuna de entendimento entre a pessoa pragmática média e a criação
ritualística.
"Se esta doutrina
interior sempre foi escondida das massas, para quem um simples código tinha
sido concebido, não é altamente provável que os expoentes de cada aspecto da
civilização moderna - filosófico, ético, religioso e científico - são
ignorantes do significado verdadeiro das teorias próprias e princípios em que
se baseiam as suas crenças? Será que as artes e as ciências que a raça herdou
de nações mais antigas escondem debaixo de seu exterior justo um mistério tão
grande que só o intelecto mais iluminado pode compreender sua importância? Essa
é, sem dúvida, o caso".
- Manly P. Hall, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
O "código mais simples"
concebido para as massas costumava ser religiões organizadas. Agora está se
tornando o Templo da mídia de massa e que prega diariamente o extremo materialismo, vacuosity base espiritual e auto-centrada existência
individualista. Este é exatamente o oposto dos atributos necessários para se
tornar um indivíduo verdadeiramente livre, como ensinado por todas as grandes
escolas filosóficas de pensamento. É uma população emburrecidos mais fácil de
enganar e de manipular?
"Esses escravos cegos
dizem que eles são" livres "e" altamente educados "como
eles marcham atrás de sinais que iria fazer qualquer camponês medieval correr
gritando longe deles em pânico e terror. Os símbolos que o homem moderno abraça
com a confiança ingênua de uma criança seria o equivalente a cartazes de
leitura, "Desta forma, a sua morte e escravidão', para a compreensão do
camponês tradicional da antiguidade"
- Michael A. Hoffman II, Sociedades Secretas e Guerra Psicológica
CONCLUSÃO
Este artigo examinou os principais
pensadores no campo dos meios de comunicação de massa, a estrutura de poder dos
meios de comunicação e as técnicas utilizadas para manipular as massas. Eu acredito que esta informação
é vital para a compreensão do "porquê" nos tópicos discutidos no
site cidadão vigilante. A "massa populacional" versus
"classe dominante", dicotomia descrita em muitos artigos não é uma "teoria da conspiração" (novamente, eu odeio esse termo), mas que tem sido claramente uma realidade nas obras de alguns o mais influente homens do século 20.
Lippmann, Bernays e Lasswell todos tem declarado que o público não
está em condições de decidir o seu próprio destino, que é o objetivo inerente
da democracia. Em vez disso, pediu uma criptocracia, um governo oculto, uma classe dirigente no
comando do "rebanho desnorteado". À
medida que suas idéias continuam a ser aplicadas para a sociedade, é cada vez
mais evidente que uma população ignorante não é um
obstáculo que os governantes devem lidar com: é algo que é desejável e, de fato, necessário, para garantir a liderança total. Uma população ignorante não sabe os seus
direitos, não busca uma maior compreensão das questões e não questiona autoridades. Ele simplesmente seguem as tendências. A Cultura popular serve para a
ignorância e alimenta continuamente o cérebro entorpecido, servindo entretenimento e celebridades degeneradas para serem idolatradas.
Muitas pessoas me perguntam: "Existe uma maneira de parar isto?" Sim,
há. Pare de comprar porcaria e vá ler um livro.
"Se uma nação espera ser
ignorante e livre, espera o que nunca foi e nunca será." - Thomas
Jefferson
FONTE: VIGILANT CITIZEN
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