sexta-feira, 8 de junho de 2012

RACIONALISMO CRISTÃO


INTRODUÇÃO

Racionalismo Cristão (RC) é um grupo religioso formado do espiritismo kardecista no Brasil. Enquanto no espiritismo kardecista se dá lugar ao curandeirismo, o RC se distingue dele pela não aceitação de qualquer tipo de manifestação sobrenatural no campo das chamadas curas psíquicas. Afirma que não admite o sobrenatural nem o misticismo. De certo modo, o RC não passa de um espiritismo com as práticas e ensinos fundamentais do kardecismo, apenas com nova nomenclatura. 
Auto definindo-se, assim declara, "Ao Racionalismo Cristão cabe uma grande e sublime missão, ainda que bem árdua e por muitos não compreendida: restabelecer a Verdade e reimplantar os magníficos ensinamentos de Jesus na Terra." 
Tentando justificar o título de cristão, freqüentemente se vale do nome de Cristo para dar consistência de se tratar um grupo religioso autenticamente cristão. Então lemos mais: " O RACIONALISMO CRISTÃO explica que Cristo não foi um 'milagreiro', mas apenas se utilizou das leis naturais e imutáveis que regem o Universo." 
Justificando o título Racionalismo, assim explica a razão desse vocábulo ao lado da palavra Cristão, dizendo: "Sempre ensinamos no RACIONALISMO CRISTÃO que ninguém deve agir na vida sem antes raciocinar, mesmo nas coisas mais insignificantes, nem tomar resoluções, por menores que sejam, sem submeter o assunto a análise do raciocínio."(Ibidem)
Diz mais: "Ele assenta seus princípios não na 'fé', mas no raciocínio no entendimento racional da vida, procurando emancipar a criatura humana do fanatismo, preconceitos e superstições." (Ibidem)
No estudo do RC iremos verificar a procedência das palavras de Paulo, quando afirma: " Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Co 2.14) Quando o homem natural usa o seu raciocínio para entender as coisas espirituais, estas lhe parecem loucura e então os absurdos surgem como no seu ensino básico de "serem Força e Matéria os dois únicos princípios de que se compõe o Universo. " Dois únicos princípios- afirmam- Força e Matéria (espírito e corpo), excluindo de suas cogitações a idéia na existência de Deus como o Criador dessa força e matéria.(Gn 1.1) A propósito diz o mesmo Paulo em Rm 1.22: "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos."
HISTÓRIA
Em 1910, Luiz José de Mattos e Luiz Alvez Thomaz, portugueses e comerciantes bem sucedidos, radicados em Santos, verificando ser a Doutrina Espírita, praticada no Brasil, mal compreendida e deturpada, resolveram fundar um Centro para estudo e prática do Espiritismo, alugando para tal fim, um sobrado à Rua Amador Bueno, 190, em Santos.
Assim, em 26 de janeiro de 1910, na referida casa, realizou-se a reunião para elaborar o Estatuto, eleger diretoria e escolher o nome que deveriam dar ao Centro, o qual ficou sendo Centro Espírita Amor e Caridade. Em virtude do crescimento da obra, Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz resolveram construir uma sede própria e no dia 21 de junho de 1912 deu-se a inauguração. A data de 21 de junho fora escolhida alegremente para a inauguração por ser o dia da desencarnação do Patrono São Luiz Gonzaga. 
Em 1916 todos os Centros praticantes da Doutrina Racionalista Cristã se filiaram ao Centro Redentor do Rio de Janeiro, presidido por Luiz de Mattos. A palavra Racional foi introduzida em 3 de fevereiro de 1946 por obra de Antônio do Nascimento Cottas, tomando a designação atual de Racionalismo Cristão. Como afirmam, o berço do racionalismo cristão se deu na cidade de Santos. Para esses espíritas racionalistas, Luiz de Mattos foi um profeta; afirmam até que ele 'foi maior que o próprio Cristo' e o 'mestre dos mestres.' (Crenças, religiões, igrejas, & seitas: quem são?,p. 117)
OBRAS BÁSICAS
Indicam como obras básicas para todos aqueles que quiserem familiarizar-se com as doutrinas do RC os livros:
* RACIONALISMO CRISTÃO
* PRÁTICA DO RACIONALISMO CRISTÃO
* A VIDA FORA DA MATÉRIA
* CARTAS DOUTRINÁRIAS
* ESCOLA ESPIRITUALIZADORA
RELIGIÃO SIM OU NÃO?
Seguindo a mesma linha de raciocínio do espiritismo Kardecista, o RC nega sua condição de religião ou seita religiosa.
"Por não ser religião, mas escola espiritualizadora, não possui esta doutrina deuses nem adoradores."(Racionalismo Cristão, p. 63). Afirma mais que não combatem as religiões mas somente combatem os erros das religiões. Para justificar sua condição de não ser uma religião, declaram: "A Doutrina Racionalista Cristã, portanto, é apenas uma filosofia de cunho espiritualista, sem nenhuma conotação de caráter religioso, místico e sobre-natural. Nela não há lugar para mistérios, nem dogmas, nem milagres, pois tudo no universo, tudo na vida, tem explicação racional e científica."(O Que é o Racionalismo Cristão,folheto) Para amenizar suas declarações atrevidas, entretanto, afirmam que o RC "ensina a respeitar todas as religiões, bem como a maneira de pensar dos semelhantes."(Ibidem ) 
Procuram porém alertar que ter qualquer sentimento religioso, não passa de tolice. Afirmam que o RC ajuda as pessoas a se "desfazer e libertar, à luz da razão, de seculares erros, preconceitos, crenças e crendices, fanatismos e sectarismos religiosos." (Ibidem) 
CONCEITOS RELIGIOSOS 
Embora oficialmente procurem demonstrar que o RC não é uma entidade religiosa, não deixam de emitir conceitos religiosos. E, quando vamos considerar os conceitos religiosos dos espíritas racionalistas, não devemos estranhar suas declarações absurdas e até blasfemas, sabendo de quem parte esses ensinos. Os espíritas racionalistas explicam a origem dos seus ensinos.
ESPÍRITOS ENGANADORES
Falando sobre as dezessete classes de espíritos que fazem sua evolução aqui na terra, considerada por eles um mundo escola, dizem: "Milhões de outros, de igual categoria, embora não encarnando, se dedicam - principalmente por intermédio das Casas Racionalistas Cristãs - a auxiliar astralmente o progresso dos seus semelhantes menos evoluídos, encarnados neste planeta." (Racionalismo Cristão, p. 75) Se milhões desses espíritos se dedicam, por meio das casas racionalistas cristãs a auxiliar astralmente o progresso de seus semelhantes, quem são eles e o que podemos esperar desses milhões de espíritos? O que eles podem fazer em se tratando de quem são? Os racionalistas cristãos não ignoram a natureza desses milhões de espíritos.
Dizem deles: "A perversidade com que podem agir os espíritos do astral inferior, é quase ilimitada." (Ibidem, p. 122) Informam mais sobre eles: "Como os espíritos do astral inferior não ignoram que todos os seres possuem mediunidade intuitiva, dela se aproveitam para incutir no mental dos mesmos idéias absurdas e disparatadas."(Ibidem, p. 123). Ora, nós sabemos, à luz da Bíblia, que nossa luta espiritual não é contra o sangue e a carne, mas contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."(Ef 6.12) Na análise dos ensinos desse grupo religioso, verificaremos que se tratam de sutis ensinos de demônios apontados por Paulo em 1 Tm 4.1: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a d doutrinas de demônios." 
Considerando que o RC se propõe restabelecer "os magníficos ensinamentos de Jesus na Terra" é lógico admitir que precisamos examinar onde se encontram esses "magníficos ensinamentos" para confrontá-los com os ensinamentos do RC para sabermos se realmente procede essa afirmação. Nada melhor para isso do que examinarmos a Bíblia onde se acham, fidedignamente, os ensinamentos de Jesus. E, sem dúvida nenhuma, esses ensinamentos estão exarados nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. O próprio Jesus se referiu a esses ensinos dizendo: " Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."(Jo 8.3l,32). O RC ensina a remissão de pecados pela morte e ressurreição de Cristo na cruz? Certamente que não! Esses ensinos bíblicos são ridicularizados. Permanecer nos ensinos de Jesus, registrados na Bíblia, é conhecer a verdade que liberta. Enquanto falam dos magníficos ensinos de Jesus e, como dissemos, eles se encontram na Bíblia, na parte denominada Novo Testamento, os da RC falam da Bíblia com desdém, com escárnio como se ela tivesse sido adulterada e não merecesse o menor crédito. Que incoerência! Falam dos magníficos ensinos de Jesus e ao mesmo repelem o livro no qual esses ensinos se encontram. Jesus ordenou que ensinássemos o que ele ensinou (Mt 28.19,20) 


BÍBLIA


Falso
"Na Bíblia, todos o sabem, foram alterados diversos textos originais, com o fim de favorecer a um vantajoso sistema capaz de propiciar fundos suficientes para o sustento da legião sacerdotal, mantenedora do sistema." Para provar a alteração de textos originais é citado o seguinte: "Durante muitos séculos... as seitas religiosas que introduziram na Bíblia este versículo repleto de malícia: 'Bem-aventurados os pobres de espírito, porque dos tais é o reino dos céus."(Racionalismo Cristão, p. 59,60) Para justificar sua rejeição qa Bíblia e que como tal deve ser repelida se alega "textos originais" alterados; fala-se da Bíblia nos seguintes termos "Veja-se como esta revelação da vida (os ensinos racionais), transmitida ao conhecimento humano, é diferente da que as sectaristas apresentam, cheia de incoerências, absurdos e contradições, porque baseada nas sandices bíblicas..."(Ibidem, p. 163)
Verdadeiro
Quem diria, o texto de Mt 5.3 é espúrio! Alguém já leu algo de Mt 5.3 ser um texto espúrio? Qual o erudito no grego que apontou esse texto como espúrio? Afirmação própria de alguém que desconhece inteiramente do que está falando. É realmente um "versículo repleto de malícia"? Ser pobre de espírito significa ser cônscio de sua necessidade espiritual e não petulante como os espíritas racionalistas . Enquanto afirmam que esse texto é espúrio, perguntam: "Por que Jesus, o Cristo, ensinava: 'Não as faças que as pagas?'" Alguém que conheça a Bíblia já leu isso alguma vez, Jesus dizendo: "Não as faças que as pagas"? Os racionalistas cristãos deviam pelo menos ler uma vez a Bíblia antes de começaram a falar dela. Falam do que não entendem. Deviam ser mais cristãos e menos racionalistas. Que incoerências registra a Bíblia? Quais são os absurdos e contradições? Onde encontramos "sandices" na Bíblia? Ao contrário dessas afirmações absurdas e não provadas, devemos ter presente o que diz Hb 4.12: "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Da forma como Jesus se dirigiu aos seus contemporâneos dizendo: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."(Mt 22.29), nós podemos afirmar para os racionalistas que eles falam da Bíblia sem conhece-la. Disse mais Jesus "Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." (Mt 15.8,9) Se fosse preceito dos homens os ensinos dos racionalistas ainda não seriam tão perniciosos, mas podemos ir um pouco além e dizermos que se tratam de ensinos de demônios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com