Escutar
de algum pregador que Jesus era rico e quem segui-lo será próspero
financeiramente, soa como uma garantia de ganhar na loteria! Infelizmente,
muita gente tem este conceito como premissa para frequentar uma igreja. Afinal:
se Jesus foi rico, eu também quero ser – dizem os seguidores da teologia da
prosperidade e confissão positiva! Vejam as declarações feitas por alguns
famosos precursores deste movimento, desde os EUA até aqui no Brasil:
“João
19 nos diz que Jesus usava roupas de griffe... A túnica era sem costura, tecida
de cima até embaixo. Era o tipo de vestimenta que os reis e os mercadores ricos
usavam” (John Avanzini, gravado em 20.1.1991, no programa de Kenneth Copeland).
“Jesus
tinha uma roupa tão bonita, tão cara, que os soldados disputaram para ver quem
ficaria com ela. Outra coisa, Jesus era acompanhado por mulheres ricas que o
serviam. Ele tinha seus doze discípulos e mais um grupo de 20 a 30 pessoas para
alimentar diariamente. Quanto custa isso? A casa de Lázaro e outras residências
onde ele se hospedava eram de classe média na época, ou até mesmo média-alta.
Portanto, eu não consigo enxergar na Bíblia Jesus como uma pessoa paupérrima.
Ele viveu como um rabi, que era um mestre. Eu não vejo Jesus pobre, mas vejo
que ele demonstrava no seu estilo de vida excelência, tinha uma vida abençoada
– multiplicou pães, proveu boa pescaria aos seus discípulos. Como Senhor e
Deus, ele tinha acesso às riquezas.” (Bispo Robson Rodovalho, Revista Eclésia,
edição 109)
“Sabe,
Jesus e os discípulos nunca andaram num Cadilac. Não havia Cadilac naquela
época. Mas Jesus andou num jumento. Era o "Cadilac" da época — o
melhor meio de transporte existente.” (Kenneth Hagin, A Autoridade do Crente,
p. 48.)
Declarações
como estas são muito comuns nos dias de hoje, por conta da propagação da
teologia da prosperidade no Brasil. Trata-se de um conceito que foi importado
dos EUA, fixado atualmente como um forte pilar das igrejas neopentecostais
brasileiras. Porém, como cristãos não deveríamos absorver ensinamentos sem
antes analisar biblicamente para ver se, de fato, procedem ou não das
Escrituras, o que no caso apresentado leva-nos ao seguinte questionamento: Será
que realmente Jesus foi rico? Será que ser rico financeiramente é promessa de
Jesus para nós?
De
fato, Jesus ensinou princípios “riquíssimos” sobre prosperidade material,
vivenciados inclusive em sua própria vida terrena. Porém, biblicamente veremos
que em nada confere com as afirmações dos propagadores da teologia da
prosperidade.
Antes
de continuar, esclareço que eu não defendo de forma alguma a “teologia da
miséria”, creio plenamente que Deus nos sustenta e supre as nossas
necessidades, bem como prospera alguns conforme a sua soberana vontade. Porém,
entendo que o grande problema é deixar de buscar a Deus pelo que Ele é em troca
daquilo que Ele pode nos dar. Portanto, o que vou analisar exclusivamente neste
artigo é a afirmação de que supostamente Jesus era rico e que Ele promete
riquezas para os seguidores. Vejamos:
Em
primeiro lugar, Jesus era e sempre será rico eternamente em sua posição
gloriosa no céu, porém abdicou-se de sua glória celestial e veio à terra viver
como um homem de maneira humilde, a fim de sofrer e morrer por nós: “pois
conhecereis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre
por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (2Co
8:9)[1] Ao contrário do que afirmam os defensores da teologia da prosperidade,
nesta passagem está claríssimo que Jesus não era rico, o propósito d’Ele era
exatamente o contrário. Cristo tornou-se pobre no mundo não para trazer
riquezas materiais a humanidade, mas sim a salvação que é a verdadeira riqueza,
por consequência a transformação de vida em amor para com o próximo. No
contexto de 2Co 8, Paulo utiliza o exemplo da posição de glória que Cristo
desfrutava com o Pai e que foi sacrificada por Ele a fim de nos auxiliar (Fp
2:5-8) para mostrar que, da mesma forma, os crentes de Corinto deveriam
sacrificar algo para ajudar os irmãos da igreja de Jerusalém. Paulo incentiva-os
a ofertar aos irmãos necessitados como um ato cristão de amor e cuidado.
Desde
o início da vida terrena de Jesus, o propósito d’Ele de fazer-se humildemente
pobre foi manifestado, a começar pelo seu nascimento: “E ela deu à luz o seu
filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia
lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2:7) Em tese, seguindo a lógica da
teologia da prosperidade, seria bem mais apropriado que Jesus Cristo tivesse
nascido em um palácio, num berço de ouro forrado com tecido fino e vários
criados para servi-lo. Porém, Jesus nasceu num estábulo e colocado numa humilde
mangedoura para demonstrar desde o início o propósito de ir contra a ganância e
as riquezas deste mundo.[2] A Bíblia indica que Maria e José eram pobres, pois
quando Maria foi apresentar Jesus no templo, a oferta de sacrifício oferecida
(segundo a lei mosaica - Lv 12:8) era oferta de pobre: "e para
oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida lei: Um par de
rolas ou dois pombinhos." (Lc 2:24) Isto prova, pelo menos na
época do nascimento de Jesus, que José não era financeiramente estável por
conta de sua profissão de carpinteiro.
Quando
Jesus começou seu ministério terreno, Ele largou tudo o que tinha (família,
lar, conforto etc.) para dedicar-se integralmente ao propósito do evangelho.
Tudo o que era necessário para o suprimento natural de Jesus foi providenciado
pelos próprios discípulos, prova disso é o fato de que algumas mulheres
serviram Jesus com seus bens (Lc 8:1-3).
Jesus, conhecendo o coração das pessoas, ao responder alguém que queria
segui-lo provavelmente para buscar benefício próprio, disse que "As
raposas têm seus covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não
tem onde reclinar a cabeça". (Lc 9:58) Note que Cristo aborda
exatamente a questão “moradia”, uma resposta clara que refuta a afirmação de
alguns pregadores da prosperidade de que Jesus possuía uma enorme mansão em
Jerusalém.
Na
primeira multiplicação de pães e peixes, os discípulos poderiam muito bem sair
para comprar os alimentos para o povo, porém os mesmos questionaram Jesus
justamente pelo fato de não terem condições para tal feito. Foi necessário a
operação de um milagre para alimentá-los (Mc 6:34-44).
Certa
ocasião, quando Jesus chegou em Cafarnaum (Mt 17:24-27), ele não tinha dinheiro
para efetuar o pagamento do imposto da cidade, sendo necessário operar um
milagre através de Pedro para efetuar o pagamento. Ao perguntarem para Jesus se
era lícito pagar tributo a César, Jesus respondeu: “Por que me
experimentais? Trazei-me um denário, para que eu o veja” (Mc
12:14-16). Se Jesus fosse rico, com certeza teria uma moeda no bolso para usar,
porém foi necessário alguém trazer uma para que Jesus pudesse vê-la.
A
afirmação dos pregadores da prosperidade de que o Jumento que Jesus utilizou
para entrar em Jerusalém, era como se fosse um Cadilac ou uma BMW da época,
chega a ser ridícula e mostra o despreparo bíblico dos defensores da teologia
da prosperidade. Ora, basta uma análise no contexto cultural para perceber que
a “BMW” da época na verdade eram as carruagens e os cavalos, e não um jumento!
Na Bíblia vemos claramente um exemplo disso: "Eis que um etíope,
eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente
de todo o seu tesouro, que no seu carro, viera adorar em Jerusalém, estava de
volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías.”(At 8:27:28)
Além disso, o Jumento não era de Jesus, mas emprestado!
Ao
contrário do que Rodovalho e John Avanzini afirmam, as roupas de Jesus no geral
não eram de rico, pois os soldados tomaram as vestes e "rasgaram-nas em
quatro partes" (Jo 19:23-24), somente a túnica (peça íntima que ficava
debaixo das vestes) que era algo realmente nobre naquela época, pois não tinha
costura e era tecida de cima abaixo. Por isso que os guardas lançaram sortes
para ver quem ficaria com a mesma. Provavelmente tal peça pode ter sido doada
por algum discípulo. Afinal, tudo ou quase tudo o que Jesus possuía durante o
seu ministério era doado pelos discípulos que o acompanhavam, entre os quais
alguns financeiramente prósperos, que era o caso das mulheres descritas em
Lucas 8:1-3. O próprio túmulo de Jesus foi emprestado (Lc 23:50-53)!
Os
pregadores da teologia da prosperidade, tentando contra-argumentar, ainda
colocam que os apóstolos eram prósperos financeiramente. Porém, a Bíblia
claramente refuta esta idéia. Dentre vários exemplos bíblicos, podemos listar
alguns: Quando Pedro e João chegaram à porta do templo, onde um coxo de
nascença pediu-lhes uma esmola. Se os apóstolos fossem ricos, com certeza eles
teriam dado dinheiro ao pedinte, porém eles afirmaram: “Não possuo nem
prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o
Nazareno, anda!" (Atos 3:1-8), e o homem foi curado. O apóstolo
Paulo passou por muitas necessidades financeiras ( Fp 4.10-20, 2Co 11.27),
inclusive tendo que trabalhar fabricando tendas para se sustentar (At 18:3). O
mesmo também ensinou a respeito da expectativa de buscar riquezas materiais: “Tendo
sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar
ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e
perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do
dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e
a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (I Tm 6.8-10)
Como
podemos ver, não existe base bíblica para afirmar que Jesus e os apóstolos eram
ricos. Na verdade, Cristo nunca defendeu a busca por riquezas materiais, pelo
contrário, condenou-a mostrando o verdadeiro padrão a ser almejado: “Não
acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem
corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros
no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os olhos a
lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.
Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar
ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e
às riquezas.”(Mt 6.19-24). Ele exortou-nos a buscar primeiramente o
reino de Deus e a sua justiça, sendo que o suprimento necessário virá
naturalmente de Deus (Mt 6:25-34). Não devemos ter preocupações exageradas pela
nossa sobrevivência, nem pelos cuidados materiais gananciosos, pois Jesus
afirmou que este conceito é, de fato, o mais claro sinal de avareza na vida de
alguém: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque
a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Mt
12.15)
Todavia,
é importante salientar que devemos também seguir o exemplo dos cristãos da
Macedônia, onde mesmo em meio de muita pobreza, manifestaram abundância de
generosidade ao preparar ofertas para ajudar os irmãos da igreja de Jerusalém
em dificuldades financeiras. (2Co 8:1-4)
Quanto
aos cristãos financeiramente prósperos, a Bíblia diz: “Exorta aos ricos
do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na
instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para
nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em
dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido
fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” (1Tm
6:17-19) João Calvino interpretou este fundamento com clareza: “aqueles a
quem houvermos de ver premidos pelas dificuldades das coisas,
compartilhemos-lhes das necessidades e com nossa abundância supramos-lhes a
falta de recursos.” [3] (Veja também 2Co 9:1-15)
Enfim, há muito mais passagens bíblicas que tratam sobre o assunto, mas
creio que as citadas neste artigo sejam suficientes para esclarecer a questão.
Soli
Deo Gloria!
Notas:
1 - A tradução bíblica utilizada no artigo é a Almeida Revista e Atualizada -
SBB.
2
- Observação simbólica feita por A.W. Pink, em "Por que Jesus nasceu numa
mangedoura?"
3
- CALVINO, João. As Institutas Vol. 2. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985.
P. 168
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