domingo, 25 de julho de 2010

A ÁGUIA DE DUAS CABEÇAS - FÊNIX NEGRA - Símbolo Maçônico



 “Entre os antigos, uma ave fabulosa chamada Fênix foi descrita pelos primeiros escritores… em tamanho e forma ela lembra uma águia, mas com certas diferenças. O corpo da Fênix é coberto por penas roxas macias e brilhantes e as plumas em sua cauda são azuis e vermelhas, alternadamente. A cabeça é de cor clara, e em torno do pescoço há um colar de plumagem dourada. Na parte de trás, nas costas, a Fênix tem um chumaço de penas de cor brilhante… Dizem que vive por 500 anos e, na sua morte, seu corpo se abre e uma nova Fênix recém-nascida aparece. Por causa desse simbolismo, é considerada um símbolo da imortalidade e da ressurreição… A Fênix é um sinal das ordens secretas do mundo antigo e dos iniciados nessas ordens, pois era comum referenciar uma pessos que tinha sido aceita nos templos como um homem nascido duas vezes, ou renascido. A sabedoria confere uma nova vida, e aqueles que tornam-se sábios são renascidos.” [pg 176-177] Manli P.Hall,Maçon, Trigésimo Terceiro Grau,K.T.  

 A Águia Bicéfala de Lagash 

Pesquisa Ir.: Jaime Balbino de Oliveira 
 A Águia Bicéfala é uma variação da poderosa imagem descrita em documentos achados cerca de 3000 A.C.A Arte Real (Maçonaria) é uma Ordem antiga que promulga seu sistema de moral atravésalegorias, sinais e símbolos. Alguns símbolos adquiriram tal vigor que até o nãoiniciado sabe que o mesmo refere-se à maçonaria. O esquadro e o compasso são exemplos. Pessoas com um pouco de cultura os reconhecem como símbolo damaçonaria. Não sabem e só o iniciado sabe que pela disposição dos mesmos existe umsignificado intrínseco. A águia bicéfala esta em um outro patamar, onde somente os maisatentos percebem quando ela é símbolo maçônico. Muito se tem escrito sobre ela,porém quando são feitas específicas perguntas, as respostas são curtas e não precisas,Atualmente estamos em melhor situação porque temos uma mudança na pesquisa maçônica, gerada pelo crescimento das comunicações com acesso a fontes e facilidadena troca de informações.No Freemasons’ Guide and Compendium de Bernard E. Jones edição revisada de1956 e reimpressão de 1970 às páginas 324/325 têm o seguinte texto, o qual é similar ao de inúmeras enciclopédias, que diz: “W.J.Chetwode Crawley lembra-nos que nas fundações deum templo construído cerca de 3000 AC. – isto é, cerca de 2000 anos antes da construçãodo Templo de Salomão – foram encontradas duas placas de Terracota contendo inscriçõesas quais detalhavam como a construção havia sido ordenada e iniciada. Estas placas foram ali depositadas quando do lançamento da pedra fundamental do templo por Gudea,governador de Lagash na Babilônia. As inscrições dos cilindros impressas em placa de Terracota incluíam um esboço de um” pássaro da tormenta “o qual era representado por uma águia com duas cabeças, hoje usada como símbolo do Rito Escocês Antigo e Aceito


Encontrado perto do sítio onde estava o templo em referência foi também encontrada uma fina estátua de Gudea , …” As enciclopédias maçônicas de Coil e Mackey apresentam um texto semelhante e provavelmente foram usados como fonte por Bernard Jones. A cidade de Lagash esta situada ao sudoeste da Babilônia, entre os rios Tibre e Eufrates perto da moderna cidade de Shatra no Iraque, ela era um antigo centro de artes, da literatura e militar, com imensa força política. Dos sumerianos este símbolo passou para o povo de Akkad. Posteriormente foi usado por muitas tribos e grupos de nações. Sabe-se que Marius,Cônsul Romano, em 102 AC. por decreto indicou a águia bicéfala como símbolo da Roma Imperial. O Dr. Albert Merz, 33º, afirma em artigo publicado no NEW AGE (Scottish Rite Journal) de março de 1959 que O Sagrado Império Romano em 1414 AC. tinha a águia bicéfala em seus selos, ela simbolizava a unidade e universalidade do Império. 
 Nos compêndios de heráldica encontramos a águia bicéfala e acreditamos que como resultado da presença dos cruzados no Oriente, trazida como símbolo para os Imperadores do Oriente e do Ocidente, cujos sucessores foram nos últimos tempos, os Habsburgos e os Romanos, em cujas moedas ela aparece sistematicamente, sendo copiado pela maioria das “Cidades Livres da Europa”, principalmente as da Alemanha, e como emblema no Império Oriental da união de Bizâncio com Constantino. Podemos encontra-la em alto relevo na porta principal da Igreja Ortodoxa Oriental na cidade de São Paulo. 
É provável que a águia bicéfala tenha sido usada como símbolo maçônico desde o 12º século. Já as evidências disponíveis indicam ter sido ela usada pela maçonaria em 1758,após a criação do Conselho de Imperadores do Oriente e do Ocidente em Paris. Era parte do Rito de Perfeição, do antigo Rito dos vinte e cinco graus, evoluindo em grande parte para o sistema Escocês. Não existe duvida relativa ao uso da águia bicéfala pelo Supremo Conselho, 33º, Jurisdição Sul dos USA desde 1801. 

 Os sucessores do Conselho de Imperadores do Ocidente e Oriente, são os vários Supremos Conselhos do Grau 33º espalhados pelo mundo, que herdaram a insígnia do emblema pessoal de Frederico o Grande, considerado como o primeiro Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceito, conferindo ao Rito o direito de usa-la em1786. (Sic.) simultaneamente adotou (acrescentou) mais sete graus (Aceitos) aos vinte e cinco conhecidos (Antigos), chegando-se então a trinta e dois graus Antigos e Aceitos. A esses graus foi acrescentado o Grau governativo do Rito de número trinta e três. 

Observa-se que os Supremos Conselhos que tinham laços com a grande Loja da Inglaterra têm em seus selos a águia com as asas para cima, conquanto os supremos conselhos que tinham laços com a Grande Loja da França, têm em seus selos a águia comas asas voltadas para baixo. Existe este padrão, seja ele intencional ou não.O fato de a águia estar representada com as asas abertas para cima ou para baixo é uma questão diretamente relacionada ao desenho do selo por um Supremo Conselho em particular, como resultante do gosto artístico de cada povo, preferindo uns o estilo clássicoa Águia Bicéfala de Lagash tem suas 
asas abertas e coroada (em cima da) pela coroa da Prússia. Suas garras estão pousadas em uma espada desembainhada que tem uma fita como ornamento serpenteando-a desde seu punho até a extremidade da lamina contendo a divisa: 
” DEUS MEUMQUE JUS ” – (DEUS E O MEU DIREITO) ”
  
 
Brasão do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito

Um comentário:

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com