quinta-feira, 29 de julho de 2010

O QUE DE FATO É INTERCESSÃO?


Ultimamente temos ouvido falar muito sobre intercessão, ou seja, colocar-se entre um que tem a necessidade e aquele que pode suprí-la, e a palavra grega para intercessão é enteuxis, que significa aproximar para conversar. Enteuxis, ou seja, é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também na presença do Senhor em intercessão. Em 1Tm.2.1 essa palavra significa entrar na presença de Deus em favor de outros.
Vine diz que a intercessão é uma das coisas mais altruístas que podemos fazer. Não oramos por nós mesmos, mas por outras pessoas.
Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa como se fora a sua própria (1Sam.7.8-9, 1Sam.12.23).
A intercessão traz a vontade de Deus para a terra, move o coração do Pai e muitas vezes altera o juízo estabelecido por Deus (Ez. 22.30).
Impressiona muito saber que assim como Pai procura adoradores, Ele busca intercessores que se coloquem na brecha em favor de outros.
Strong define brecha (perets): Uma ruptura, brecha ou fenda; especialmente uma fenda na parede. Perets vem do verbo parats: rachar, fender, romper. Perets ocorre cerca de 25 vezes. Em Is.58.12 e Am.9.11 está escrito que as brechas ou rupturas precisam ser consertadas; e nesse vs. de Ez.22.30 estar na brecha é uma metáfora para a intercessão comprometida. Há uma brecha entre o ser humano e Deus que o intercessor tenta consertar.”
“Esse texto nos mostra que o intercessor vem perante Deus a favor de outros e que é dupla a sua responsabilidade. Ele não somente “faria um muro,” sugerindo que restauraria a brecha causada por um inimigo, mas também “estaria na brecha” ou taparia aquela brecha contra o inimigo, através do processo de construção.”
Em nossos dias, a cerca de proteção ao redor das famílias, igrejas e nações está em terrível abandono. Deus ainda está buscando intercessores para manter guardas “nas brechas” e, através da intercessão ajudar a repará-las.
Dentre várias características do intercessor, a principal é que ele se identifique com a causa do outro. Jesus se identificou a tal ponto com a nossa causa que deixou Sua glória e assumiu a figura de homem (Fl.2.5-7); o Filho de Deus se tornou Filho do Homem para que nós nos tornássemos filhos de Deus.
A outra característica fundamental é: quem intercede ama. Quem não ama, não pode interceder. A Bíblia fala que o amor reside em nós; pois Deus é amor e nós somos templos de sua habitação
(Rm. 5.5, 1Jo.3.16). O amor não nos deixa desistir até que a vitória seja alcançada (Rm.12.12).
Deus conclama intercessores (Is.59.16, Is.62.6-7, 1Tm.2.1, Ez.22.30-31, Lc.18.7-8, 2 Cor.5.18-19, Prov.24.11) que estejam dispostos a fazer o que for necessário na oração e no combate espiritual, para que situações sejam transformadas. Que Deus ache pessoas com as quais Ele possa contar, para que Sua vontade se cumpra na terra como ela é cumprida no céu.
Abraços
Pr. Denis Lobão





Denis Lobão é fundador do Portal Descobrindo, casado com Lesley Rocha, pai de Agatha, Agnes e Abner. Ministrou em diversas igrejas e seminários como profeta e mestre. Exerce ministério específico com famílias. Cursou diversos seminários sobre liderança e batalha espiritual e hoje é treinador certificado da EQUIP(Equipping Leaders to Reach Our World ), fundada pelo Dr. John C. Maxwell, para formação de líderes.

Pastor, professor de teologia e hebraico bíblico, formado pelo Centro de Cultura de Israel.
E-mail: denisromulo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com