quinta-feira, 23 de setembro de 2010

IMPEACHMENT NA MAÇONARIA

O sigilo que cerca os rituais, códigos e tradições são a marca da maçonaria que, ao longo dos séculos, protegeu com um manto de silêncio as particularidades do seu universo. Recentemente, uma pessoa resolveu quebrar essa regra, justamente a autoridade máxima do Grande Oriente do Brasil (GOB) – a maior associação maçônica e mais antiga no País –, o soberano grão-mestre-geral da Ordem, Marcos José da Silva. Ele, simplesmente, registrou na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, 21 livros secretos que explicam os ritos misteriosos da irmandade. A iniciativa acarretou uma reação à altura: pela primeira vez, um presidente da instituição poderá sofrer impeachment. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o GOB foi fundado no Brasil em 1822, tem 60 mil membros e nunca antes na história da maçonaria algo similar havia acontecido.


A assembleia que decide o destino e possível punição de Silva está marcada para o sábado 18, no Templo Nobre do GOB, em Brasília. Mas a briga já começou. O grão-mestre-geral recorreu ao Supremo Tribunal Federal Maçônico (STFM) – as instituições maçônicas reproduzem em quase tudo a sociedade civil – e conseguiu liminar para retirar o assunto da pauta. Porém, os 600 maçons que estiverem presentes à assembleia podem deliberar o contrário e manter a votação para abertura do processo de impeachment. O delito cometido por Silva está previsto em dois artigos do código penal maçônico: o 73, inciso XIV, condena quem “facilitar ao profano (não maçom) o conhecimento de símbolo, ritual, cerimônia ou de qualquer ato reservado a Maçom” e o artigo 74, inciso I, pune a traição ao juramento maçônico no qual figura o sigilo.
 

Mas por que justamente o grão-mestre teria ferido um dos princípios básicos da organização? Há algumas versões. Os defensores de Silva sustentam que ele registrou os livros secretos para evitar que outra pessoa com interesses escusos o fizesse. Seria uma iniciativa para proteger a associação de oportunistas no futuro. Os maçons favoráveis ao afastamento de Silva, por sua vez, veem má-fé e cobiça, pois agora ele figura como organizador das obras que revelam os segredos maçônicos. Isso, na prática, lhe confere os direitos autorais sobre a mesma. Ou seja, ele passou a ter direito a comissão de 5% sobre o preço de capa de eventuais livros baseados no conteúdo registrado por ele. Essa tese é reforçada pelo raciocínio de que Silva poderia ter feito o registro em nome do GOB e não no dele próprio. Os livros secretos não estão disponíveis para qualquer um manuseá-los. Mas, além de alguém poder reivindicar na Justiça o direito de vê-los, os funcionários da Biblioteca Nacional já têm acesso ao material. Não há mais sigilo.

Fiel ao estilo da maçonaria, o registro das obras foi feito na moita, assim como a denúncia efetivada por uma pessoa ligada ao GOB e que trabalha na Biblioteca Nacional. “Como maçom, me sinto ultrajado e decepcionado. Se um aprendiz mostra o livro dos rituais a um profano, ele é sumariamente expulso”, esbraveja um dos deputados da Soberana Assembleia Federal Legislativa da instituição, que vai participar da sessão e por isso preferiu não se identificar. “Isso é uma aberração. O que sustenta a irmandade é o sigilo em torno dos seus ritos e a tradição. Até porque esses ritos são usados por maçonarias de outros países”, surpreende-se o professor de história da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Marco Morel, autor do livro “O Poder da Maçonaria.” 
A conservação secreta dos conhecimentos e métodos de trabalho dos maçons é um dos mais rígidos princípios da doutrina. Tanto que ao ser iniciado na maçonaria, num ritual secular no qual o postulante permanece vendado na sessão até que seu nome seja aceito pelo grupo, o novato faz um juramento em que se compromete a “nunca revelar qualquer dos mistérios da maçonaria e nunca os escrever, gravar, imprimir ou empregar outros meios pelos quais possa divulgá-los”. Na Idade Média, a violação dos mistérios seria punida com castigos terríveis, descritos no juramento: “Se violar este juramento, seja-me arrancada a língua, o pescoço cortado e meu corpo enterrado na areia do mar...” Mas os tempos mudaram e, hoje, o grão-mestre-geral poderá ser no máximo punido como qualquer presidente corrupto.

FONTE: ISTÓE

4 comentários:

  1. É lamentavel eu acompanhei e tenho a revista isto é, só tem uma explicação meus caros, após anos o nosso irmão não teve a humildade e o respeito pela Arte Real,tem irmão (a.m.) que é mais maçom que o nosso irmão, isso significa que o cargo mexeu com o irmão é simples "Quer ver se o obreiro tem principio ter poder a ele" isso é biblico.

    ResponderExcluir
  2. PARTICIPEI DE UMA REUNIÃO EM UMA LOJA CO-IRMÃ EM QUE O SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE MARCOS JOSÉ FEZ SUA DEFESA EM RELAÇÃO AO OCORRIDO E FICOU BEM CLARO QUE ELE FORA VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO, POIS, SEGUNDO ELE OS RITUAIS NÃO ESTÃO ASCESSÍVEIS A MAIS NINGUEM INCLUSIVE ELE PRÓPRIO, POIS FOI REGISTRADO COMO "FORA DE USO" OU ALGO PARECIDO. PORTANTO, NEM FUNCIONÁRIOS, NEM QUEM QUEIRA ENTRAR NA JUSTIÇA PODERÃO TER ACESSO AOS LIVROS.
    E QUANTO A ACUSAÇÃO DE PRIVILÉGIOS EM DIREITOS AUTORAIS, ELE SE DEFENDEL DISENDO QUE FOI APENAS O "ORGANIZADOR" POIS NÃO SERIA POSSÍVEL REGISTRAR OS LIVROS DIRETAMENTE COMO PROPRIEDADE DO GOB, APÓS O REGISTRO ELE TRANSFERIU TODOS OS POSSÍVEIS DIREITOS AO GOB, DISSE QUE ESTÁ TUDO PERFEITAMENTE DOCUMENTADO E RESUMINDO: ELE NÃO TEM NENHUM DIREITO DE ARRECADAÇÃO FINANCEIRA; OS LIVROS ESTÃO PROTEGIDOS CONTRA QUALQUER AVENTUREIRO QUE QUEIRA TOMAR POSSE DE DIREITOS AUTORAIS; NENHUM FUNCIONÁRIO DA BIBLIOTECA NACIONAL OU QUALQUER CIDADÃO QUE QUEIRA ESIGIR NA JUSTIÇA A PERMIÇÃO PARA LER OS LIVROS ESTÃO COMPLETAMENTE IMPOSSIBILITADOS DISSO, OU SEJA, O SOBERANO GRÃO MESTRE FEZ UM BEM PARA MAÇONARIA, COISA QUE SEUS ANTECESSORES DEVERIAM TEREM FEITO MUITO ANTES.

    PARABÉNS POR SUA INICIATIVA IRMÃO MARCOS JOSÉ, POIS VOCÊ É DIGNO DO SEU CARGO E NÃO MERECE SER TÃO CALUNIADO POR INGRATOS "IRMÃOS".

    ResponderExcluir
  3. Respeito as religiões,mas acima de tudo confio nas ordens superiores. Se pensarmos um pouco mais amplamente veremos que fatos como esse não são isolados. Estamos entrando numa nova perspectiva como criaturas espirituais inteligentes e isso trará mudanças em diversas organizações e instituições.

    Basta pensarmos no caso wikileaks, a lei ficha limpa e uma série de outros fatos e exigências da própria sociedade por atitudes coerentes e de transparência. As ordens superiores estão atuando nesse sentido.

    Já evoluimos em vários sentidos (tecnologia, ciência...) mas a próxima etapa é a nossa evolução como pessoas de fato.

    Transparência, sustentabilidade e outros temas atuais são apenas parte daquilo que somos em essência.

    As grandes empresas já estão atentas a isso,sabem que sua sobrevivência a longo prazo depende de atitudes coerentes, não basta a falácia. O próprio Lula apoiou o fundador do wikileaks.

    Outro ponto que gostaria de destacar é que as instituições, mesmo as mais antigas como a Maçonaria, precisam estar preparadas para as midias digitais que trarão mudanças no âmbito empresarial, político e em consequência no religioso.

    As novas gerações vem com outra vibração, com outros valores, com outra inteligência.Parte dessa evolução.

    E que não esqueçamos que os mistérios só são revelados pela vontade divina.

    Saudações a todos.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por sua visita e comentários! O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com