segunda-feira, 27 de setembro de 2010

'Se houver 2º turno, será entre Dilma e Marina', diz especialista

Restando uma semana para as eleições, os principais concorrentes à Presidência e ao governo do Estado não deverão adotar estratégias diferentes das utilizadas ao longo de três meses de campanha. O vale-tudo está descartado.

Na eleição presidencial, Dilma Rousseff (PT) lidera as pesquisas, com chances de vitória no primeiro turno, e seguirá colando sua imagem na do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A linha para a reta final será a mesma, mostrando que votar em Dilma é votar na sequência do governo Lula", anuncia o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

Já José Serra (PSDB - que veio apenas uma vez para o Grande ABC durante a campanha, contra duas de Dilma) marcará território em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Estados cujos candidatos tucanos ao governo lideram as pesquisas. Além de massificar presença em regiões amigas, fará dos dois debates televisivos desta semana a arma para levar a definição das eleições para 31 de outubro. "Os debates irão garanti-lo no segundo turno", aposta o coordenador do PSDB no Grande ABC, Cezar de Carvalho.

A postura do candidato não será de ataques à adversária. "Serra deixará claro que é o mais preparado. Não é aventureiro e tem histórico de vida pública muito mais rico que o da Dilma. O eleitor sabe disso", confia o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB).

Na corrida ao governo a situação é inversa. Geraldo Alckmin (PSDB) possui chances de liquidar a disputa no primeiro turno, enquanto que o petista Aloizio Mercadante (que esteve oito vezes na região, duas a mais que o tucano) se apega às críticas sobre os 16 anos de governo do PSDB, especialmente pela progressão continuada na Educação. "Vamos mostrar para o eleitorado que o Estado não é tucano e que em 16 anos o PSDB não resolveu gargalos na Educação e Segurança", aponta Marinho.

Especialista descarta Serra e projeta Marina no 2º turno
Especialista em Marketing Político e diretor Corporativo da ESPM (Escola Superior de Publicidade e Marketing), Emmanuel Publio Dias descarta as chances de vitória de José Serra, e sinaliza para possível surpresa na eleição presidencial. "Se houver segundo turno, será entre Dilma e Marina (Silva, do PV). "Não vejo como o Serra possa crescer", sustenta o professor, ao projetar a verde. "Marina Silva pegará voto de quem é da oposição e não vota no Serra."

Para Publio Dias, intensificar a oposição somente nas eleições, e mesmo assim poupando o governo Lula, arranha a credibilidade do PSDB. "Bate no PT e salva o Lula. Isso não é oposição."

Já o consultor político Marcos Justino dos Santos avalia que as eleições para presidente e governador serão decididas nas campanhas bocas de urna. "Esta eleição está confusa. São muitos candidatos famosos, puxadores de votos, dúvida sobre a validade da Lei Ficha Limpa. A cabeça do eleitor está a mil."

Diferentemente de Publio Dias, Justino vê grandes possibilidades de segundo turno entre Dilma e Serra. E atenta para os perigos de desvios de conduta do tucano faltando uma semana para a votação. "Ele deverá se apagar aos escândalos na Casa Civil (tráfico de influência), às quebras de sigilo (fiscal de pessoas ligadas a Serra)... Mas este deverá ser o limite. Em vias finais, a postura de vale-tudo não é a melhor."

Sobre a petista, recomenda no mínimo comparecer aos debates. "O Lula se deu ao luxo de não ir a alguns debates há quatro anos. Não é o caso da Dilma. Ela deve ir e se preparar para ser atacada."

Os dois especialistas acreditam na vitória de Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes no primeiro turno. "A diferença de votos é muito grande", argumenta Publio Dias. "O Mercadante está entrando no desespero. E os ataques devem ser cautelosos, se não vira contra quem os fez", conclui Justino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com