domingo, 19 de agosto de 2012

RINDO DO ABUSO SEXUAL DE MENINOS?


Nos últimos dias vi por duas vezes o trailer do filme “Este é o meu garoto”, estrelado por Adam Sandler e Andy Samberg, ambos vindos do famoso programa de comédia americano, Saturday Night Live. No filme, o personagem de Sandler é seduzido por sua professora no início da adolescência, aos 13 anos de idade. A relação resulta em uma gravidez – seguida do julgamento da professora – e do nascimento da criança, interpretada por Samberg. O pai, a quem o personagem de Samberg chama de “o pior pai do mundo”, tenta se reaproximar do filho quando precisa de dinheiro.
       Não espero que existam valores redentores nesse filme, e nem pretendo assisti-lo. Mas o trailer chamou minha atenção devido a sutil sugestão de que o abuso sexual de meninos seja algo engraçado.
       Essa representação da relação sexual entre mulheres adultas e meninos não é rara. Os mitos e estereótipos muitas vezes distorcem nossa visão de uma situação como essa. Muitos acreditam que tal relação seja o sonho de todo menino, que eles desejam ser seduzidos, e que essa experiência é de alguma forma, uma conquista sexual para a vítima. Assim, parecemos nos incomodar muito menos quando mulheres abusam de meninos do que quando homens abusam de meninas.
       A verdade, no entanto, é que ambos os casos envolvem a exploração sexual de crianças, independente do gênero. Assim como outros crimes sexuais, o abuso é um ato de violência e poder, e não um ato de amor ou desejo. A criança que passa por tal situação não é, em nenhuma circunstância, uma vencedora; é uma vítima.
       Tanto dentro quanto fora da igreja, houve nas últimas décadas uma abertura bem maior à discussão sobre os efeitos do abuso sexual. Mas o abuso de meninos por mulheres adultas é frequentemente ignorado não apenas pela cultura popular, como também por aqueles encarregados da proteção da vítima. Pesquisas indicam que um entre seis meninos são abusados antes dos 18 anos de idade, tanto por homens quanto por mulheres. Especialistas afirmam que os abusos de meninos por mulheres é um crime pouco relatado – e entre os fatores que desencorajam a denúncia, está o estereótipo que afirma que os garotos abusados deveriam desfrutar do sexo com mulheres mais velhas, e que devem acreditar que tal relação se trata de uma conquista.
       Tal como acontece com as meninas, o abuso sexual tem um efeito devastador nos meninos. Segundo estudos, vítimas de abuso sexual, tanto femininas quanto masculinas, sofrem muitas vezes de depressão, ansiedade, disfunção sexual, alcoolismo, abuso de drogas, ataques de pânico e distúrbio de stress pós-traumático. O escritor cristão, Cecil Murphey se concentrou nesse tema em seu livro When a Man You Love Was Abused (“Quando um Homem que Você Ama Sofreu Abuso Sexual”). Murphey, que foi abusado sexualmente por um parente do sexo feminino quando criança chamou outros homens para compartilhar suas histórias em seu blog. Os relatos desses homens acabam com o mito de que o abuso de meninos é uma experiência bem-vinda que constrói a confiança masculina.
       As estatísticas mostram que meninas são mais propensas a sofrerem abuso – talvez por esse motivo, seja mais difícil percebermos que os meninos também precisam de proteção. Mas o abuso sexual é um crime contra a inocência das crianças. E para elas, as estatísticas não importam – o que importa é a dor que carregam.
       Muitas mulheres nos Estados Unidos estão unidas na luta contra a vitimização das mulheres. Elas desejam assegurar que as meninas cresçam com os mesmos direitos e oportunidades em um mundo que respeite sua inocência quando crianças, e imponha limites quando se tornam adultas. Muitos se escandalizam quando um homem justifica o crime sexual cometido contra uma menina, dizendo coisas do tipo: “Ela queria”, ou: “Ela estava pedindo isso”. Mas quantos consideram essa atitude normal quando vinda de uma mulher que teve relações com um menino?
       Algumas pessoas tem uma visão complexa dos garotos. Muitas vezes, eles podem ser vistos apenas como “futuros homens” e serem estereotipados como sexualmente poderosos, e até mesmo como predadores sexuais. Os meninos, no entanto, não são potenciais criminosos, e sim crianças, inocentes e vulneráveis, que merecem proteção e defesa.
       Poucos ministérios cristãos estão dedicados a combater o abuso sexual de crianças, porém, todas as igrejas deveriam alertar seus membros a proteger suas crianças deste crime. Ao fazer isso, que não negligenciem a realidade de que abusos sexuais são também cometidos por mulheres adultas, e não apenas por homens. Devemos estar atentos aos sinais de perigo em relação a este assunto tão delicado. Como consumidores da mídia, não podemos rir com aqueles que tratam o abuso sexual de crianças como motivo de piada. Como sociedade e testemunhas da igreja, temos a obrigação de proteger aqueles que precisam. E, principalmente, como povo de Deus, devemos defender a justiça para todos.

Traduzido por Julia Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com