segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROJETO DE LEI PEDE DIVISÃO DE LOCAL SAGRADO PARA JUDEUS E MUÇULMANOS EM JERUSALÉM


Historicamente, judeus e muçulmanos vem disputando um local numa das colinas de Jerusalém. “O Monte do Templo é o lugar mais sagrado para o povo judeu, onde o primeiro e segundo Templo estavam,” explica Arieh Eldad (parlamentar israelense da União Nacional.
Também é um lugar sagrado para os muçulmanos, onde está a mesquita Al-Aqsa. Ele também tem um valor especial no cristianismo”. Sendo assim, um projeto de lei assinado por Eldad  procura usar a legislação para gerar liberdade de culto no Monte do Templo para as três religiões.
A idéia polêmica, que ainda precisa ser apresentada oficialmente ao Knesset (Parlamento de Israel), afirma que o local deve ser aberto para os judeus todos os dias, exceto sexta-feira, o dia sagrado muçulmano, e em outros feriados muçulmanos. Seria aberto para os muçulmanos todos os dias, exceto aos sábados e nos feriados judaicos.
Os judeus seriam autorizados a adorar no Monte do Templo entre 8 e 11 da manhã, das 2 às 6 da tarde e das 9 às 11 da noite. Os muçulmanos poderiam fazer suas orações entre 4 e 7 da manhã, 11 da manhã e 2 da tarde e das 6 às 9 da noite.
O horário de visitas dos turistas cristãos e de outras religiões coincidiria com algumas das horas de judeus e de muçulmanos. Se feriados muçulmanos e judeus caírem no mesmo dia, o projeto pede que o Ministério de serviços religiosos faça uma “escala” especial.
Aryeh Eldad espera assim dar um fim ao controle muçulmano sobre o Monte do Templo. A proposta, obviamente, está sendo criticada pelos nacionalistas judeus que desejam a desocupação do local e pelos muçulmanos, que não aceitam sequer discutir a proposta.
O deputado declarou recentemente em uma carta escrita ao Ministro do Interior, Yitzchak Aharonovitch, que “chegou a hora de acabar com a ocupação muçulmana que ocorreu há 1.300 anos atrás e que ainda está em vigor no Monte do Templo.”
Analistas temem que esse tipo de proposta possa acirrar os ânimos os judeus e muçulmanos  em Israel, especialmente em um período que as ameaças de ataques contra Irã e Egito parecem ser um assunto constante.
Traduzido de Jpost
FONTE: GOSPEL PRIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com