segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O POLÊMICO ANTIPENTECOSTALISMO DE RENATO VARGENS


Rev. Dr. Alberto Thiemepastor presbiteriano há mais de 40 anos 
Renato Vargens
Por que Renato Vargens, um pastor tradicional que nada entende de dons espirituais, está atacando os pentecostais por adotarem, conforme 1 Coríntios 14: 26-33, 39-40, revelações em seus cultos?
Já escrevi pelo menos duas vezes ao Gospel+. Na primeira vez, pedi que pensassem um pouco mais antes de publicar certos artigos de escritores controversos, como é o caso de Renato Vargens. Esse pastor biblicamente despreparado tenta provar o impossível e fala do que não conhece.
Ele deveria gastar seu tempo com coisas mais úteis como estudar melhor a Bíblia e buscar uma experiência mais profunda com o Espírito Santo. Paulo fala sobre irmãos ficarem combatendo irmãos. E eu pergunto: será que o Pr. Renato tem orado pelos pentecostais do Brasil? Se não, deveria estar orando há muito tempo, pois enquanto as igrejas tradicionais minguam as pentecostais crescem.
Existem exageros, sim. Mas há também exageros nas tradicionais, por omissão e desconhecimento do que evitam praticar. Será que foi porque Lutero e Calvino se omitiram sobre o assunto e sobre as obras sociais? Porque Lutero chegou a chamar a epístola de Tiago de “EPISTOLA DE PALHA”. Acho uma aberração esse endeusamento de Lutero e Calvino. Não temos dúvida que eles foram usados por Deus, mas que também cometeram muitos erros e nisso os católicos têm razão.
Penso que Lutero deveria ter incluído pelo menos umas três teses a mais que ele postou na porta do templo em que pregava. Se tivesse feito isso, hoje provavelmente não teríamos um Renato Vargens falando besteiras contra os pentecostais. Põe a mão na consciência, pastor, e passe a usar seu tempo para EDIFICAR A IGREJA. Sejam pentecostais ou não, todas as igrejas evangélicas pregam as mesmas bases. PERFUMARIA, meu amado, não influencia na salvação. Atenha-se ao principal, ao que interessa a todos, ao que edifica.
Na linha de pensamento de Renato Vargens, ele invalida um grande numero de textos bíblicos do Novo e Velho Testamento em que Deus usou seus servos para transmitir o que Ele desejava.
Eu gostaria que Vargens me mostrasse onde na Bíblia ele encontrou que a revelação de Deus (exceto a escatológica que terminou com João) terminou. Ele deveria dar mais atenção ao que Paulo fala aos crentes de Corinto, em sua primeira carta, capitulo 2, versos 14 e 15: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.
Ao que tudo indica, Renato é mais um que não conhece o Poder do Espírito Santo nem os dons espirituais que são obtidos por quem busca. Lucas 11:13-14 : “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão”.
O texto diz claramente: “Deus dará do seu Espírito a todos que lho pediram”. Por acaso, alguma vez em sua vida, Renato, você pediu a Deus que o visitasse com Seu Espírito? Não venha me falar do dia de sua conversão, pois o assunto é outro. Nós não recebemos do Espírito Santo somente em nossa conversão. É Ele quem nos guiará a toda verdade, diariamente. Por isso, é preciso pedir, segundo a Bíblia.
Milagres, maravilhas, expulsão de demônios, curas, profecias e outras manifestações do Espírito somente irão ocorrer em ambientes em que o Espírito Santo tem liberdade para agir. Jamais no seio de um povo que rejeita tais ações sobrenaturais do Espírito. São igrejas que não permitem a ação livre do Espírito Santo, porque muitos tradicionais dizem que os dons ficaram limitados ao passado. Mostre-me um só texto que prove que os dons ficaram no passado e que só existiram para alavancar a Igreja iniciante.
Hoje, mais do que nunca, a Igreja precisa avançar.
E só avançam as igrejas que creem e dão liberdade para que o Espírito Santo atue. O que existe é uma falha em “julgar” as profecias que todos tèm direito de fazer segundo os ensinos de Paulo, não aceitando uma palavra profética sem antes analisá-la e estar certo de que veio de Deus mesmo. Pode alguém falar algo que normalmente é bom para uma pessoa como se fosse Deus falando? É lógico, Deus usa aqueles que são sinceros para abençoar outros com encorajamento espiritual. O que não dá amados, é ficar sentado por quase duas horas, ouvir um louvor sem inspiração espiritual e depois ainda tolerar um pastor como esse falando besteiras contra a Palavra de Deus.
Renato, procure conhecer melhor sobre os dons espirituais. Eles não cessaram e eu desafio você a mostrar que eles cessaram e eu aceito o desafio de mostrar que eles continuam e continuarão. Só posso falar assim, porque meus olhos viram, meus ouvidos ouviram, falei do que não sabia, e tudo que falei aconteceu: “E o Espirito Santo confirma em nosso Espírito que somos filhos de Deus” (cf. Romanos 8:14-16).
Um dos motivos de muitas igrejas tradicionais estarem fechando as portas não é porque falta dinheiro, mas sim porque falta o Poder de Deus. E as pessoas que procuram uma igreja, buscam algo que realmente venha transformar suas vidas.
Renato, você precisa buscar de Deus sabedoria e parar de criticar quem busca a Deus. Você precisar dar liberdade ao Espírito Santo para fazer grandes coisas na sua vida.
Do contrário, vai minguar em sua vida cristã frágil, sem o Poder de Deus que DEVE acompanhar os que creem, conforme Marcos 16:15. Não venha me dizer que esse texto não existe no original, pois se não existisse em vários dos pergaminhos achados nas cavernas de Qumram já teriam saído do Evangelho de Marcos.
Corrija, por favor, sua teologia. Se serviu a exortação, que Deus abençoe você. Se não der ouvido, será uma pena, pois perderá seu tempo quando deveria ser muito melhor aproveitado no Reino de Deus.
Demorei também para entender esses importantes detalhes, mas pela graça de Deus meus olhos foram abertos. Espero e oro para que os seus também sejam abertos.
Fale pra Deus dos defeitos dos pentecostais. Para os outros conte e espalhe as bênçãos e as boas ações deles. Quando algum deles pecar, faça conforme Jesus orienta em Mateus 18:15-18. Não aja segundo o que diz em Provérbios 6:16-19.
Conheço muitos pastores que não estão conseguindo ler mais seus artigos. Abra sua boca para abençoar e não para amaldiçoar o que você desconhece e não entende ainda.
Pare de lutar contra os irmãos pentecostais. Lute contra o pecado e contra o diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com