sábado, 11 de agosto de 2012

HONRAR OS PAIS: UM TERMÔMETRO DA PIEDADE



Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento com promessa e o primeiro mandamento do que é considerado como “a segunda tábua da lei” (a parte que se refere ao próximo).

O Catecismo de Heidelberg assim diz a respeito dele:

104. O que Deus exige no quinto mandamento?

R. Devo prestar toda honra, amor e fidelidade a meu pai e a minha mãe e a todos os meus superiores; devo submeter-me à sua boa instrução e disciplina com a devida obediência (1) , e também ter paciência com seus defeitos (2) ; porque Deus nos quer governar pelas mãos deles (3).
(1) Êx 21:17; Pv 1:8; Pv 4:1; Pv 15:20; Pv 20:20; Rm 13:1; Ef 5:22; Ef 6:1,2,5; Cl 3:18,20,22. (2) Pv 23:22; 1Pe 2:18. (3) Mt 22:21; Rm 13:2,4; Ef 6:4; Cl 3:20.
Contudo, será que prestamos a devida atenção ao assunto? Será que por estarmos mergulhados em uma cultura que rejeita o mandamento “a quem honra, honra”, temos também deixado de honrar nossos pais? Não serão os inúmeros “mas, e se…” que levantamos frutos de um coração egoísta e rebelde? Estamos dando desculpas para não cumprir o mandamento de Deus? Cremos que o mandamento de Deus é bom e que é bom honrar pai e mãe ou cremos que Deus está no privando de algo ao colocar os filhos submissos aos seus pais?
São várias perguntas para analisarmos o nosso coração. Este mandamento funciona como um termômetro a medir nossas vidas. Quero destacar dois pontos que ele revela.
1) MOSTRA QUE HONRAMOS A DEUS
Se João chama de mentirosos aqueles que afirmam amar a Deus, mas odeiam seu próximo (1 João 4:20), do que devemos chamar aqueles que dizem que desejam honrar a Deus, mas não honram seus pais? Parafraseando o apóstolo: pois quem não honra a seu pai, ao qual viu, como pode honrar a Deus, a quem não viu? Desta forma, vemos que neste quinto mandamento está um indicador de que honramos a Deus em todos os outros.
2) MOSTRA QUE ESTAMOS CHEIOS DO ESPÍRITO
Paulo em Efésios 5:18-21 nos exorta a encher-nos do Espírito. Após, ele passa a descrever o proceder de uma pessoa cheia do Espírito, listando 4 atitudes:
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
(1) falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais;
(2) cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
(3) dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
(4) sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

A última atitude que Paulo lista é a submissão. Em seguida, ele passa a detalhar como se dá esse “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”. Ele então trata de três relações:
(1) maridos e esposas,
(2) pais e filhos e
(3) senhores e servos
– dando instruções para os dois grupos: os que recebem submissão (maridos, pais e senhores) e os que praticam (esposas, filhos e servos). Talvez por interrompermos nossa leitura nos subtítulos ou capítulos, perdemos a ligação que há entre “enchei-vos do Espírito” e “vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. Conseguiu vê-la? Portanto, filhos, quando obedecemos e honramos nossos pais, estamos mostrando o “temor de Deus”, fazendo o que é “justo” e dando os frutos de uma vida cheia do Espírito.
CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto, que possamos todos dar maior atenção a este mandamento, sabendo que quando não honramos nossos pais, estamos comprovando que não honramos a Deus, nem estamos nos enchendo do Seu Espírito.
Se há amargura ou rebeldia em seu coração que tem lhe impedido de obedecer este mandamento, você precisa se lembrar do Evangelho e crer mais firmemente nele. Talvez seu pai não mereça seu amor, mas você tampouco merece o amor de Deus. Talvez seu pai fez coisas horríveis, mas não piores do que você fez a Deus. Talvez seu pai terreno não demonstrou nada além de ódio, contudo, seu Pai Celeste o amou – profundamente. Olhe para a cruz se você tem dúvidas e elas se dissiparão. Deus estendeu tal amor e perdão para sua vida e o convida a fazer o mesmo. “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).
Com temor,
Vinícius M. Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com