segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ONZE ANOS DEPOIS, O EX-GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL JOSÉ ROBERTO ARRUDA FOI CONDENADO POR TER VIOLADO O PAINEL DO SENADO

 Onze anos depois, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda foi condenado porja ter violado o painel do Senado no processo de cassação do ex-senador Luiz Estevão. Além de Arruda, foram condenados também os servidores do Centro de Processamento do Senado (Prodasen) envolvidos na violação, entre eles a ex-diretora do órgão Regina Célia Peres Borges. O ex-senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007, era também réu no processo.
Nota do responsável pelo blog: "Tinha que ser 11 (onze) anos depois e no dia do maçon. Alguém tem dúvida que existe uma assinatura maçônica neste fato noticiado hoje?"
Veja artigo da revista Época sobre Arruda e a crise na maçonaria aqui
O juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) considerou que Arruda, que era então senador pelo PSDB do Distrito Federal e líder do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, praticou crime de improbidade administrativa ao violar o painel do Senado para saber como seus colegas haviam votado na cassação de Luiz Estevão. O juiz determinou que Arruda fique com os direitos políticos suspensos por cinco anos e proibido de ter contratos com o poder público ou receber benefícios deles. Mais do que isso, Arruda terá que pagar uma multa equivalente a cem salários de senador (valores da época da cassação de Estevão). Considerando os valores de hoje – um senador recebe R$ 26,7 mil, o teto do funcionalismo -, a multa ficaria em torno de R$ 2,7 milhões.

Quando o escândalo da violação do painel eclodiu, Arruda, primeiramente mentiu ao negar participação no caso. Depois, confessou o ato e renunciou de seu mandato para não ser cassado. Mais tarde, Arruda retornou à política, primeiro elegendo-se deputado federal, pelo PFL. Em seguida, tornou-se governador. E acabou envolvido em outro escândalo, quando seu ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, denunciou a existência de um esquema de pagamento de suborno a políticos em troca de apoio. Durval gravou vários vídeos de políticos – inclusive o próprio Arruda – pegando dinheiro.
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda deixa a superintendência da Polícia Federal abraçado com sua esposa, Flávia Arruda, no banco de trás de uma pickup (Foto: José Cruz/ABr)
Acusado de tentar subornar uma testemunha do caso, o jornalista Edmilson dos Santos, conhecido como Sombra, Arruda acabou preso por dois meses, sendo afastado depois do governo do DF. O processo do mensalão do DEM em Brasília corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os advogados de Arruda informaram que recorrerão da condenação pela violação do painel. Eles alegam que Arruda não tinha ingerência sobre os servidores do Prodasen para ordenar a violação do painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com