sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

HOLANDA INSPIRA EUA NA ABORDAGEM CONTRA A HOMOFOBIA

A HOLANDA FOI A INSPIRAÇÃO PARA A DECISÃO NORTE-AMERICANA DE COMBATER ATIVAMENTE A HOMOFOBIA NO EXTERIOR.
Um lobby de muitos anos e os bons resultados da abordagem holandesa convenceram os estados unidos a seguir o exemplo.

Boris Dittrich (acima), especialista em minorias sexuais da organização Human Rights Watch, e 

Björn van Roozendaal(a direita), da organização de defesa dos direitos dos homossexuais COC Nederland, têm certeza que a Holanda teve um papel na posição dos EUA sobre os direitos dos homossexuais divulgada esta semana. Em particular, a utilização de um kit de ferramentas e instruções para funcionários de embaixadas são medidas pensadas na Holanda.
Os embaixadores norte-americanos no exterior veem com frequência os embaixadores holandeses apoiarem grupos homossexuais locais e conseguir bons resultados com isso. Por isso a Holanda é frequentemente citada como exemplo nos EUA no combate à discriminação contra homossexuais e transexuais”, comenta Dittrich.
OTIMISMO CAUTELOSO

A nova política dos Estados Unidos foi anunciada esta semana pela ministra de Relações Exteriores, Hillary Clinton. Ela pediu a governos de todo o mundo que protejam os direitos dos homossexuais e transexuais, e para que retirem a homossexualidade da esfera criminal.
Clinton sublinhou que os direitos dos homossexuais são direitos humanos e que a homossexualidade não é uma invenção ocidental, mas uma realidade humana. O governo norte-americano quer acabar com a discriminação contra homossexuais e transexuais através da diplomacia de ajuda ao desenvolvimento.
Dittrich e Van Roozendaal estão felizes por este passo histórico na política de direitos humanos dos Estados Unidos, e cautelosamente otimistas:
“É preciso estar ciente de que o ponto de partida desta política tem que ser os próprios homossexuais. Então é preciso ver com os movimentos homossexuais em cada país qual a melhor maneira de atuar e não entrar como um trator passando por cima de tudo, pois isso seria contraproducente num continente como a África, por exemplo”, diz Björn van Roozendaal, da COC.
“Me preocupo um pouco com o fato de que governos com frequência dizem que a homossexualidade é um conceito ocidental. A Human Rights Watch escuta isso na África, no Caribe, na Ásia, onde a homossexualidade ainda é passível de pena. Por isso os EUA não devem cair na armadilha de quererem estar à frente em toda parte, pois daí surge a imagem de que isso é algo que o Ocidente tenta forçar em outros países’’, alerta Dittrich.
RECOMPENSA X PUNIÇÃO
Outro temor é que os EUA passem a condicionar a ajuda ao desenvolvimento à maneira como um país lida com os direitos dos homossexuais. Dittrich e Roozendaal não acreditam que isso vá acontecer, mas advertem para o risco de uma tal abordagem.

“A consequência de condicionar fundos de ajuda à prova de ‘bom comportamento’ é que o movimento homossexual naquele país pode levar a culpa pelo ‘fechamento da torneira’. Isso seria um enorme paso para trás para organizações de defesa dos direitos dos homossexuais em países islâmicos ou africanos, que junto com outras organizações de direitos humanos começam a conquistar algum espaço”, diz Van Roozendaal.
Não a punição por mau comportamento, mas a recompensa por bom comportamento é a maneira como os EUA podem atingir mudanças, diz Dittrich. Além disso, isso deve acontecer buscando envolvimento com organizações de direitos humanos nos próprios países e não exclusivamente movimentos homossexuais. Ele defende a criação de amplas coalizões e a abordagem da sociedade como um todo para que se conscientize que homossexuais são pessoas comuns, para quem valem os direitos humanos comuns a todos.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com