segunda-feira, 19 de julho de 2010

A BATALHA DO CRENTE E SUA ARMADURA





“Ef.6:10-20” - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Neste texto os crentes são chamados para uma grande batalha. Uma batalha terrível que não é contra carne e sangue, mas contra forças demoníacas, organizadas que dominam a humanidade. É contra estes poderes que somos ordenados a lutar. Uma batalha que não é física, corporal; mas uma batalha espiritual. Por isso Jesus disse: “Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.” Mc.9:29. a batalha do crente é espiritual e não corporal. Esta batalha teve inicio no jardim do éden e se estendi ainda hoje.

QUEM ENFRENTAMOS: Ef.6:10-12 -

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. e vesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Conhecer o nosso inimigo é primordial, neste texto Paulo nos mostra o que enfrentamos, e podemos tirar 3 características do nosso inimigo:

1º – PODER

a) – Com seu poder de argumentação, ele derrubou nossos primeiros pais – “Gn.3:1-14”.
b) – Com seu poder de ilusão, iludiu o Rei Saul – “ISm.28”.
c) – Com seu poder de possessão, ele maltratou um jovem, deixando-o quase morto “Mc.9:17-18”.

2º – MALDADE

Tg.4:1-7 - De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Aqui vemos Tiago dizendo que toda guerra e contenda vem do homem e que isso é produzido pelo nosso inimigo; por isso ele ordena: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

3º – ASTÚCIA

Pedro diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”
Paulo chama essa astúcia de “Ciladas do diabo”. As ciladas do diabo tomam muitas formas, mas o seu maior êxito em astúcia é quando ele consegui persuadir as pessoas de que ele não existe.

7 CILADAS DO DIABO QUE SÃO COLOCADAS NO CAMINHO DO CRENTE:

1º – Depressão de Espirito: Perda do encanto com a vida cristã. 1Re.19:4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
2º – Desilusão da mente: Perda da esperança. Jó.19:10 Arruinou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou-me a esperança, como a uma árvore.
3º – Distração do Coração: Perda dos reais valores da vida. Lc.10:41-42 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
4º – Distorção da vontade: Perda de objetivos Mt.19:16,21,22 – 16.E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? 21-Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22-Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
5º – Desânimo do corpo: perda da energia física 2Co.12:7-9 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
6º – Discórdia na família: Perda do sentido de comunhão e respeito Am.3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
7º – Divisão na igreja: perda da unidade do Espirito.

A NOSSA ARMADURA – Ef.6:13-20

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
Tomai toda armadura de Deus”, no grego traduz “panóplia”, que é a armadura completa de um soldado Romano pesadamente aramado. Agora Deus nos da esta armadura e Paulo lista as seis peças principais:
1º – CINTO DA VERDADE:
Essa verdade pode ser entendida como a verdade da revelação de Deus, ou como pode ser o próprio Cristo, que disse: “Eu sou a Verdade”.
2º – COURAÇA DA JUSTIÇA:
A justiça de Cristo Rm.8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. – Rm.5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
3º – SAPATOS DA PAZ:
Assim como o soldado precisa de botas para pisar no terreno inimigo, nós também precisamos deles que são o Evangelho de Cristo 1Co.15:25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.
4º – ESCUDO DA FÉ:
O escudo é um instrumento de proteção para avanços contra os inimigos, assim é a fé na vida do cristão Mt.21:21-22 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
5º – CAPACETE DA SALVAÇÃO:
De acordo com 1Ts.5:8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. O soldado tem o capacete como salvação. O capacete nós fala da profunda convicção que precisamos ter de nossa salvação. Paulo disse: “Eu sei em quem tenho crido…” 2Ts.1:12
6º – ESPADA DO ESPIRITO:
De todas as 6 peças a espada é a única que pode ser usada para ataque e defesa. A espada do Espirito é a palavra de Deus. O melhor exemplo que temos do uso desta espada do Espirito tanto para defender quanto para atacar é dado por Jesus na hora da tentação no deserto Mt.4:1-11.
A)- DEFESA
“Esta escrito: não só de pão viverá o homem” (v4).
B) – ATAQUE:
“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (V10).
Vista a armadura de Deus e vença os obstáculos colocados por satanás.
Seja abençoado na prática da Palavra.

FONTE:

2 comentários:

  1. Glória a Deus por ter botado tudo isto ai.. bah aprendi mais que eu sabia realmente é isso que precisamos todos os dia de revestirmos a armadura dada pelo nosso pai querido Senhor Jesus Cristo e principalmente estudarmos a palavra todos os dias para podermos ter pratica de usar a espada contra o mal. E uma das vitaminas mais importantes tambem é orarmos sem cessar todos os dias para ficarmos fortes cada vez mais que sem isso nos enfraquessemos e caímos na primeira batalha. GLÓRIA A DEUS ai irmao por Deus ter colocado voce por tudo isso ae.. Deus o(a) abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Muito obrigado por sua visita e palavras de apoio e incentivo! O Senhor continue abençoando sua vida! Que você seja cada dia mais um instrumento útil nas mãos do Senhor para glória dEle! Abraço! Até breve!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com