sábado, 4 de agosto de 2012

CAPOEIRA: PRÁTICA DO ESPORTE POR EVANGÉLICOS É PECADO? BLOGUEIRO ANALISA O TEMA E AFIRMA QUE “CRÍTICOS ADORAM” JULGAR. LEIA NA ÍNTEGRA


Alguns esportes são vistos por muitas denominações evangélicas como práticas ofensivas aos princípios bíblicos e por isso, muitos pastores orientam e até pregam contra essas modalidades.
Entre modalidades que causam polêmica no meio evangélico, estão o MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) e a capoeira, luta de origem africana que é relacionada às religiões afro. Hoje muito bem aceito, o futebol já foi alvo de críticas no passado, e diversas denominações proibiam seus membros de torcer por um time de futebol ou praticar o esporte.
Um dos integrantes de uma equipe de capoeira cristã, Filhos de Jahveh, identificado como Teco, publicou um artigo em que cita as diferenças entre a prática do esporte excluindo ritos e canções africanas, e a tradicional capoeira.
No texto, o praticante afirma que “a capoeira jamais deixará de ser ela mesma, não existe uma modalidade gospel, cristã ou evangélica”, e define o contraste: “a real diferença de uma academia que se diz cristã, são suas práticas e motivações”.
Teco ressalta que a resistência ao esporte no meio cristão ainda é forte: “Os críticos adoram o assunto, não aceitam o fato de um cristão praticar capoeira, apresentam as raízes da cultura e a partir daí, julgam”.
O capoeirista ressalta que em meio às polêmicas, “uma coisa que devemos sempre fazer, é respeitar as pessoas com todas as suas diferenças, fé e práticas. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Jesus para morrer na cruz, por cada um de nós, ou seja, quem é capaz e competente para não amar e respeitar o próximo? Assim como um cidadão que cumpre pena em regime fechado, devemos amá-lo como Deus amou o mundo”.
Sobre o fato de a prática do esporte exigir canções para embalar os movimentos, Teco sugere: “As músicas nem sempre louvam ou dizem palavras mal intencionadas. Muitas histórias, épocas e experiências, são relembradas em suas frases. Nem tudo é perdido ou desconsiderado na visão cristã. Acha então que não seria legal cantá-las? Deus deu o dom para cada um usufruir e criar belas obras para o reino”.
Confira abaixo a íntegra do artigo de Teco sobre a prática de capoeira por cristãos:
Há tempos que escuto, leio e vejo pessoas em busca de informação sobre Capoeira gospel.
Como alguns por falta de informação, possam achar que seja uma nova modalidade da Capoeira, está enganado. A Capoeira jamais deixará de ser ela mesma, não existe uma modalidade gospel, cristã ou evangélica.
Na verdade, a real diferença de uma academia que se diz cristã, são suas práticas e motivações. O Filhos de Jahveh nasceu exatamente assim, um grupo de pessoas na qual apreciavam a arte, mas que não encontravam um local adequado ao seus padrões de fé, práticas e objetivos.
Os críticos adoram o assunto, não aceitam o fato de um cristão praticar Capoeira, apresentam as raízes da cultura e a partir daí, julgam.
Uma coisa que devemos sempre fazer, é respeitar as pessoas com todas as suas diferenças, fé e práticas. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Jesus para morrer na cruz, por cada um de nós, ou seja, quem é capaz e competente para não amar e respeitar o próximo? Assim como um cidadão que cumpre pena em regime fechado, devemos amá-lo como Deus amou o mundo.
E quanto as músicas, instrumentos, rituais e costumes? Essa é a questão, quem disse que para praticar a Capoeira, o cidadão é obrigado a aderir todos os costumes da modalidade?
As músicas nem sempre louvam ou dizem palavras mal intencionadas. Muitas histórias, épocas e experiências, são relembradas em suas frases. Nem tudo é perdido ou desconsiderado na visão cristã. Acha então que não seria legal cantá-las? Deus deu o dom para cada um usufruir e criar belas obras para o reino. Então meu irmão, crie as suas, louve ao seu Deus com suas frases e melodias!
Os instrumentos são uma obra de arte criada pelo homem, na qual Deus deu a capacidade a ele para criar. O que acontece desde a época das cavernas, é que o mal sempre vem para roubar e destruir, e infelizmente, muitos se deixam levar pela voz da sociedade.
Graças ao nosso bom e maravilhoso Deus, o Filhos de Jahveh está nesta estrada há 15 anos! São muitas histórias para contar, vidas transformadas e renovadas através de um trabalho que respira e transmite paz, amor e a fidelidade de Deus.
E quanto ao relacionamento entre Capoeiristas não cristãos? Isso é o mais legal! Graças a Deus temos a oportunidade de interagir com muitos deles, só assim podemos fazer a diferença e colocar em praticar a real motivação deste trabalho!
Para finalizar está pequena reflexão. Se você caminha por uma rua e encontra uma pessoa jogada aos trapos, olha e percebe que vive uma vida totalmente desenganada. O que você faria? O que Jesus faria?
Talvez você possa pensar assim: “Não posso ter contado com um usuário de drogas e/ ou mendigo. Que isso, eu não!” ou então, “Tenho que ajudar aquela pessoa. Seja como for sua vida, irei ajudá-la!”.
Pois é meu querido leitor, se hoje existem milhões de Capoeiristas que ainda não conhecem a Cristo, quem melhor para interagir com eles, já que o seu Deus te da forças e condições para isto?
FONTE: GOSPEL MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com