domingo, 15 de agosto de 2010

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ X A BÍBLIA

SOBRE JESUS CRISTO 
As Testemunhas de Jeová (TJ) não negam a humanidade de Jesus, mas negam sua divindade. Afirmam que Jesus antes de vir ao mundo era apenas o Arcanjo Miguel. Quando nasceu em Belém, tornou-se um homem perfeito e quando ressuscitou dos mortos, fê-lo como um espírito glorificado. No livro A VERDADE VOS TORNARÁ LIVRES p. 49/50 lemos: “Sendo o filho unigênito de Deus e o primogênito de toda a criatura, o verbo seria um príncipe entre todas as outras criaturas. Neste cargo tinha outro nome no céu, nome que é Miguel”. 
A Bíblia estabelece as seguintes diferenças entre Jesus e Miguel, mostrando que um não é outro: 
1. Miguel é anjo (Cl 1.16-17) e Cristo é Deus - Jo 1.1, 20.28, 1 Jo 5.20 
2. Miguel é criatura (Cl 1.16-17) e Cristo é Criador - Jo 1.3 
3. Miguel é príncipe (Dn 10.13) e Cristo é Rei dos reis - Ap 17.14 
4. Miguel é defensor dos judeus (Dn 10.13) e Cristo é defensor de todos os homens - 1 Jo 2.1-2 
5. Miguel não pode ser adorado (Ap 22.8-9) e Cristo é adorado pelos próprios anjos - Hb 1.6 
6. Miguel não é juiz (Jd 9) e Cristo é Juiz - At 17.31 
       O verdadeiro ensino da Bíblia acerca de Jesus é que Ele é imutável. Basta ler Hb 1.10-12. Sendo assim, Jesus na terra tinha duas naturezas - a divina que trouxera do céu (Fl 2.6) e a humana, de Maria, sua mãe - Hb 1.21-23. Encontramos na Bíblia a expressão “filho do Homem” empregada 55 vezes nos evangelhos. A Bíblia apresenta Jesus também como Filho de Deus - Jo 5.16-18. Sendo Filho de Deus é igual a Deus - Jo 10.30-33, Jo 14.9. Ele é onipotente, onipresente e onisciente, santo e eterno: 
       CRISTO É ONIPOTENTE: onipotente significa “que tem todo o poder”. Deus é onipotente por que Ele pode tudo. No Novo Testamento a expressão “o Todo Poderoso” (Ho pantrokrator) se usa unicamente com referência a Deus. Em Ap 1.7-8 assim se declara de Jesus. 
       CRISTO É ONISCIENTE: nada escapa ao seu conhecimento: Cl 2.3, Jo 4.29, Jo 21.15-17. 
       CRISTO É ONIPRESENTE: está em todas as partes ao mesmo tempo na absoluta intensidade da sua pessoa - Mt 28.20. 
       SOBRE A TRINDADE
       Negar a Trindade e dizer que Jesus é uma criatura, não é uma heresia nova, pois tal idéia foi defendida por Ário (256-336 d.C.). Os TJ negam a existência da Trindade.
       As principais dúvidas ocorrem por que não se sabe diferenciar Trindade e Triunidade. Este geralmente é o ponto no qual a doutrina TJ faz confusão. Trindade não é triteísmo. A doutrina TJ, para dizer que a doutrina da Trindade tem origem pagã, apresenta várias tríades de deuses. Mas em todos os exemplos citados, são apenas três deuses, geralmente de religiões politeístas, e não uma trindade.
       Considerando que a palavra “Elohim” (Deus) está no plural, a Trindade está implícita nesse nome. Deus não tem três substâncias, mas sim uma só. Deus é Triúno em Sua forma de existir. Diz-se que o Filho é uma pessoa, o Espírito outra, e o Pai outra, mas a palavra pessoa denota individualidade substancial e moral. Por este motivo, é um pouco "perigoso" usar a palavra pessoa para descrever a Trindade. Não há distinção moral, ideal ou substancial na Divindade. Há distinção de ministério. Uma "Pessoa" da Divindade, nunca discorda da outra, pois há unidade. Não devemos confundir as pessoas (Jesus não é o Pai, o Pai não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é Jesus).
       As TJ afirmam que a cristandade (como chamam os cristãos que não fazem parte da seita), por defender a Trindade, é politeísta. Isso ocorre devido ao fato das TJ não entenderem e não estudarem a doutrina. Objetivamente, a doutrina TJ é que é politeísta, pois ela afirma que Jesus é um deus, que o diabo é um deus, e que homens podem ser deuses. É verdade que as Escrituras chamam o diabo (deus deste século), e algumas vezes homens de deuses. Mas tais não são deuses por natureza, mas o são por que alguém (ou eles próprios) os consideram como tal.
       "Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;" Gálatas 4:8
       A Bíblia afirma claramente que há um só Deus:
       "um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." Efésios 4:5-6
       "Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." Isaías 43:10
       "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus." Isaías 44:6
       Existe somente um Deus! É isso que a Bíblia afirma. Como as TJ afirmam que Jesus é um deus menor que Jeová? É por que a crença da seita contradiz a Bíblia. As TJ consideram somente ao Pai como Jeová, mas Jeová é Triúno! Se não fosse assim, a Bíblia estaria se contradizendo, pois se há somente um Deus, como pode Jesus ser Deus, se ele não é Jeová? As Escrituras deixam bem clara a Deidade de Jesus, o que comprova a Trindade:
       "de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém." Romanos 9:5
       "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino." Hebreus 1:8
       "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus," Tito 2:13
       Podemos verificar claramente nos versículos acima, que Jesus é Deus. Isto confirma a doutrina da Trindade, pois como há somente um Deus, e Jesus é Deus, logo Deus Pai e Deus Filho fazem parte de uma Trindade. As TJ geralmente andam em círculos, pulando de versículo em versículo (fora de contexto) para contradizer a Trindade. Mas se quisermos refutar a doutrina da Trindade deveremos refutar também a Bíblia. Jesus é Deus (Jo 20:28), o Pai é Deus (Sl 90:2); homens não são deuses (Ez 28:2; Ez 28:9).
       Um argumento das TJ, para negar que Jesus é Deus, é I Co 8:6:



       "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também."

       As TJ usam este versículo para afirmar que somente o Pai é Deus. Mas como todos os argumentos são inconsistentes, este não poderia fugir à regra. Se nós usarmos este versículo para dizer que somente o Pai é Deus, deveremos também afirmar que somente o Filho é Senhor, e isto contraria a Escritura (Mt 11:25).
       Há várias passagens que ensinam que Deus existe em três Pessoas, mas que estas três Pessoas são um só Deus. Mt 28.19: as três Pessoas são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 2 Co 13.13, Ef 2.17-18, 4.4-6, 2 Ts 2.13-14, 1 Pe 1.2. Exemplos no Velho Testamento: "Façamos" (Gn 1.26) e "desçamos, e confundamos" (Gn 11.7). 
       SOBRE O PERDÃO DE PECADOS: 
       As TJ ensinam, no livro RIQUEZAS p. 327: “o propósito principal com que Jeová enviou o seu amado Filho Jesus á terra, foi para que este cuidasse da vindicação do nome divino. Como coisa incidental, subordinada á vindicação do nome do Altíssimo, vem a redenção e a salvação de todas as criaturas humanas...”. Observe bem, “...Como coisa incidental...vem a redenção e a salvação...”. É por isso que ensinam também que Jesus “era o preço equivalente do homem perfeito Adão” (PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA, p.63). A redenção pelo sangue de Cristo é parcial. Só tem eficácia pelo pecado de Adão e abre a porta para cada qual obter sua própria salvação através de boas obras, que consiste na venda de livros da Sociedade Torre de Vigia (DO PARAÍSO PERDIDO AO PARAÍSO RECUPERADO, p. 249). A Bíblia afirma o contrário. Basta comparar Is 53.4-6 com Mt 20.28, 1 Jo 1.7,9, 1 Tm 1.15, At 16.30-31, Lc 19.10. 
       A RESSURREIÇÃO DE JESUS: 
       O primeiro presidente das TJ ensinou: “Não sabemos nada acerca do que aconteceu com o Corpo de Jesus...Se foi dissolvido em gases ou se está preservado em algum lugar como um memorial do amor de Deus...nada sabemos. (ESTUDOS DAS ESCRITURAS, vol. III, p.129 - em inglês). Este arrazoado não se parece com a mentira dos judeus, que disseram aos soldados informar o povo que os discípulos de Jesus tinham roubado o seu corpo? Mt 28.12-13. 
       No livro PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA, p. 144, parágrafo 9, lemos: “Mas, visto que foi possível o apóstolo Tomé por sua mão no orifício no lado de Jesus, não mostra isso que Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo que foi pregado na estaca? Não, pois Jesus simplesmente se materializou....A fim de convencer Tomé quanto a quem Ele era, Ele usou um corpo com marcas de ferimentos. Tinha a aparência, ou parecia ser plenamente um humano, capaz de comer e de beber...”..É possível crer-se na Bíblia e se falar em materialização do corpo de Jesus, enganando Tomé, dizendo ser o que realmente não era? As TJ ensinam que o corpo materializado durante os 40 dias em que passou aqui na terra se dissolveu quando ascendeu ao céu. No livro A VERDADE VOS TORNARÁ LIVRES, p. 298, declara: “O corpo em que Cristo Jesus foi visto ascender em direção ao céu não foi o corpo pregado no madeiro. Foi corpo que Ele tinha materializado para a ocasião. Quando a nuvem o ocultou da sua vista, então ele dissolveu este corpo como tinha feito com os outros corpos que revestiu durante os quarenta dias prévios”. No livro ESTÁ PRÓXIMO O REINO, p.259: “O corpo colocado no sepulcro foi dissolvido”. A blasfêmia chega a tal ponto que não se envergonham de afirmar: “Quando Cristo morreu não podia mais mencionar o Pai celeste, louvá-lo. Jesus estava morto, inconsciente, inexistente.” (A SENTINELA de 22.01.1980, p.28). Jesus disse na hora de sua morte: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espíritoLc 23.46. Logo, Jesus não estava inconsciente, inexistente entre sua morte e ressurreição. Tanto não estava que foi pregar aos espíritos em prisão: 1 Pe 3.18-19. Para sustentar sua doutrina da segunda vinda (presença) de Jesus em 1914 percebida apenas com os olhos do entendimento, precisam negar que Jesus tenha ressuscitado corporalmente, falando de “outro Jesus” (2 Co 11.4) - um espírito glorificado, o que é negado pela própria Bíblia - At 1.9-11, Fl 3.20-21, Cl 2.9. 
       A Bíblia ensina que a ressurreição de Cristo é de grande relevância para a fé cristã: 1 Co 15.14,17. Os seguintes trechos bíblicos provam a ressurreição corporal de Cristo: 
       1. o túmulo vazio - Lc 24.1-3 
       2. o testemunho dos anjos da sua ressurreição - Lc 24.4-6 
       3. as próprias declarações de Jesus que ressuscitaria corporalmente - Jo 2.19-22 
       4. suas aparições durante 40 dias depois de ressuscitado - At 1.3, Lc 24.36-41, Jo 20.19, 25-28. 
       Um dos ensinos das TJ em seu livro É ESTA VIDA TUDO O QUE HÁ? P. 46: 
       “É evidente que o verdadeiro Deus, sendo “Deus da verdade” e odiando a mentira, não considerará com favor os que se apegam a organizações que ensinam a falsidade. (Salmo 31.5; Provérbios 6.16-19; Revelação 21.8). Realmente, gostaria mesmo de se associar com uma religião que não o tratou com honestidade?” 
       Neste ponto é de se concordar com as TJ. Deus odeia a mentira e dentre as seis coisas por ele aborrecidas em Pv 6.16-19 está “a testemunha falsa”, que nega sua verdade ao afirmar que Jesus era um espírito glorificado e não um corpo ressuscitado (1 Co 15.14-17). Negar a ressurreição corporal de Cristo é estar destituído da salvação - Rm 10.9-10 e ser uma falsa testemunha de Deus. 
       A NATUREZA HUMANA: 
       O que ensinam as TJ: “o homem é uma alma, não tem alma”. 
       Textos que provam o homem ter alma: Jó 14.22, 2 Rs 4.27, Sl 43.5, Sl 42.6. 
       A alma por ocasião da morte: Gn 35.18, 1 Rs 17.22, Mt 10.28, Ap 6.9-10: a) a alma sai; b) a alma retorna; c) a alma não pode ser morta; d) as almas clamam. Alma e vida como coisas distintas: Jó 33.18,22, Sl 88.3.
       Estaria Jesus “contando estorinha” quando relatou a parábola do rico e do Lázaro? (Lc 16.19-31). Se a alma morre, então como Lázaro e o rico estavam conscientes? 
       Leia os trechos bíblicos abaixo que desmentem a doutrina do “sono da alma”: 
       O espírito não morre nem dorme na morte do homem - Mt 10.28, Ec 12.7 
       O espírito se separa do corpo na hora da morte - Lc 20.37,38; 23.43, At 7.59 
       O espírito continua a viver consciente de si mesmo e com todas as suas faculdades depois da morte, seja ímpio ou justo: Lc 16.19,21; Ap 6.9,11, 2 Co 5.6,8; Hb 12.23, 2 Co 12.2,4; Fl 1.21,23 
       Dormir se refere ao corpo: Mt 27.52, e não á alma - Dt 34.5,6 comparado com Mt 17.1,3 
       Substitua a palavra espírito das referências bíblicas adiante pela palavra fôlego ou sopro e veja o resultado: Mc 2.8; 8.12; At 17.16; Jo 13.21; 2 Co 7.1; 1 Pe 3.4; Mt 26.41. 
       INFERNO: 
       O que ensinam as TJ: “é a sepultura” ou “não existe”. 
       Textos mal interpretados pelas TJ: 
       Ec 3.19,21 - homens e animais iguais quando morrem, inconscientes no túmulo. Salomão só escreveu que a morte conduz os corpos de animais e homens ao mesmo lugar - a sepultura - Ec 3.20. Em 3.21 Salomão comenta o que acontece após a morte: o espírito se retira - Ec 12.7. O NT proclama o mesmo em Lc 23.46, At 7.59 - o espírito do homem tem conhecimento, uma entidade inteligente, tendo consciência após a morte: Hb 12.23. As TJ ensinam que o espírito é uma força de vida ou fôlego, sopro. Dn 7.15 - aflição do espírito de Daniel - só uma entidade inteligente experimenta emoção. 
       Ec 9.10 - não há sabedoria no sepulcro - a chave de Eclesiastes “debaixo do sol” aparece 30 vezes: refere-se ás coisas pertencentes á vida presente - quando o homem morre deixa os trabalhos, preocupações e conhecimentos terrenos e a sabedoria terrena nenhum valor tem no Seol. Não significa inconsciência no Seol. 
       O inferno é lugar de tormentos eternos:: Is 33.14, Dn 12.2, Mt 5.29, 10.28, 13.40-42, 25.46, Lc 16.22-24, Ap 20.10, 15, onde há consciência dos atos praticados durante a existência aqui na terra! 
       Leia Sl 9.17: se os perversos são lançados no inferno (“sepultura”), então os justos também o serão? Evidentemente, inferno é lugar de punição, não cabendo aos justos! 
       Em Mt 8.12 Jesus declara que os ímpios sofrerão juízo. Haverá sentimento (“choro e ranger de dentes”) - veja também Mt 22.13. Se o inferno fosse lugar de morte (“sepultura”), como poderia haver algum sentimento nele? Então Jesus falou uma mentira? 
       Conclusão: os ensinos das TJ são falsos, e devem ser combatidos com a VERDADE DA PALAVRA DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com