É de conhecimento de todos que a Maçonaria é uma das sociedades secretas de maior influência no mundo, que tem adeptos entre católicos e evangélicos.
Entretanto, poucos sabem que ela esta presente em uma das maiores igrejas católicas do mundo.
Estamos falando da Igreja da Sé, construída em estilo gótico e inaugurada em 1954.
Sinceramente nunca fui muito fã de teorias conspiratórias, mas neste caso temos que dar o braço a torcer.
Erigida no exato lugar por onde passa o Trópico de Capricórnio, a catedral da Sé tem sido alvo de inúmeras especulações tanto por parte de jornalistas como por pesquisadores da religião. Não é a catedral em si que desperta a atenção, mas o que ela esconde em seu subsolo.
A mais ou menos sete metros de profundidade, debaixo do altar-mor, há uma replica (cripta) em miniatura da catedral. Inaugurada em 1919, a cripta abriga os restos mortais de bispos, arcebispos e de figuras conhecidas da história brasileira como o Regente Feijó e o índio Tibiriçá. Recentemente visitamos a Igreja da Sé com o objetivo de conhecer a tal cripta e constatamos o que por vídeo e foto já nos era certo: há indícios concretos da presença maçônica no lugar.
Os motivos são os seguintes:
a) O piso da cripta é idêntico ao quadrado mosaico da Maçonaria. Segundo Fábio S. de Amaral, o pavimento mosaico extensivo ao assoalho do Ocidente foi à norma das grandes lojas do Brasil até 1942, quando, a partir de então, por iniciativa do irmão General Joaquim Moreira Sampaio, ficou restrito ao centro do templo, com o formato de um tabuleiro de xadrez circundado por uma orla dentada. O quadrado mosaico possui inúmeros significados, desde a união de todos os maçons do mundo, a imagem da objetividade, o dualismo do bem e do mal, a riqueza e a miséria etc.
b) Depois do índio Tibiriçá, a figura mais procurada pelos os que visitam a cripta é o Regente Feijó. Como tantos outros em sua época, o padre Diogo Antonio Feijó (Regente Feijó) era maçon. Iniciado na cidade de Porto Feliz, na loja Inteligente, Feijó chegou ao cargo de segundo vigilante (algo como vice-presidente da loja). Inteligente é a loja maçônica mais antiga do Estado de São Paulo e foi fundada por João Batista Lobo de Oliveira. Diz-se que D. Pedro II, que também era maçom, teria conhecido a loja maçônica Integridade de Capivari, que fica a poucos quilômetros de Porto Feliz.
c) Enquanto para alguns o número da besta é 666, para outros pesquisadores o número correto seria 616. Não sabemos até que ponto esta interpretação esta correta, mas o fato é que a extensão exata da cripta é 616 metros (e não 617 como alguns sugerem). Para os teóricos da conspiração essa seria uma referência aos antigos mistérios e ao poder dos maçons no mundo.
d) O que mais desperta curiosidade não é o tamanho da cripta em si, mas uma suposta passagem secreta que conduz a uma rede de túneis unindo a catedral da Sé com o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Francisco. De fato, ao percorrer toda a extensão da cripta é possível sentir uma forte corrente de ar vinda de uma porta próxima do altar. Há quem sugira que em tempos antigos tanto a cripta como os corredores teriam sido usados para a passagem e reuniões de sociedades secretas, dentre as quais a Maçonaria. O que daria um ótimo tema para ser explorado por Dan Brown.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!