domingo, 20 de junho de 2010

O SACRIFÍCIO de Heath Ledger - The Imaginarium of Doctor Parnassus

O último filme de Heath Ledger é espantoso. 

Desde a sua história enigmática e os mistérios que cercam a sua produção, "The Imaginarium of Doctor Parnassus" merece ser devidamente explorado. 
Uma interpretação de seu rico simbolismo revela aos telespectadores intemporais verdades esotéricas, bem como referências ao código do ocultismo criptocrático de hoje. 
Este artigo analisa o significado místico do "The Imaginarium of Doctor Parnassus" e a natureza sacrificial da morte de Heath Ledger.

image

Parece que os últimos filmes dos atores que morreram prematuramente são muitas vezes altamente simbólicos. 
A visão única do trailer de The Imaginarium of Doctor Parnassus foi suficiente para me convencer de que o filme é profundo esotérico. 
As produções de Terry Gilliam, muitas vezes abordam temas ocultistas, mas este parecia estranhamente flagrante, Eu estava, portanto, ansioso para revêr o filme e as discussões em potenciais que iriam gerar. No entanto, eu não encontrei nada, mas somente superficiais e as críticas que falam de uma "aventura fantástica" ou algo do tipo. Então, eu assisti o filme para ver se eu menosprezei o conteúdo e, após o primeiro minuto e meio, todas as minhas dúvidas evaporaram.
O filme começa com um homem (Anton) vestido como Mercurio("Hermes" dos gregos e "Thoth "dos egípcios), anunciando Dr. Parnassus, que está vestido como um monge, segurando uma flor de lótus, símbolo do misticismo oriental
Tudo esotérico
Vamos primeiro olhar para o significado subjacente do filme, e seguir com os símbolos estranhos relacionadas à morte de Heath Ledger.

O Significado Esotérico do Filme

A premissa de The Imaginarium of Doctor Parnassus esconde um significado para aqueles que, nas palavras de Anton, colocam Mercurio como os "olhos para ver e ouvidos para ouvir." Aqui está um rápido resumo do filme.






SINOPSE
The Imaginarium of Doctor Parnassus (brO Mundo Imaginário de dr. ParnassusptParnassus – O Homem que Queria Enganar o Diabo) é um filme independente de fantasia dirigido e escrito por Terry Gilliam, sob auxílio do roteirista Charles McKeown. O filme segue o líder de uma trupe de teatro itinerante que, tendo feito um pacto com o diabo, conduz o público através de um espelho mágico que explora suas imaginações.

Christopher PlummerTom Waits e Heath Ledger participam do filme, embora a morte de Ledger, que havia filmado cerca de um terço de suas cenas à época, fez com que a produção fosse suspensa temporariamente.[2]
 Para encarnar o personagem de Ledger foram escalados Johnny DeppJude Law e Colin Farrell, que dão vida a Tony à medida que ele viaja por um mundo de sonhos.
Na Inglaterra dos dias atuais, o imortal e milenar doutor Parnassus (Christopher Plummer), que comanda a companhia teatral "Imaginarium" — integrada por um mágico de cartas, Anton (Andrew Garfield), e um anão, Percy (Verne Troyer) —, oferece ao público um espetáculo irresistível através de um espelho mágico, um artefato que dá a seu usuário a chance única de viajar para um mundo fantástico e desconhecido, no qual é possível controlar a imaginação alheia. O poder que o doutor hoje possui lhe fora concedido em tempos remotos através de um pacto com o diabo (Tom Waits). Agora que o aniversário de dezesseis anos de sua filha, Valentina , está próximo, o diabo volta para receber seu pagamento: a alma da jovem.


Para não perder a amada filha, Parnassus negocia um novo pacto através de uma aposta: Valentina será daquele  que conseguir seduzir cinco almas primeiro. É aí que a trupe encontra  o jovem Anthony "Tony" Shepherd (Heath Ledger) pendurado num cabo da ponte Blackfriers, em Londres. Depois de salvo, o vigarista com sérios problemas com a máfia russa, excelente contador de histórias e cafajeste sedutor coberto de uma aura misteriosa, se junta ao grupo e embarca numa viagem por mundos paralelos, disposto a ajudar Parnassus a resgatar sua filha. Para passar de uma dimensão à outra, Tony entrará no espelho mágico onde sua aparência muda radicalmente.


Cativante, explosiva e maravilhosa corrida imaginativa contra o tempo, Dr. Parnassus precisa lutar para salvar a sua filha em um interminável paisagem de obstáculos surreais - e desfazer os erros do seu passado uma vez por todas. " (Johnny 



O enredo gira em torno de um tema clássico de Fausto, no qual o Dr. Parnassus faz várias apostas com o Diabo (interpretado por Tom Waits) ao longo de sua vida. Buscando aprofundar o simbolismo da história, Dr. Parnassus e seu programa de viagens são uma metáfora para os ensinamentos esotéricos transmitidos através dos séculos, através das escolas de Mistério. Ele é uma manifestação humana do "caminho para a iluminação" dos budistas ou o "Cristo" dos gnósticos. Ao convidar as pessoas para o espelho mágico, que os transporta para o plano espiritual, onde podem escolher entre a realização espiritual e a iluminação (representada por uma pirâmide ou uma escada, dependendo da pessoa) ou a ignorância e o materialismo (representado por um pub ou um motel barato). Dr. Parnassus, diz "que ele transmite a história que sustenta o universo", que é uma forma poética de dizer que ele é o veículo para os ensinamentos secretos que levam a iluminação. Ele fornece o caminho que permite a comunhão entre a humanidade e divindade. O simbolismo inteiro em torno do teatro Paranassus "é inspirado nos ensinamentos esotéricos dos antigos egípcios, gregos, budistas e outras escolas esotéricas. O palco contém muitos símbolos ocultistas interessantes.

image

Jano, o deus grego de duas cabeças com os pilares gêmeos maçônicos, e o Olho Que Tudo Vê lá em cima, o estágio Dr. Paranassus "revela a natureza espiritual do teatro''.

Nome Parnassus "é também uma referência à iniciação ocultista, seu nome é derivado do Monte Parnaso, a montanha sagrada de Dionísio, o deus grego do mistériosos ritos religiosos (também conhecido como o romano Baco). Monte Parnaso também continha o famoso oráculo de Delfos, o local místico, onde as pessoas poderiam obter revelações espirituais.

Lidar com o Diabo

image
O triangulo na testa do ator, que já morreu

Como dito acima, a história do imortal Dr. Parnassus é análoga à evolução dos mistérios ao longo da História.
Apesar de explicar suas relações com o Diabo para sua filha, Dr. Parnassus explica em termos codificados a natureza da sua essência. Ela pode ser encontrada dentro de monges budistas, em Jesus Cristo e até mesmo na Maçonaria. Ele descreve a sua primeira aposta com o diabo como uma competição para ver quem conseguia primeiro atrair seus doze discípulos. Dr. Parnassus mostra a sua filha um livro contendo imagens simbólicas.

image
O Diabo é mostrado aqui rodeado por clérigos. Parnassus diz que usa as "necessidades de perigo, medo e felicidade como fábula da ignorância" para atrair discípulos.

image
Parnassus ensina "o poder da imaginação para transformar e iluminar as nossas vidas". Ele é aqui retratado como Jesus Cristo, com seu terceiro olho aberto, flutuando sob o olho do Grande Arquiteto. Observe à esquerda de um símbolo que é muito semelhante a um quadrado e um compasso maçônico. Parnassus ganhou a primeira aposta, mas ele estava enganado: o Diabo deixou ele vencer. O diabo sabia que, em devido tempo, "ninguém iria querer ouvir histórias de Parnassus". Em outras palavras, o diabo sabia que o mundo seria uma espiral de volta para a ignorância, em última análise, encontrando-se no estado espiritual em que estamos hoje. show Parnassus "(uma metáfora para o caminho à iluminação) é agora uma novidade estranha, uma curiosidade de beira de estrada que é ignorado pela maioria das pessoas comuns que estão ocupados demais para pensar em seus ensinamentos. Em seguida, vem Tony.

Tony Liar

image
Encontrado pela trupe de Parnassus, está 'pendurado em uma ponte, Tony Liar (cujo nome é baseado no primeiro-ministro britânico Tony Blair) pode ou não ter sido enviado pelo Diabo. Apesar de seu passado misterioso, Tony está integrado ao show e ele rapidamente usa seus caminhos encantadores e desonestos, para atrair mais pessoas para o show. Ele é, porém, esta focado na geração de mais dinheiro e não está interessado na salvação espiritual das pessoas(Alguma semelhança com os pastores da prosperidade da atualidade?). Ele finalmente convence Parnassus para alterar o estilo do programa para torná-la mais moderno e à mudança do público para torná-lo mais rico ....



image

Para ilustrar seu ponto de vista moderno, Tony Parnassus mostra uma foto em uma revista de uma menina que faz o SINAL"OK" , na frente de seus olhos ... interessante.
Tony diz que Parnassus não deve esconder sua "coisa de controle da mente", mas que deve ser ousado e chegar a certo tipo de público. Este é o resultado:

image
Um padrão de xadrez tridimensional Maçônico lidera o caminho para o "espelho mágico", a porta de entrada para o plano espiritual. Será que a Maçonaria remonta "os antigos Mistérios de uma forma que seria atraente para a classe alta?

A nova fase é definida em um shopping elegante.
Há também uma mudança de filosofia: em vez de pedir doações, não há caixa cheia de dinheiro dizendo "Por favor, generosamente". 
A ousada jogada de marketing compensa, e aqueles que experimentam o "outro lado do espelho" voltam totalmente preenchidos, deixando para trás seu dinheiro casacos de pele e jóias.

Tony finalmente se experimenta a alegria do plano espiritual e encontra-se a subir a escada para Iluminação.

image

Tony é aqui interpretado por Jude Law, um dos três atores que substituiu Heath Ledger após sua morte precoce.
Sua escalada no entanto está parada por seu passado problemático (a máfia russa), a iluminação espiritual não pode ser obtida por qualquer pessoa. Ele já provou no entanto a sensação de "ser como um deus"(Parecido com a oferta da serpente no Jardim do Édem: ''Como deuses sereis'').

O Sacrifício de Heath Ledger

Enquanto The Imaginarium of Doctor Parnassus comunica uma mensagem espiritual inspiradora, há um lado sombrio, em vez que filme que se relaciona com a morte de Heath Ledger. 
O conceito de dualidade está presente dentro do próprio filme, onde os contos de iluminação são misturadas com referências à morte sacrificial e magia negra. 
O bem e o mal lutam novamente. As inúmeras referências à morte durante o filme poderia ser interpretado como um tributo a Heath Ledger, mas, como afirma Terry Gilliam, nenhum script foi reescrito após a tragédia. 
Aqui está um trecho da entrevista do diretor:


O filme é comovente filme terrivelmente para assistir agora por causa da perda de Heath?
Sim, é

E há as referências à morte no filme que parece terrivelmente triste à luz do que aconteceu. Você re-enfatiza sua morte?

As referências à morte, estavam todas no script original, que as pessoas não entendem. Todos pensávamos que tinhamos escrito este material após Heath tenha morrido e não alteraramos qualquer uma das palavras do script. E isso para mim é que é tão assustador - porque parece uma premonição?


Não só há muitas referências à morte, há muitas referências à morte sacrificial. Sabendo que as circunstâncias estranhas em que Ledger perdeu a vida, sua morte poderia ser o resultado de um sacrifício ritual? Existem códigos dentro do filme com ele relacionados? 

. Isto pode parecer improvável para a pessoa média, mas, de início , a pensar pelas práticas ocultas da indústria do entretenimento, é uma possibilidade concreta. As observações aqui apresentadas podem ser coincidências ou sinais que possam foram colocados de propósito. Uma coisa é certa: eles estão lá. A primeira pessoa que parecia estar assustada com isso foi o próprio diretor, que era aparentemente um amigo de Ledger. 
Em sua entrevista para o Sun Media, Gilliam afirmou:

Existem forças em ação neste filme, não no meu modo de místico de ver ... mas o filme ocorreu e foi co-dirigido por Heath Ledger!

Por que ele está sugerindo que outras forças estavam trabalhando durante a criação deste filme?

O Enforcado


image

Imediatamente antes da trupe viajar, Tony encontra pendurado em uma ponte, Dr Parnassus retira o cartão de Tarot do Enforcado. Ele previu o que estava para acontecer, mas o significado oculto do cartão é ainda mais relevante:

O Enforcado (Tarot):

image

Simbologia

Sacrifício, reverter a situação, perspectiva diversa.

Na gravura da carta, ve-se um homem pendurado pela perna esquerda, sob uma forca. Sua expressão é triste e distante, porém seus braços estão cruzados atrás do corpo, em sinal de quem não quer lutar contra sua condição[1].

O Enforcado, quando aparece em uma consulta, significa culpas e arrependimentos, castigo justo e passivismo. O Enforcado carrega consigo a culpa e está feliz por se martirizar por si e pelos outros, abrindo mão de algo concreto para poder se alcançar um objectivo maior (sacrifício).

Um homem suspenso em um tronco de madeira. Há uma ambiguidade resultante do fato da carta poder ser vista invertida. O homem ou o mundo está de ponta cabeça? Há um halo sobre a cabeça do suposto mártir, que aponta para a crucificação crística. Nota-se que a árvore do sacrifício é de madeira viva, com folhas, e o rosto manifesta entendimento, não sofrimento.
[editar] Mensagem

Como um todo, há um sugestão de vida em suspensão, mas vida, não morte. A história natural é mais elevada incorporada neste simbolismo: após o sagrado Mistério da Morte há o glorioso Mistério da Ressurreição. A destruição do egoísmo vivifica a humanidade, e isto envolve o sacrifício que consagra.
Fonte Wikipédia

O Enforcado na verdade refere-se ao mito do deus moribundo que está a cometer o derradeiro sacrifício, a fim de alcançar a imortalidade.


"Não está presente em rituais das semelhanças de conceitos ou crenças. Na tradição antiga que se acreditava que através da conexão do corpo e do sangue do Deus Sacrificado, e o povo que se tornou um com a divindade. Na Última Ceia "Jesus declara que o pão eo vinho eram seu corpo e sangue, que ele entregou para a salvação do povo. O sangue foi acreditado para conter a força da vida. A morte do rei libertou o espírito interior. Através da distribuição de seu corpo e sangue, céu e terra se uniram e sua energia vital renovada no reino.
Suas imagens podem ser vistas no homem encapuzado, o Enforcado do Tarot, o Senhor de vegetação, a colheita eo aspecto selvagem livre da floresta. "


Fonte:http://www.themystica.org/mystica/articles/s/slain_god.html

Anton e Valentina, em seguida, encontram Tony pendurado sob a ponte Blackfriars Bridge,

image

O filme anterior de Ledger foi O Cavaleiro das Trevas, no qual interpretou o Coringa - [b]O Louco do Tarot[/b]. 
Esta cena é inspirada pelo enforcamento real no ano de 1.982 de Roberto Calvi (apelidado de "banqueiro de Deus", devido às suas relações com o Vaticano). 
O enforcamento ocorreu exatamente sob a mesma ponte. Embora nunca tenha sido confirmado publicamente, há teorias forte que a morte de Roberto Calvi foi um assassinato ritualístico e simbólico realizado pela Loja Maçônica chamado Propaganda Due, também conhecida como P2. O nome da ponte é muito significativa:

"A investigação indica que Calvi foi estrangulado seu pai, seu corpo foi suspenso debaixo Blackfriars Bridge, provavelmente por pessoas que estavam em um barco pequeno. A escolha da ponte pode ter sido significativa: os membros da P2 se referiram como "Frati neri" - frades negros. "
 
Fonte:http://www.thisislondon.co.uk/news/article-7053419-a-sons-quest-for-truth.do

Na testa Tony tem desenhos ocultos estranhos, como se estivesse condicionando assassinato ritualístico nas mentes dos espectadores.

image

Phi é uma letra grega que representa a Razão Áurea, uma proporção matemática que é extremamente importante na Maçonaria.

Por que os diretores homenagem a este assassinato simbólico?


Dying Young


Em uma cena estranha quando Tony (interpretado por Johnny Depp), orienta uma mulher rica através de seu mundo de fantasia, três barcos estampavam as fotos de Rudolph Valentino, James Dean e da princesa Diana, três figuras públicas que morreram prematuramente.


image


Tony pede que a mulher rica para siga o seu caminho e embarque em uma gôndola com a cabeça de Anúbis, o deus dos mortos. A mulher vê as fotos e diz:

"Todas essas pessoas ... eles estão todos mortas."

Tony responde:


"Sim ... mas não obstante imortal. Eles não vão ficar velhos ou gordos. Não vai ficar doentes ou fracos. Eles estão além do medo, porque eles são ... eternamente jovens. Eles são deuses ... e você pode se juntar a eles. "


Em seguida, ele acrescenta:

"O sacrifício deve ser puro."

Tudo isso é dito por Johnny Depp, ao ator Heath Ledger, a quem substituiu após sua morte precoce. O mínimo que posso dizer é isto: estranha coincidência. O significado esotérico da cena faz alusão à morte do velho homem, a fim de dar à luz o novo ser espiritual. Espiritualmente, porém, essa metamorfose, no entanto, é obtida através de auto-sacrifício e trabalho pessoal, não morrendo jovens. As figuras públicas sobre os barcos, todos morreram em "misteriosas" circunstâncias. Qual é a relação? Eu escrevi um artigo no ano passado, sobre a morte da princesa Diana e seu Memorial: O significado oculto, que está na sessõ ''CONSTRUÇÕES SINISTRAS'' , em que eu exploro o sacrifício possível natureza da sua morte e da "deusa" e o simbolismo em torno do seu memorial. Foi a mesma coisa que aconteceu com Ledger?

Os ocultistas acreditam que os rituais de ocultismo, por definição, deve ter uma audiência. Quanto maior o número de testemunhas, melhor, como eles dão os que executam os rituais mais força e potência. A morte de Ledger foi um mega ritual?


Em Conclusão


Muitos filmes de Heath Ledger, carreira giraram em torno de temas ocultistas, se as ordens illuminatis, a dos Irmãos Grimm ou The Imaginarium of Dr. Parnassus. Apesar da lição positiva deste último filme de moral, que quase parece ter sido escrito com o conhecimento prévio de sua morte. Há uma aura em torno deste ator definitiva e as circunstâncias misteriosas em torno de sua morte. Terry Gilliam disse sobre Heath:


"Todo mundo disse que ele morreu jovem, mas acho que ele estava a cerca de 150 anos quando morreu. Este não era um miúdo. Havia sabedoria lá. Eu não sei de onde veio - nenhum de nós sabia - mas todo mundo que estava perto dele, diz a mesma coisa. "



Pessoas próximas Ledger observavam uma estranha transformação nele durante as filmagens de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Pouco antes de sua morte, ele posou para capas, pintado por seu amigo Vincent Fantauzzo.

image


O artista retratou Heath cercado por dois 'espíritos sussurrando em sua mente "em seus ouvidos. Vicente disse que os espíritos sussurrando representam pensamentos interiores de Heath. O que estava acontecendo na sua cabeça? Ele foi vítima de controle da mente ou da posse? Ele foi sacrificado por uma fraternidade oculta? Sem resposta positiva pode ser dada neste momento e no tempo. Tudo que posso dizer por agora é a última linha de Heath Ledger no filme, e seu último como ator: não matem o mensageiro.

Fonte: http://apocalink.blogspot.com/2010/04/imaginarium-of-doctor-parnassus-e-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com