sexta-feira, 4 de junho de 2010

QUE É MAPEAMENTO ESPIRITUAL? Será isso Bíblico?

Por Victor Lorenzo


Conforme vejo as coisas, o mapeamento espiritual combina pes­quisas, revelações divinas e evidências confirmatórias, provendo-nos informes completos e exatos acerca da identidade, das estratégias e dos métodos empregados pelas forças espirituais das trevas, a fim de influenciarem os habitantes e as igrejas de uma dada região.

Será isso Bíblico

Embora a Bíblia não use a nossa expressão contemporânea, "mapeamento espiritual", vemos que esse é um dos muitos procedi­mentos no processo da condução da guerra espiritual.
É bíblico es­tarmos conscientes dos "desígnios" de Satanás, conforme lemos em 2 Coríntios 2.11.
E o mapeamento espiritual tão-somente ajuda-nos a fazer isso.
Para mim é como dizer que as cruzadas de toda uma cidade são bíblicas por serem um meio de realizarmos evangelismo bíblico, ou que a Escola Dominical é um meio bíblico legítimo de nutrir espiritualmente os crentes, embora essas coisas nunca sejam mencionadas nas Escrituras.

O mapeamento espiritual é como as forças de espionagem de um exército. Por meio dele, vamos até atrás das linhas do inimigo, a fim de compreendermos os planos e as fortificações do inimigo. Assim, fazemos, conforme disse Kjell Sjöberg, no quarto capítulo, "espiona­gem espiritual".
Vemos no Antigo Testamento um modelo de conquista de cida­des, por meio das experiências do povo de Israel. Os israelitas primei­ramente enviaram espias para aquilatar as forças adversárias.
No capítulo treze de Números, para exemplificar, achamos os israelitas em posição de entrarem na Terra Prometida.
Moisés enviou até ali doze espias. Eles foram munidos da autoridade de Moisés e de Deus. Eles receberam instruções claras acerca daquilo que deveriam inves­tigar. E eles voltaram com as informações, juntamente com um relató­rio negativo, segundo a opinião da maioria.
Resultado? Quarenta anos de perambulação pelo deserto!
E, então, no capítulo segundo do livro de Josué, os israelitas rece­beram outra oportunidade de entrar na Terra Prometida. Dessa vez, Josué enviou dois espias. Eles receberam autoridade. Receberam ins­truções claras. Colheram as informações da parte de um dos mem­bros do acampamento inimigo, Raabe. E trouxeram de volta as suas informações, sem o acompanhamento de qualquer opinião pessoal.
Resultado? A conquista da cidade de Jericó!
No sétimo capítulo do livro de Josué, lemos que os israelitas esta­vam prestes a conquistar a cidade de Ai. Eles também enviaram es­pias, mas dessa vez havia pecado no acampamento de Israel. Confor­me Cindy Jacobs diria, eles "tinham buracos em suas armaduras".
Foram enviados em um momento errado, deixaram-se enganar e trouxeram de volta um relatório defeituoso.
Resultado? Os israelitas fo­ram derrotados!
Com base nessas e em outras passagens, tracei diversos princí­pios a respeito do mapeamento espiritual, os quais, conforme creio, são princípios bíblicos, a saber:

1. Precisamos alicerçar o nosso ministério sobre a Palavra de Deus e a sua revelação.
2. Precisamos ter a certeza de que estamos vivendo em santidade, antes de partirmos.
3. Precisamos ser enviados por Deus no tempo certo e com a sua autoridade.
4. Precisamos efetuar a nossa pesquisa de acordo com as instru­ções que nos são dadas na Bíblia.
5. Precisamos dar relatório sem opiniões pessoais ou preconceitos.
6. Precisamos manter uma atitude de fé no poder de Deus.

UM NOVO DESAFIO: LA PLATA

Parcialmente, em resultado do ministério efetuado em Resistên­cia, a associação ministerial da cidade de La Plata convidou a Harvest Evangelism para efetuar um novo projeto de evangelismo de três anos, em associação com eles. Esperávamos que as lições aprendidas na cidade de Resistência nos ajudariam a fazer um trabalho ainda melhor em La Plata.
Para nós, a cidade de Resistência era como um laboratório expe­rimental onde, sob condições incomumente estressantes, poderíamos submeter a teste de campo cada aspecto do nosso plano. Nosso labo­ratório acabou mostrando-nos tanto pontos fortes quanto pontos fra­cos.
Uma coisa que pudemos aprender foi que o sucesso de qualquer plano dessa ordem depende da atitude dos pastores da cidade e da disposição das igrejas para se atirarem a tal projeto.
Pudemos con­cluir que a falta de penetração em uma cidade, apesar do uso eficaz da evangelização, tem um relacionamento direto com a condição espi­ritual das igrejas.
Em La Plata, queríamos repetir aquilo que tínhamos feito em Resistência e, ao mesmo tempo, evitar o que tinha saído errado.
Acreditamos que os resultados permanentes de qualquer esforço evangelístico em toda uma cidade dependem, em proporção direta, do sucesso das batalhas espirituais em que os crentes se tiverem empenhado naquela cidade.
Ao mesmo tempo, a vitória final depen­derá da rigidez espiritual interna das igrejas.
Para que as igrejas sejam saudáveis, os pastores e outros líderes evangélicos precisam enfrentar com honestidade quaisquer condições pecaminosas que possam dar margem à atuação do diabo.
As igrejas precisam apren­der a usar as armas espirituais que o Senhor deu à sua Igreja.
Os crentes precisam rejeitar qualquer forma ou aparência de rebeldia, contenda e divisão.
Após três anos intensos de trabalho em Resistência, vimos mui­tos sinais e maravilhas, vimos uma cidade abrir-se para a pregação do evangelho de Cristo, vimos bastante melhoria social, e nós mesmos passamos a ser melhor considerados aos olhos dos incrédulos.
Por outra parte, não conseguimos curar as feridas causadas pela amargu­ra, entre todos os pastores.
Por conseguinte, embora a unidade das igrejas tenha melhorado consideravelmente, isso não tinha satisfeito plenamente os desejos do coração de Deus.
Alguns líderes não de­monstraram a coragem de declarar-se abertamente contra as fortale­zas que o inimigo havia implantado entre as igrejas.
Em resultado dis­so, as igrejas tornaram-se mais vulneráveis aos ataques espirituais do que era necessário que fosse, e o projeto não se mostrou tão bem-sucedido conforme nós havíamos esperado que fosse.
A guisa de nota de rodapé, estamos agradecidos que, enquanto estamos escrevendo, a situação melhorou enormemente, e que o Cor­po de Cristo, em Resistência, finalmente está chegando a um estado de unidade espiritual.
Se isso tivesse acontecido, digamos, dois ou três anos antes, sentimos que teríamos podido ver muito mais fruto perma­nente do que realmente vimos.
Não obstante, o aumento de 102% no número de pessoas que freqüentam a nossa igreja tem sido alentador.

Fonte: Destruindo as Fortalezas, Cap. 7 - C.Peter Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com