quarta-feira, 2 de junho de 2010

MAPEANDO UMA CIDADE Por Bob Beckett



Por Bob Beckett

Quais, pois, são os passos necessários a um pastor, um crente leigo ou uma congregação, para que dêem início ao mapeamento espiritual?

A História da Cidade

Em primeiro lugar, devemos pesquisar a história e a fundação da co­munidade em pauta.
Busquemos pontos de contaminação, como der­ramamentos de sangue, contratos quebrados, pactos desfeitos e pre­conceitos raciais que podem ter tido o apoio de antigas leis da cidade, vinculadas a esses erros. Por muitas vezes, as crônicas a respeito continuam guardadas na prefeitura ou na biblioteca da cidade.
Fiz o meu pessoal pôr-se a examinar os nossos livros de história local, visitar museus e sentar-se em nossa biblioteca, rebuscando os documentos da cidade.
Uma das coisas mais interessantes que des­cobrimos foi um antigo marco histórico localizado na propriedade de uma igreja local da nossa comunidade.
Era um grande arco arquitetônico que o condado havia preservado, e que foi declarado um marco histórico, porque um dos primeiros ginásios do país tinha sido construído ali.
O pastor da igreja local é um amigo pessoal bem chegado, e ele tinha ficado muito interessado na história da propriedade de sua igreja como com a sua possível relação com aquele marco histórico.
Suas pesquisas tinham desenterrado algumas informações interessantes. A igreja dele e o marco histórico estavam localizados precisamente so­bre o local da aldeia dos índios sobobas, os quais, conforme mencionei acima, foram massacrados pelos índios de outra tribo, os temeculas.
Eles começaram a matança na região que, atualmente, é San Jacinto, e, enquanto os guerreiros lutavam, as mulheres e as crianças fugiam dessa aldeia para o (Canhão) Canyon do Massacre, onde, mais tarde, todas elas encontraram a morte.
Nossa pesquisa prosseguiu, e dessa maneira foi revelado que, desde que a igreja fora fundada, no começo do século XX, cada pas­tor ou membro da família de algum pastor tinha experimentado morte violenta, com a exceção do atual pastor e do pastor que serviu à igreja antes dele.
Não podíamos evitar de perguntar se a violência e o derra­mamento de sangue havidos no passado não teriam contaminado aquele terreno e conferido uma cabeça de ponte para que pudessem operar os espíritos da morte violenta.
Também pensamos que isso poderia ajudar a explicar por qual motivo aquela circunvizinhança em parti­cular se tinha tomado o centro geográfico da violência dos bandidos de toda aquela região.
Quando o pastor ficou sabendo acerca do derramamento de san­gue entre os índios, bem como acerca da morte violenta dos pastores, ele convocou uma reunião de seus anciãos e intercessores.
Engajaram-se em um período de intercessão sincera e de profundo arrependi­mento, em favor de seu terreno e de sua igreja.
Que aconteceu? Menos de dois meses mais tarde, membros de gangues locais começaram a converter-se ao Senhor.
Pelo menos um deles entrou na igreja, durante um culto de domingo, e disse: "Quero ser salvo!"
Outro chefe de bando, sua mãe e depois toda a família dele aceitaram a Cristo.
A violência do banditismo na região caiu vertiginosamente desde então, embora ainda não tenha desapa­recido de vez.

A personalidade de uma Cidade

O segundo passo que devemos dar, para realizar o mapeamento es­piritual de nossa comunidade é pesquisar a formação da personali­dade de nossa cidade.
Em outras palavras, nossa cidade tornara-se conhecida por causa do quê?
Las Vegas tornou-se conhecida por causa de sua ganância e jogatina; Chicago pela violência das turbas, e São Francisco como um dos fortins de homens efeminados e de mulheres lésbicas.
Nossa própria comunidade tornou-se conhecida como uma comunidade de pessoas aposentadas, um lugar para onde pessoas de mais idade costumam vir para passarem tranqüilamente os seus últimos dias e então morrerem.

Uma área vital que não pode ser negligenciada em nosso desejo de ver nossas comunidades libertadas da servidão espiritual é a área do arrependimento e da remissão de pecados dessas comunidades.

Nesse segundo estágio do mapeamento, procuramos por institui­ções financeiras e por quaisquer empresas ou edifícios da cidade que parecessem formar ajuntamentos compactos. Descobrimos que Hemet tem os maiores depósitos bancários per capita do que qualquer outra cidade dos Estados Unidos da América. Localizamos também bares, teatros pornográficos e centros de distribuição de drogas.

Os Centros de Artes Ocultas da Cidade

O terceiro passo do nosso processo de mapeamento foi pesquisar centros psíquicos, de ocultismo, da Nova Era, metafísicos, holísticos e de cultos estranhos.
Tomamos nota dos santuários, dos templos mórmons, das livrarias da Nova Era e de todas as igrejas e proprieda­des dirigidas por cultos aberrantes.
Conversamos também com jovens ginasianos envolvidos com drogas e com o satanismo, e entrevistamos descendentes de médicos-feiticeiros dos índios locais.
Por muitas ve­zes, casas vazias e abandonadas são usadas para ali haver ritos e sacrifícios de animais, pelo que essas também foram examinadas.
Fonte: Destruindo as Fortalezas, Cap. 6 - C. Peter Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com