segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CRISE NA SOMÁLIA É CULPA DE GOVERNO E TERRORISTAS, DIZ ONG

FONTEVEJA
Human Rights Watch diz que todos colaboraram para a situação crítica do país
Todas as partes do conflito da Somália são culpados pela situação de crise de fome pela qual passa o país, assegura a ONG de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW).

Em um relatório publicado em Nairóbi, a ONG pede a todos os grupos para cessar imediatamente os abusos contra a população, exigir contas aos responsáveis e garantir o acesso à ajuda e à liberdade de movimento de quem está fugindo do conflito e da seca.

No texto, o diretor para a África da HRW, Daniel Bekele, afirma que os abusos por parte de Al Shabab e das forças governistas multiplicaram enormemente o sofrimento causado pela crise de fome na Somália.

A HRW não culpa apenas o governo transitório somali - que conta com respaldo internacional - e o grupo islâmico radical Al Shabab, vinculado à Al Qaeda, mas também assinala como responsáveis os militares da Missão da União Africana na Somália (Amisom), outras milícias do país e a comunidade internacional.

O conflito na Somália agrava a situação criada pela seca - a pior na região em 60 anos, segundo a ONU - e a consequente crise de fome que castiga o Chifre da África e que mantém mais de 13 milhões de pessoas em situação crítica na região.

A Somália vive em uma permanente guerra civil e carece de um governo efetivo desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país nas mãos de senhores da guerra tribais, milícias islâmicas e bandos de delinquentes armados.
(com Agência EFE)
FONTE: VEJA
 IMAGENS - FOTOGRAFIA FOLHA UOL 
Andre Liohn/Folhapress
Civis chegam ao campo de refugiados Badbaabo, em Mogadício; pessoas fogem dos conflitos entre o grupo islâmico radical Al Shabaab e forças do governo transitório
Andre Liohn/Folhapress
Homem caminha ao lado de soldados do exército somali em campo de refugiados de Badbaabo, em Mogadício; centenas de pessoas chegam ao local em decorrência à seca e conflitos étnicos
Andre Liohn/Folhapress

O hospital Benadir, em Mogadício, é o único hospital pediatrico na cidade e recebe crianças vítimas de desnutrição severa.
Andre Liohn/Folhapress
Hospital Benadir, em Mogadício 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com