sexta-feira, 14 de setembro de 2012

JOGOS VORAZES "THE HUNGER GAMES": UM RELANCE DO FUTURO?

O filme "The Hunger Games" se passa em um futuro distópico, onde as massas pobres e miseráveis ​​vivem sob a tirania de alta tecnologia de uma elite rica. É o filme que descreve o tipo de sociedade onde a elite está tentando estabelecer a Nova Ordem Mundial? Nós vamos olhar para características do mundo apresentado em "The Hunger Games" e como eles se relacionam com os planos para uma Nova Ordem Mundial.
Empurrado por uma campanha de marketing gigantesca, The Hunger Games não demorou muito para se tornar uma sensação mundial, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Às vezes referido como o novo Crepúsculo, The Hunger Games tem componentes semelhantes (ou seja, uma jovem dividida entre dois homens), mas ocorre em um contexto muito diferente.
Situado em um futuro distópico (porque é que o futuro sempre "distópico"?), The Hunger Games pinta um retrato bastante sombrio do mundo de amanhã, quer seja a partir de um ponto de vista social, econômico ou político. Em suma, ele é um grande pesadelo onde uma elite rica prospera sobre as costas de uma população faminta. Enquanto isso, a perversidade e o voyeurismo de mídia de massa é levada a níveis absurdos e é usado pelo governo como uma cola para manter a sua ordem social injusta intacta. The Hunger Games está dando aos adolescentes um vislumbre de um futuro não muito distante? Ele não leva uma bola de cristal para mostrar em que direção a elite está tentando levar o mundo. 
Estaria a autora Suzanne Collins comunicando uma mensagem anti-Nova Ordem Mundial, forte para a juventude, mostrando os seus perigos ou ele está acostumando a juventude com a idéia? Vamos olhar para o mundo ainda ficcional,  de um possível futuro de The Hunger Games.
Nota: Este artigo é sobre o filme e não a série de livros. O filme foi formatado de uma maneira diferente, e transmite uma mensagem um pouco diferente.

A NOVA ORDEM MUNDIAL PARA ADOLESCENTES
The Hunger Games acontece em um contexto que é de forma impressionante semelhante com descrições da Nova Ordem Mundial, como planejado pela Elite Global de hoje. Uma das principais características da Nova Ordem Mundial é a dissolução de nações regulares para formar um governo único mundial a ser governado por um poder central. Em The Hunger Games, este conceito está totalmente representado quando a ação se passa em Panem, uma nação totalitária que engloba o território norte-americano. Os Estados Unidos e o Canadá têm, portanto, fundidas em uma única entidade, um passo que muitos prevêem que vai acontecer antes da criação da Nova Ordem Mundial.
O Presidente de Panem falando a Nação.
Em Panem, os conceitos de democracia e liberdade desapareceram da América e foram substituídos por uma ditadura de alta tecnologia com base na vigilância, monitoramento de mídia de massa, doutrinação, opressão policial e uma divisão radical das classes sociais. A grande maioria dos cidadãos de Panem, vivem em condições terceiro-mundistas de país e estão constantemente sujeitos a fome, pobreza e doenças. Estas condições de vida difíceis são aparentemente o resultado de um acontecimento devastador que gerou o colapso econômico total da América do Norte. No Distrito 12, casa da Katniss Everdeen heroína, os moradores vivem em condições similares à era pré-industrial, onde as famílias de mineiros de carvão viviam em barracos improvisados ​​e comiam roedores nas refeições.
Enquanto as massas parecem que estão vivendo em 1800, são, no entanto subjugadas à regra de alta tecnologia do Capitólio, que usa a tecnologia para monitorar, controlar e doutrinar as massas. Câmeras de vigilância, chips RFID e hologramas 3D são abundantemente usados pelo governo para manipular a vontade de uma população fraca e sem instrução (embora haja sinais de solidariedade e rebeldia entre os camponeses). Para preservar a ordem social frágil, o Capitólio depende de uma força policial maciça que está sempre pronta para reprimir qualquer tipo de revolta. Os trabalhadores são muitas vezes detidos em campos de civis em que são mostrados vídeos de propaganda patrocinados pelo Estado. Panem é, portanto, um Estado policial de alta tecnologia governado por uma elite poderosa que busca manter as massas na pobreza e submissão. Todos esses conceitos são também bem representados em outras formas de mídia, como parece haver um esforço consciente para tornar comum a idéia de um estado policial de alta tecnologia como a única evolução normal do sistema político atual.
Vivendo em nítido contraste com o proletariado, a elite em The Hunger Games habita a cidade do Capitólio brilhante e se entrega a todos os tipos de extravagâncias e tendências da moda. Este escalão superior da sociedade percebe o resto da população como uma raça inferior para ser ridicularizada, domada e controlada. Todos os recursos valiosos foram aspirados das pessoas que vivem nos distritos de lucrar o Capitólio, a criação de uma divisão clara e intransponível entre os povos regulares e a elite. O conceito de uma elite opulenta que governa sobre as massas deliberadamente emburrecida e empobrecida (tornando-os facilmente governáveis) é um aspecto importante da Nova Ordem Mundial e é claramente retratada em The Hunger Games. O recurso do governo usando mídia de alta tecnologia de vigilância de massa para manter a população sob controle é algo que já estamos vendo e, se continuarmos nessa direção, o mundo de The Hunger Games em breve se tornará realidade. Há um outro conceito importante para a elite ocultista que está no coração de The Hunger Games, no entanto: sacrifícios de sangue para atacar com medo e o poder de ganho.

SACRIFÍCIOS DE SANGUE PARA A ELITE
Katniss é selecionada como tributo(oferenda) de seu distrito.
O governo de Panem criou os Jogos Vorazes, a fim de lembrar as massas da "grande traição" cometeram envolvendo-se em uma rebelião. Como castigo por sua insubordinação, os 12 distritos de Panem deve oferecer ao Capitólio, um menino e uma menina com idades entre 12 e 18 para fazer parte de The Hunger Games. Os adolescentes devem lutar até a morte em uma arena ao ar livre, em um evento estilo gladiadores romanos, que é televisionado para todo o país. As regras dos jogos refletem o desprezo da elite e total falta de respeito para com as massas. O nome dos Jogos em si é uma lembrança do estado de fome perpétua no qual a classe baixa é propositadamente mantida em pelos governantes, para melhor controlá-la.
Os meninos e meninas que são selecionados para participar de The Hunger Games são chamados de "tributos", um termo que normalmente descreve um pagamento proferido por um vassalo ao seu senhor e, portanto, ainda reflete a servidão da massa de seus governantes. Desde tempos imemoriais, os sacrifícios de sangue eram considerados a forma mais elevada de "homenagem" aos deuses e, em um nível oculto, a fim de exercer o poder mais potente a ser explorado pelos governantes e feiticeiros. Da mesma forma que os cartagineses antigos sacrificavam crianças ao deus Moloch, habitantes de Panem sacrificam suas crianças para o Capitólio. The Hunger Games são, portanto, uma versão moderna dos antigos rituais que as massas tinham que participar para evitar a ira de seus superiores. Toda a nação de Panem é forçada a assistir ao ritual de sacrifício que tem lugar no Capitólio, provocando medo, raiva e sede de sangue dentro deles, ampliando o poder do ritual. Nós vimos em artigos anteriores que as mortes de pessoas específicas (Whitney Houston, Heath Ledger, Amy Winehouse) tornaram-se um evento de mídia que são, de fato, mega-rituais onde nações inteiras participam. The Hunger Games reflete este conceito altamente divulgado de mega-rituais.
"Os Tributos" em The Hunger Games tornam-se propriedade do Estado e são revogados todos os seus direitos.
Em The Hunger Games, a morte ritualística dos jovens escolhidos a partir da massa é vendida como um evento esportivo, uma celebração a nível nacional que é empacotado como um reality show. Não só os pobres participam nestes eventos humilhantes, eles ainda torcem por seus favoritos. Por que aceitar tudo isso? Uma das razões é que a mídia de massa pode levar as pessoas a aceitar qualquer coisa... se esta é divertida.

APELANDO AOS INSTINTOS MAIS BÁSICOS
Os jogos são transmitidos para o país na forma de um reality-show completo, com os anfitriões de TV que analisam a ação, entrevistam os tributos e julgam o seu desempenho. As homenagens são tão doutrinadas nesta cultura, que prontamente aceitam as regras do jogo, e são transformados totalmente, dispostos a começar a matar para ganhar os Jogos. As massas também participam ativamente do evento, torcendo para os representantes de seu distrito, apesar de todo o evento celebrar o seu próprio sacrifício. Isso reflete um fato triste, mas é verdade sobre a mídia de massa: Qualquer tipo de mensagem pode alcançar as pessoas se ela consegue captar a sua atenção.
Há duas coisas que automaticamente, quase irresistivelmente, agarraram a nossa atenção: sangue e sexo, os restos dos nossos instintos primitivos. A pura violência do evento atrai a atenção das massas, que se esquecem de que os Jogos servem como um lembrete de servidão das pessoas à sua elite. Este conceito já é bem conhecido e plenamente explorado na mídia de massa de hoje, quando mensagens patrocinadas da elite são constantemente vendidas aos consumidores como "entretenimento". The Hunger Games, portanto, acertadamente retrata o papel da mídia na manipulação da opinião pública. Será que o filme ajuda os jovens a perceberem esse fato?
Em um ponto em The Hunger Games, a morte de uma menina de pouco choca as pessoas, em um ponto que trouxe um breve momento de lucidez e de solidariedade como o Kill destacou a atrocidade dos Jogos. A transmissão ao vivo da morte produz um levante violento em seu distrito, quando os moradores percebem que estavam participando de algo terrível. A revolta, no entanto, foi rapidamente debelada, pela força policial sempre presente do Estado. Além disso, a fim de evitar mais problemas sociais, os produtores do show introduzem um novo elemento para o show: Amor entre Katniss Everdeen e Peeta Mellark, a menina e o menino do distrito 12. Com a introdução do amor (e, por extensão, do sexo) para o show, os produtores conseguem acalmar as massas e os traz de volta ao seu estado normal de estupor em silêncio. Esta parte do filme reflete como a mídia de massa é utilizado pelos poderes que hoje. O alcance mundial da série The Hunger Games por si só prova que as histórias que habilmente apresentam os ingredientes de sexo e violência são obrigados a levar as pessoas em forma de gancho. E, apesar de The Hunger Games parece estar denunciando a perversidade da violência nos meios de comunicação, com certeza traz mais do que em salas de cinema.

DESSENSIBILIZADOS PARA UM NOVO TIPO DE VIOLÊNCIA
Embora não falte violência em Hollywood, The Hunger Games filme atravessa uma fronteira que raramente é visto em filmes: Violência por parte de menores e para menores. Neste filme vemos crianças com idade entre 12 e 18 armadas com facas, cortando, estrangulando, atirando e quebrando os pescoços das outras crianças - cenas que raramente são vistos em filmes de Hollywood. 
Enquanto ele é certamente um caminho para o filme capturar a atenção do público do filme de destino (que passa a ser adolescentes com idade entre 12 a 18) The Hunger Games traz à tona uma nova forma de violência que antes era considerada muito perturbadora para se retratar em filmes. Mas, em particular a matar ou ser morto no The Hunger Games, os telespectadores facilmente vão além desta barreira psicológica e encontrar-se a gritar coisas no filme como "Vamos, Katniss, tomar o seu arco e atire nesse vicioso f * * cker na cabeça!".

CONCLUSÃO
No filme The Hunger Games o mundo é apresentado exatamente como o que é descrita a Nova Ordem Mundial: Uma elite rica e poderosa, uma massa explorada e dumbed-down de pessoas, a dissolução das democracias em entidades estatais de polícia, vigilância de alta tecnologia, meios de comunicação utilizados para a propaganda e toda uma série de rituais de sangue.
De fato nada há de otimista no futuro distópico descrito em The Hunger Games. Mesmo a dignidade humana será revogada quando as massas são forçadas a assistir seus próprios filhos matando uns aos outros como se fossem animais enjaulados.
Dito isto, há pouca ou nenhuma diferença entre cinéfilos que assistem o filme The Hunger Games e as massas no filme que testemunham a crueldade dos Jogos. Ambos são participantes dispostos em um evento que retrata o seu prprioa sacrifício sob o olhar divertido da elite. Além disso, pode-se argumentar que o filme cumpre as mesmas funções que os Jogos no filme: distração das massas com sangue e sexo, enquanto lembram do poder da elite.
The Hunger Games está tentando alertar uma juventude apática do perigo de permitir que o sistema atual transforme-se em um pesadelo totalitário? Ou está simplesmente programando-os para perceber a vinda de uma Nova Ordem Mundial como uma inevitabilidade? Essa questão está em debate. Mas a leitura que está sendo dito na mídia sobre The Hunger Games, parece que há uma questão ainda mais importante para o debate: Você é do time de Peeta ou do Gale?  
FONTE: VIGILANT CITIZEN

Um comentário:

  1. Amigo o post que coloco a seguir eu compilei de uma das fontes de pesquisa informada aqui mesmo. Espero que leias. Deus abençoe. http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/BatalhaEspiritual-OMovimento-Nicodemus.htm

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com