sábado, 22 de setembro de 2012

SÓ OS IDIOTAS HERDARÃO O REINO DE DEUS!


Hermes C. Fernandes

Quem nunca foi passado pra trás que atire a primeira pedra. Quem jamais se viu assinando um atestado de idiotice ao permitir que se obtivessem vantagens às suas custas? O mundo é dos espertalhões, dos que seguem à risca a cartilha da Lei Gérson, buscando levar vantagem em tudo. Mas o Reino de Deus é dos idiotas. Dos que oferecem a outra face. Dos que andam a segunda milha. Dos que sofrem o prejuízo calados. São justamente esses que Deus usa para expor os espertos ao ridículo. De repente, o que soava estupidez, demonstra ser a mais refinada sabedoria, o que parecia ingenuidade, revela-se prudência.
Lembro-me que há quase vinte anos tive a oportunidade de adquirir um terreno na região de Vargem Grande, Jacarepaguá, por algo em torno de 5 mil dólares (Se não me engano, à época havia paridade entre o dólar e o recém lançado real). Hoje me arrependo de ter desperdiçado aquela oportunidade. Este mesmo terreno já deve valer dez vezes mais. A valorização da região começou quando a Xuxa resolveu mudar-se pra lá. Depois vieram os parques aquáticos, o centro gastronômico, e finalmente, a duplicação da Estrada dos Bandeirantes.  Ah se eu pudesse retornar no tempo... À época, achei que era esperto, hoje vejo o quão tolo fui. 
Quando me mudei para os EUA, vendi a casa que tinha numa vila em Jacarepaguá por um preço módico. Pouco depois, soube que bem próximo dela passaria a Transolímpica, nova via aberta pela prefeitura do Rio. Se houvesse esperado um pouco, poderia tê-la vendido por três vezes o valor que consegui. Dessa feita, precipitei-me. 
Hoje, dia 20 de setembro de 2012, enquanto escrevo este post, o governo do Rio de Janeiro está implantando uma Unidade de Política Pacificadora na maior favela da América Latina, a Rocinha. Algumas reportagens exibidas recentemente na TV revelaram que a população estaria satisfeita com a evasão do tráfico de drogas e a chegada da UPP. Não apenas por quase da paz que se instalou na comunidade, mas também pela valorização sofrida pelos imóveis. Uma casa que antes custava 70 mil reais, hoje pode ser negociada por mais que o dobro deste valor. Quem comprou um imóvel antes da chegada da UPP deve estar celebrando. Fez um ótimo negócio. E se fosse o contrário? Quem compraria um imóvel sabendo que este se desvalorizaria de uma hora pra outra por conta de uma prometida invasão do tráfico?
Pois algo parecido ocorreu na Jerusalém dos tempos de Jeremias, o profeta.
Por ordem de Deus, Jeremias advertira os seus moradores de que o juízo divino era iminente. A cidade seria invadida pelo exército babilônio, que a reduziria a escombros e levaria seus filhos cativos. Zedequias, rei de Judá, tentou coagir o profeta a calar-se, pois suas profecias estavam provocando muita agitação entre os habitantes de Jerusalém. Como o profeta era incorruptível, não restou alternativa senão mantê-lo sob custódia, evitando-se assim que o caos se instalasse.
Preso, sabendo que a cidade já estava sitiada pelo exército de Nabucodonosor, Jeremias que recebe de Deus uma ordem inusitada: Adquirir uma propriedade nos subúrbios de Jerusalém (Jer. 32:6-7).
Definitivamente, aquela não era uma boa hora para comprar uma propriedade.
No outro dia, seu primo Hanameel veio visita-lo na prisão, oferecendo-lhe sua herdade em Anatote. Se Deus não lhe houvera avisado um dia antes, Jeremias certamente acharia que seu primo lhe queria passar pra trás. Talvez a intenção de Hanameel até fosse esta. Para ele, não haveria melhor momento de se livrar daquela propriedade do que naquela hora, antes que a cidade fosse invadida e destruída.
Mesmo que as intenções de alguém sejam más, Deus pode usá-las para benefício daqueles que n’Ele esperam. Ou não cremos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus?
Interessante notar que o nome “Anatote” significa “resposta à oração”. Não sei se Jeremias já fazia planos de adquirir seu pedaço de chão. Mas se aquilo era a resposta de suas orações, não teria chegado em momento inoportuno?  Se às vezes temos a impressão de que Deus pareça se atrasar, outras vezes parece que Ele se adiantou.
Jeremias não era ingênuo, como talvez seu primo imaginasse. Ele era capaz de enxergar os propósitos divinos por trás das intenções inconfessáveis de Hanameel.
Em posse das escrituras do terreno, Jeremias estava impossibilitado de visitá-lo. E mesmo que pudesse, de que adiantaria, se a cidade estava prestes a ser conquistada?
Para um esperto em mercado imobiliário, aquela era hora de vender, não de comprar. Hanameel receberia um atestado de esperteza, e Jeremias um atestado de idiotice.
Deus nos chama a tomar a contramão do mundo. Vendemos, quando todos estão comprando. Compramos, quando todos estão vendendo.  Não andamos por vista, mas por fé. Não somos guiados pelas manchetes dos jornais, mas pelas promessas feitas por um Deus que não pode mentir. Vivemos por convicções, não por conveniência.
Que vantagem os espertalhões poderão tirar em cima de quem persegue os propósitos divinos, em vez de viver em função de propostas do mundo?
Imagino que ninguém tenha entendido a razão de tal aquisição. Ele mesmo havia avisado ao povo levado cativo para a Babilônia que lá deveria estabelecer-se, sem pressa, comprando campos, construindo casas, casando seus filhos, e orando para que a cidade prosperasse, pois a sua própria prosperidade adviria de seu êxito. Sua estada em Babilônia duraria o equivalente a duas gerações (70 anos). Portanto, num futuro a curto e médio prazo, não haveria esperança de que retornassem a Jerusalém, contrariando assim o prognóstico de outros profetas, que no afã de agradarem a opinião pública e o rei, afirmavam que sua passagem por Babilônia seria relâmpago (Jer.29:4-11).
Sem saber ao certo o que fazer com documentos da propriedade que acaba de comprar, Jeremias ouve dos lábios do Senhor:  “Toma estas escrituras, este auto de compra, tanto a selada, como a aberta, e coloca-as num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra” (Jer. 32:14-15). 
Aquela aquisição não era para ser desfrutada em seus dias, mas no futuro, quando Jerusalém fosse novamente habitada por seu povo. Para tanto, suas escrituras deveriam ser preservadas num recipiente que impedisse a sua deterioração.
Estamos acostumados a pensar no futuro apenas em termos de curto e médio prazo. Porém, Deus enxerga o futuro muito além de nosso próprio horizonte existencial. Há coisas que fazemos hoje que repercutirão para as gerações que vierem bem depois de nós.
Por isso, não temos o direito de ser imediatistas. Mais importante do que aquilo desfrutamos em vida é o que deixamos como legado para as próximas gerações.
De acordo com as instruções dadas por Deus, as escrituras daquele campo deveriam ser guardadas em um vaso forte, que as preservasse por muito tempo. Onde temos guardados aquilo que Deus nos tem confiado? Em quais estruturas temos preservado tão valioso tesouro? Em que estado estarão quando forem redescobertas no futuro? Como nossos descendentes avaliarão nosso legado? Que repercussão terá nosso trabalho num futuro distante? Ora, se as escrituras se perdessem, não comprovaria sua propriedade. Seus descendentes não poderiam reivindicá-la.
É lamentável perceber que a igreja hodierna demonstra preocupar-se exclusivamente com os resultados imediatos de suas estratégias mirabolantes. Por conta disso, sua relevância e credibilidade têm sido minadas. Guardamos nossas “escrituras” em vasos rachados, expondo-as à constante infiltração e deterioração.
Deus nos chama a comprar campos aparentemente sem qualquer valor. Ele nos comissiona a atuar em áreas tidas por irrelevantes aos olhos de muitos. Tudo indica que o mundo esteja a caminho de um trágico fim. Em vez de nos desesperarmos, somos convocados a anunciar que há esperança. Nem tudo está perdido. Temos as escrituras de propriedade do mundo. Abraão, do qual somos descendentes, foi constituído por Deus como herdeiro do mundo (Rm.4:13). Cristo recebeu as nações como herança (Sl.2). Portanto, o mundo não vai acabar, como advogam alguns, mas ser plenamente restaurado. 
Adquiramos o campo da cultura, das ciências, da educação, da política (por que não?), da tecnologia, da mídia. Invistamos no “mercado futuro”. Mas cuidemos para que as escrituras sejam bem armazenadas, a fim de que os valores inegociáveis do reino não sejam corrompidos.
Investir é correr riscos! E ninguém se atreveu a correr risco maior do que Deus ao investir em vasos de barros como nós, fazendo-nos depositários de seu maior tesouro (2 Co.4:7), os ideais do reino. Sabemos, porém, que todo vaso tem prazo de validade curto. Ainda que nosso homem interior se renove dia após dia, nosso homem exterior acaba por deteriorar-se com o tempo. Por isso, urge que constituamos novos depositários de tais riquezas. Atendamos à recomendação dada por Paulo a Timóteo, confiando o que temos recebido a “homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2 Tm. 2:2). Ora, se não forem fiéis a nós, como serão fiéis àquilo que de nós receberam? Serão daqueles em que confiarmos que as gerações futuras receberão a mensagem que hoje tanto prezamos. Portanto, que sejam fiéis! Que não traiam sua consciência! Que mantenham-se comprometidos com os valores que lhes forem legados. 
Que hajamos agora, focando nos dias vindouros, a fim de que vejamos o cumprimento da promessa que diz: “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; e lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles (Jer.32:39)

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com