sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O PAPA VIGÁRIO DE CRISTO


É o Papa o vigário (substituto) de Cristo na terra, controlando o poder universal sobre toda a Igreja? Se você acredita no Catecismo, ele é:
"Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude do seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode sempre livremente exercer este seu poder." P. 253, #882
"O Pontífice Romano... como Pastor e Doutor supremo de todos os fiéis." P. 255, #891
Enquanto a Igreja Católica eleva o Papa à posição de "supremo pastor e doutor de todos os fiéis", a Palavra de Deus revela que alguém já ocupa esta posição:
"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:26
"Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade." João 16:13
Jesus prometeu que este infalível instrutor habitaria conosco para sempre:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." João 14:16
O Papa assumiu claramente uma posição reservada somente ao Santo Espírito de Deus. É uma posição que homem algum pode preencher.
"Porque, qual dos homens sabe as cousas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as cousas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus." 1 Coríntios 2:11
O apóstolo Paulo reitera que o Santo Espírito de Deus, não o homem, é o infalível mestre de todos os Cristãos:
"Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito..." 1 Coríntios 2:12-13
SEMELHANÇAS?
Se o Papa é o substituto de Cristo na terra, deveria haver muitas similaridades em suas vidas. Vejamos:
·        Enquanto na terra, Jesus jamais controlou grande riqueza. O Papa, porém, controla uma das mais ricas corporações do mundo.
·        Jesus vestia-se como um homem comum. Por outro lado, o Papa nunca é visto senão em trajes reais.
·        Jesus vivia rodeado de simplicidade, mas o Papa só vê opulência ao seu redor.
·        Jesus servia as multidões incansavelmente, enquanto o Papa viaja pelo mundo em seu Jato particular, encontrando-se com líderes de todas as nações.
·        Muitas pessoas eventualmente rejeitavam e odiavam Jesus porque ele falava a verdade. O Papa é venerado e adorado por milhões em todo o mundo.
·        O Papa alegremente recebe o louvor dos homens, mas Jesus dirigia toda adoração ao Pai, e falou de si mesmo:
"Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus." Marcos 10:18
Deveria o Papa aceitar a adoração das multidões? Vejamos como o "Papa" Pedro reagiu quando Cornélio tentou adorá-lo:
"Aconteceu que indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou: Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem." Atos 10:25-26
O PAPA: CABEÇA DA IGREJA?
O Catecismo afirma que:
"O Papa tem por instituição divina, poder supremo, pleno, imediato e universal na cura das almas." P. 266, #937
De acordo com a Palavra de Deus o Papa não é a cabeça da verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Essa posição é reservada exclusivamente ao Senhor Jesus:
"Porque o marido é o cabeça da mulher; como também Cristo é o cabeça da Igreja..." Efésios 5:23
Quanto ao título de "Santo Padre" (santo pai) usado pelo Papa, o próprio Jesus já nos havia instruído:
"A ninguém, sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está no céu." Mateus 23:9
Também, o Papa não apenas aceita o título de "Pai", mas ainda de "Santo Pai" (Santo Padre), bem assim um título só a Deus reservado:
"Quem não temerá e glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo." Apocalipse 15:4
Não é sábio quem assume um nome reservado a Deus, pois ele não dividirá sua glória com ninguém:
"Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem..." Isaías 42:8
MAIS QUESTÕES PREOCUPANTES
Mais uma vez a doutrina Católica e as Escrituras discordam e muito. Como resultado, você deve escolher em que lado vai ficar nas seguintes questões:
·        Por que Deus não nos avisou na Bíblia que iria enviar o Papa como o Vigário de Cristo?
·        Por que a Bíblia insiste em que Jesus ainda é a cabeça da Igreja, se ele não é?
·        Por que a Igreja Católica deseja que o Papa seja a autoridade final, em vez de Jesus?
·        Por que a Igreja Católica deseja que o Papa seja seu mestre em vez do Espírito Santo de Deus?
CONCLUSÃO

Só você pode responder estas perguntas por você mesmo. E só você pode decidir em quem você acreditará - nas tradições Católicas dos homens... ou na Palavra de Deus?
"Também nele (Jesus) estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade." Colossenses 2:10
"Ele (Cristo) é a cabeça do corpo, da Igreja…" Colossenses 1:18
FONTE: Rick Jones, Por amor aos católicos romanos, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com