domingo, 17 de julho de 2011

AKHETATON E BRASÍLIA

Segue a primeira foto das montanhas ao leste de Akhetaton, de dentro da própria residência real do faraó Akhenaton. No período de 22 a 28 de outubro o sol nascia no meio das montanhas ao fundo, exatamente no meio destas duas colunas e também se punha entre elas. O local de Akhetaton foi escolhido por estar exatamente no centro do Egito como também pelas suas montanhas terem um formato semelhante ao próprio sol, quando vistas de cima. Além disso, durante uma semana do ano o sol nascia diretamente entre as montanhas, completamente alinhado com a própria casa real de Akhenaton.
Ao lado direito, o guia turístico que me acompanhou. Este homem nasceu e viveu sua vida inteira na própria cidade de Tell El Amarna. Ele não tem apenas um grande carinho por Akhenaton, quando ele fala, você sente que ele acredita nas palavras do Hino a Aton. Este homem é versado na história da cidade e sabe ler perfeitamente os hieroglifos. Este guia não conhece apenas muito sobre Akhetaton e Akhenaton, ele conhece também muito sobre si mesmo.
Mais fotos de Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, a entrada da Tumba de Akhenaton e Nefertiti. Esclareço no entanto que embora pronta, jamais os corpos dos dois foram encontrados, tampouco vestígios que a tumba foi efetivamente usada.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, nas montanhas existentes ao redor da cidade, uma estela com remanescentes da figura de Akhenaton e Nefertiti.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, vista da planície em que se encontrava a cidade de Akhetaton, vista das montanhas que a circundam. Ao fundo, na linha do horizonte, está o Rio Nilo. ( e eu na frente da foto...)
Akhetaton ( Tell El Amarna) - placa com descrição do período de existência da cidade, a qual foi construída em tempo recorde no entanto não durou muito tempo, por motivos políticos.
 Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, nas montanhas existentes ao redor da cidade, entrada de uma tumba. Simplesmente fantástico. Dentro dela, nas paredes, há um desenho de como era a cidade na época de seu auge. Infelizmente não pude tirar foto lá dentro pois era proibido, só com autorização. Se eu soubesse, teria pago o preço, que era caro, pois os desenhos que há ali dentro jamais encontrei em livro algum, tampouco na internet.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, placa na entrada da Tumba de Ay, onde internamente existe o Hino a Aton. Simplesmente maravilhoso.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, na entrada da Tumba de Ay, onde internamente existe o Hino a Aton. Simplesmente maravilhoso, junto com dois egípcios que me acompanharam.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Abaixo, tijolo de adobe do palácio de Akhenaton. Na verdade toda a cidade foi construída com estes tijolos, razão pela qual conseguiu ser erigida em tempo recorde.
Akhetaton ( Tell El Amarna) - Restos da cidade.
Caso você se interesse pela história de Akhetaton, assim como Akhenaton, sugiro que leia o meu livro, chamado Brasília Egípcia, e que pode ser comprado online na livraria Cultura através do link abaixo.

Ir para o site da Livraria Cultura
Caso queira informações adicionais sobre o livro leia no link abaixo. O livro é uma ficção político-religiosa que mescla ficção e realidade ao falar da morte de Tancredo Neves e da construção da cidade de Brasília tendo como inspiração a cidade de Akhetaton. Fala das similaridades entre Akhetaton e Brasília.
Caso queira ler os primeiros capítulos do Livro, está disponível online, aqui mesmo no blog, através do link abaixo:
FONTE: BLOGARETTO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com